Em meio a alta competitividade no mundo dos negócios, a eficiência no fluxo logístico é essencial para garantir a qualidade dos serviços e alcançar o sucesso. É nesse ponto que entram os KPIs de logística, que oferecem recursos para você acompanhar o desempenho da empresa e performar com mais qualidade.
Antes de mais nada, vale ressaltar que cada vez mais os gestores percebem a importância de otimizar as operações para garantir a satisfação dos consumidores e se destacarem no mercado.
No entanto, com as adversidades causadas pela pandemia e crises financeiras, o cenário trouxe maiores desafios para quem atua no ramo dos negócios.
Conforme uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, nos últimos dois anos houve um aumento de 80% nos casos de pedido de falência por parte das empresas de médio porte.
Esse é um dado que expõe algumas das dificuldades enfrentadas pelas organizações, mas que podem ser revertidas a partir da utilização de KPIs de logística. Isso porque, são recursos que permitem uma gestão mais eficaz e tomadas de decisão mais precisas.
O que são KPIs de logística
Mais conhecidos como Indicadores de Desempenho, os KPIs (Key Performance Indicators), apresentam dados quantificáveis que auxiliam na avaliação dos resultados e monitoramento das performances, em especial na logística.
Com isso, essas ferramentas permitem identificar pontos de melhoria, acompanhar o alcance das metas estabelecidas e medir a eficiência dos processos.
Ao abranger diversas áreas dentro do setor logístico, os KPIs atuam de maneira estratégica e personalizada, conforme as necessidades de casa empresa.
Logo, fornecem uma base sólida para avaliar desde os procedimentos de transporte, armazenagem, distribuição, gestão de estoque, atendimento, entre outras.
Isso permite que os gestores consigam obter uma visão mais clara e objetiva acerca das atividades e do momento que vive a organização. Assim, é possível reaver metas, aplicar novos padrões de qualidade, aprimorar processos e reajustas as estratégias.
Além disso, os KPIs de logística são fundamentais para a comunicação interna, uma vez que fornece uma ligação entre os departamentos e as equipes de outras áreas.
Desse modo, há mais facilidade para que as atividades estejam alinhadas entre os diferentes setores, sempre em busca da eficiência operacional.
5 principais KPIs que a sua empresa precisa acompanhar
Existem inúmeros Indicadores de Desempenho que são relevantes, mas com aplicações específicas.
Quando nos referimos às performances na logística, vale destacar os principais que certamente serão úteis para o seu negócio.
- Custo operacional total
Considerado um dos principais nas operações logísticas, esse KPI permite avaliar a qualidade e a rentabilidade das operações do setor. Isso permite que as empresas identifiquem oportunidades de redução de gastos, bem como verificar onde há falhas e ineficiências.
Dessa forma, ao monitorar o custo operacional total, é possível implementar ações corretivas, como a otimização de rotas, troca de fornecedores, adoção de práticas mais eficazes e melhorias na gestão de estoque.
Outro ponto interessante desse indicador é que ele permite analisar o comportamento logístico da empresa por determinado período. Isso possibilita uma análise comparativa que auxilia a identificar pontos de melhorias e fatores que podem ser impulsionados.
- Retorno sobre o Investimento (ROI)
Dentro os KPIs de logística mais importantes para uma organização está o Retorno sobre o Investimento (ROI), um relevante indicador que possibilita avaliar a rentabilidade de um investimento.
Isso significa que, embora não seja um KPI específico e exclusivo da logística, pode ser aplicado de maneira a analisar o desempenho de determinado fomento financeiro na área.
De maneira resumida, basicamente o ROI é o cálculo que compara o ganho líquido obtido por meio de um investimento em comparação ao custo total dessa aplicação de capital.
Logo, permite que o gestor tome uma decisão com mais embasamento, já que pode simular o retorno financeiro a ser adquirido.
- Taxa de entrega no prazo
Essencial para quem atua no e-commerce e varejo, esse é um KPI focado no gerenciamento de pedidos, uma vez que mede a porcentagem de compras entregues no prazo estabelecido.
De maneira geral, reflete a capacidade da empresa em cumprir com suas obrigações no tempo determinado, com o intuito de gerar a satisfação do consumidor.
No entanto, é utilizado também para identificar problemas na cadeia de suprimentos, falhas operacionais ou outros erros que possam interferir na expectativa do cliente.
Assim, está diretamente ligado com os atrasos nas entregas e seus impactos na reputação da marca.
Além disso, é essencial utilizar esse indicador em conjunto com outras métricas, como o Tempo de processamento de pedidos e Taxa de precisão de pedidos. Isso porque, essa avaliação combinada fornece uma visão mais completa da área e ajuda a estabelecer melhorias em busca da qualidade nos serviços logísticos.
- Percentual de mão de obra no custo total
Mais um relevante indicador para abordar resultados na logística do seu negócio, visto que mede a proporção dos gastos referente à mão de obra em relação ao custo total da operação.
Por meio de suas análises, fornece insights sobre a aplicação de recursos financeiros diante da produtividade que envolve recursos humanos.
De maneira geral, pode indicar possibilidades de automação de processos, a fim de reduzir as despesas e otimizar o tempo.
Sendo assim, se torna mais fácil o direcionamento dos investimentos, podendo ser para aprimorar e fomentar a mão de obra interna ou na implementação de serviços de terceiros, por exemplo.
- Tempo de resolução de problemas
Diretamente ligado à expectativa do consumidor e satisfação do cliente, esse é um dos KPIs de logística mais necessários para uma empresa. Isso porque, é utilizado para medir o tempo médio em que os clientes ou stakeholders precisam aguardar para terem seus problemas solucionados.
Diante disso, é importante ressaltar que a reputação de uma organização é avaliada principalmente pela experiência do público.
Sendo assim, o atendimento deve oferecer a qualidade esperada e os problemas devem ser solucionados de forma ágil e sem barreiras. Logo, ao prestar um suporte eficiente, as chances de o consumidor ficar satisfeito e se tornar fiel à marca é muito grande.
Para isso, você pode usar desse índice de desempenho para aplicar práticas que melhorem os canais envolvidos, como a capacitação de equipe, gerenciamento de chamados, uso de sistemas de gestão, entre outros.
Como utilizar KPIs na minha empresa?
Sabendo da importância de analisar o desempenho dos processos e departamentos da sua organização, é hora de saber como estruturar um plano de ação para usar esses índices de maneira estratégica.
Portanto, confira algumas dicas e etapas para utilizar os KPIs de logística de forma eficaz:
- Defina metas: A princípio, identificar os objetivos e determinais os resultados que você espera alcançar são os primeiros passos a serem tomados.
- Escolha os KPIs mais relevantes: Agora que você já conhece alguns, pesquise e estude quais são os mais interessantes a serem aplicados na organização, e vista das necessidades e projeções.
- Compartilhe os resultados: É fundamental que todos da equipe estejam envolvidos e entendam a relevância da utilização dos índices de desempenho. Nesse sentido, apresente os resultados regularmente para gerar incentivo e transparência a todos.
- Colete e analise os dados: Por meio de softwares, sistemas ou plataformas específicas, você tem acesso às informações consolidadas. Desse modo, pode avaliar e tomar decisões com mais confiança e assertividade.
- Altere quando necessário: Com certa frequência, revise e avalie os KPIs para garantir que estejam seguindo os objetivos estratégicos da empresa. Se necessário, faça ajustes que forem pertinentes e aplique novos índices.
Para te ajudar na aplicação de KPIs de logística na sua organização, conte com um sistema de gestão adequado que possa fornecer todo o suporte para essa implementação.
Por meio de processos simplificados e otimizados, você obtém acesso aos dados, relatórios precisos e em tempo real, soluções personalizadas e acompanhamento de resultados. Assim, você pode aproveitar ao máximo os benefícios dos KPIs com o auxílio da ONCLICK.