Basicamente, a inteligência em processos é o conceito que analisa o fluxo das atividades de uma empresa de maneira sistemática, por meio de ferramentas inteligentes.
Considerando que tudo que uma empresa faz envolve um tipo de processo, essa metodologia de trabalho é capaz de melhorar o desempenho de uma instituição como um todo, seja o relacionamento com os clientes, as negociações financeiras ou ainda a produtividade dos funcionários.
Para que você tire todas as dúvidas sobre o assunto, preparamos este artigo com os pontos mais importantes sobre a inteligência em processos. Continue lendo e saiba mais. Boa leitura!
Para que serve a inteligência em processos?
Sendo um trabalho de análise sistemática das atividades de uma empresa, a inteligência em processos é utilizada para identificar gargalos nas operações e facilitar o trabalho de melhoria. No geral, ela serve como o próximo passo da inteligência de negócios.
Com a inteligência em processos, o gestor passa a ter dados concretos sobre fatores essenciais de diferentes setores, por exemplo:
- quantas tarefas estão sendo executadas;
- quantos profissionais estão envolvidos;
- qual o tempo de execução;
- quais os gargalos.
Isso abrange diversas atividades e etapas, pois o conceito pode ser aplicado de maneira ampla. Em outras palavras, é possível compreender tanto o comportamento do consumidor quanto o dos funcionários da empresa, analisando o impacto de cada um dentro do negócio.
Quais os principais motivos para implementar o sistema na sua empresa?
Agora que você já entendeu o conceito e o objetivo da inteligência em processos, confira quais vantagens sua empresa pode ter ao implementá-la.
Diminuição de falhas
Com a implementação de um sistema inteligente, a empresa passa a trabalhar de forma mais racional. As análises de estratégias e performance se tornam mais eficazes, dentro de um processo de previsão de falhas. O gestor pode criar simulações e planos antes de iniciar algum planejamento.
Essa vantagem é essencial para que dúvidas sejam tiradas antes da ação válida. Com isso, a taxa de erros se torna ínfima e insignificante para a empresa.
Redução dos gastos
Primeiramente, se a empresa comete menos falhas, automaticamente diminuirá o número de retrabalhos e de investimentos para corrigir ações mal executadas. Esse cenário já pode representar um grande impacto no caixa financeiro do negócio.
Além disso, com a inteligência em processos sendo utilizada constantemente, a empresa tende a aperfeiçoar sua rotina, melhorando o trabalho das equipes e produzindo serviços e produtos de máxima qualidade.
Assim, a redução de custos passa a ser benéfica não só para o negócio como para os seus clientes. Em um primeiro momento, por receberem mercadorias melhor desenvolvidas. Depois, por passarem a comprar os produtos com preços mais acessíveis, já que a diminuição de gastos da empresa pode ser repassada para o preço final.
Aumento da produtividade
Os benefícios da inteligência em processos estão diretamente ligados. Ou seja, quando há sucesso na implementação do modelo de negócios, a tendência é que as vantagens aconteçam automaticamente.
É o caso do aumento da produtividade, resultado direto da diminuição da taxa de erros. Afinal, se as equipes estão acertando mais em suas rotinas de trabalho, significa que estão sendo mais produtivas para a empresa.
Esse aperfeiçoamento coletivo é possível graças à análise das diversas falhas e aplicações que eram comuns na empresa antes da adoção de um sistema inteligente. Com esse estudo, o gestor tem os dados e as ferramentas corretas para corrigir os erros e transformar o trabalho de todos.
Além disso, em um projeto de inteligência processual, é possível criar produções padronizadas, desenvolvendo atividades específicas dentro de uma estratégia diferenciada. Os dados são analisados separadamente e a identificação dos pontos fortes, dos gargalos e das inconsistências é feita sem maiores dificuldades.
Melhora na tomada de decisões
Outro benefício claro da inteligência em processos é o suporte oferecido para o gestor. Nesse sistema de trabalho, o gerente não trabalha mais com intuição, achismo ou mesmo com números incorretos.
A tomada de decisão passa a ser feita com a ajuda de dados e informações extraídas dos próprios processos. E, como explicado, há possibilidade de o gestor criar simulações e prévias antes de colocar as ações em prática.
Embora o trabalho humanizado ainda seja vital — como a relação entre gestores, colaboradores, clientes e atendentes —, os direcionamentos são feitos com maior segurança e exatidão.
Quais as melhores práticas para implementar a inteligência em processos na empresa?
Para obter todas essas vantagens, é importante que a implementação da inteligência de processos seja bem realizada. Confira como fazer isso da melhor maneira.
Trabalhe com uma gestão que favoreça a inovação
A primeira atitude a se tomar antes de iniciar de fato uma implementação é garantir que sua empresa está aberta a inovações. A verdade é que nem sempre gestores ou proprietários demonstram disposição para mudanças. Embora aparentem interesse nos benefícios de alguma ferramenta, se mostram incoerentes na prática.
O melhor cenário é que a empresa já tenha sido fundada com conceitos agregadores, apresentando interesse em novas ideias e planejamentos modernos. Se esse não for o caso, é essencial que a mudança comece de cima para baixo, com o trabalho junto a gerentes e gestores.
Com isso, os líderes podem mostrar para os outros colaboradores como um trabalho mais racional e inteligente pode ser importante para o crescimento da empresa e para a carreira de todos de uma maneira geral.
Invista em um sistema ERP
Essa é com certeza a principal ação para a implementação da inteligência em processos. Todos os conceitos e vantagens apresentados ao longo do texto só serão possíveis se houver investimento em um sistema ERP.
O software é o responsável direto pelo aperfeiçoamento no gerenciamento dos processos. A partir dos dados de monitoramento produzidos pela ferramenta, o gestor obtém análises detalhadas e pode tomar decisões para otimizar a rotina das equipes.
Não obstante, um sistema ERP diminui o tempo de execução de várias atividades, agilizando a entrega do produto final. E, o mais importante, melhora a assertividade dos processos, zerando a taxa de erros e controlando os custos da empresa em relação a retrabalhos.
A inteligência em processos é um conceito que deve ser considerado em qualquer empresa do século XXI. Hoje, com acesso facilitado à informação, os clientes não aceitam mais o básico ou convencional quando se trata da sua relação com as empresas.
Para se destacar e manter a marca forte, é preciso trabalhar de forma inteligente e eficaz. Por isso, não fique para trás e implemente a inteligência em processos no seu negócio. Basta seguir as orientações que você encontrou neste texto.
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