Passo a passo para gerir fornecedores e melhorar a logística

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Para que um negócio flua, é preciso entender o mercado e o público-alvo, avaliar bem os produtos que serão comercializados e gerir os fornecedores

Eles são fundamentais para que a qualidade da entrega seja mantida, haja estoque suficiente que atenda a demanda dos clientes e novas coleções sejam desenvolvidas constantemente. 

Manter o relacionamento com os fornecedores é uma questão estratégica e engloba diversas etapas, como avaliação, organização e gerenciamento. 

A partir desse comportamento, cria-se um ambiente ganha-ganha, ou seja, tanto a loja quanto o fornecedor são beneficiados pelas ações coordenadas em conjunto, bem como é possível ter preços e logística mais competitivos. 

Desta forma, gerir fornecedores requer um time interno que entenda as necessidades do negócio e consiga transmitir o que se espera do parceiro de maneira clara. 

Conheça, a seguir, quem são os fornecedores e como fazer a melhor gestão deles.

Quem são os fornecedores 

Fornecedores têm como missão principal controlar a produção e a entrega de produtos para o comércio. 

Isso significa que, em conjunto com as lojas, são eles os responsáveis pelos produtos e pela manutenção dos estoques em dia. 

Por isso, devem manter uma organização interna para atender aos prazos, bem como antecipar tendências para lançar novos produtos ao mercado. 

Relação com fornecedores 

É importante gerir fornecedores e manter um sistema de gestão deles, da mesma forma como se tem o CRM para gestão de clientes. 

E esta não é uma prática nova. Em 1995, Ray Carter, que foi diretor da DPSS Consultants, publicou um artigo na revista Purchasing and Supply Management acerca de 7 C’s da avaliação de fornecedores que, mais tarde, passou a ser 10 C’s.

Basicamente, a metodologia auxilia as empresas a avaliar os fornecedores em vários ângulos, entendendo se faz — ou não — sentido em tê-lo no time. Veja quais são os 10 C’s:

  1. Competência
  2. Capacidade
  3. Compromisso
  4. Controle
  5. Dinheiro (Cash, em inglês)
  6. Custo
  7. Consistência
  8. Cultura
  9. Limpeza (Clean, em inglês)
  10. Comunicação

Como gerir fornecedores em prol do seu negócio 

Este é um dos temas mais relevantes para os gestores, uma vez que os fornecedores são responsáveis pelo abastecimento do estoque e, consequentemente, da não interrupção das vendas. 

Cultivar uma boa relação com prestadores de serviços é uma excelente estratégia para fortalecer a imagem da marca no mercado. Assim, é possível reduzir custos e aumentar a qualidade dos produtos adquiridos. (ONCLICK)

Além também de:

  • Proporcionar menores custos de aquisição, potencializando o lucro;
  • Ampliar a competitividade da marca;
  • Permitir a modernização do negócio;
  • Ter eficiência nos processos de estoque.

Atuando com fornecedores parceiros, a sua loja tem mais chances de se destacar perante os concorrentes, podendo apostar em promoções fora de datas comemorativas, desenvolvendo produtos que sejam solicitados pelos consumidores, antecipando tendências de mercado, entre outros. 

Um ponto importante nessas relações também é a logística. A partir de um acordo claro com os fornecedores, a sua loja pode ganhar na prioridade tanto de produção quanto de entrega, fazendo com que não haja ruptura de estoque.

Dependendo do perfil e da capacidade do fornecedor, os pedidos podem sair do próprio estoque dele, de modo que a sua empresa economiza na expedição. 

Desta forma, a sua loja ganha em produção e em entrega, que são dois pontos cruciais para os consumidores.

Para acompanhar e gerir fornecedores com mais precisão, ter um sistema completo, como o ERP, é de grande valia. Por meio dele, tem-se uma visão completa de todo o negócio, bem como o histórico da relação. Conheça a ONCLICK e o ERP feito sob medida para os dias atuais.

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