Ruptura de estoque: por que e como evitar?

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Se você deseja diminuir a perda de vendas no seu estabelecimento, a atenção aos produtos pode ser um caminho para evitar a ruptura de estoque, um dos contratempos mais comuns, principalmente para o varejo.

Ela acontece por má gestão de controle e análise das operações, resultando na ausência de mercadorias e, consequentemente, na perda de negócios.

Principais causas que contribuem para a ruptura de estoque:

Falta de planejamento

A ausência de análises e entendimento de quais produtos são mais demandados em um estabelecimento contribui para situações de falta de mercadorias.

Ter conhecimento sobre os hábitos de compras dos consumidores é fundamental para acertar no pedido dos produtos e realizar as ações promocionais mais assertivas.

Má organização

Em geral, a não emissão do pedido, os erros no abastecimento do centro de distribuição e a demora para a entrega das mercadorias podem desencadear o aumento da ruptura de estoque.

Ausência de integração entre setores

É papel da área de compras de um estabelecimento buscar as melhores condições no momento de aquisição das mercadorias. 

Porém, essa negociação nem sempre é rápida e o atraso pode afetar a quantidade de produtos disponíveis em loja para os consumidores — seja ela física ou virtual. 

Sem a integração e a comunicação clara entre setores, como de compras e controle de estoque, pode haver prejuízos no cumprimento dos prazos entre o contato com o fornecedor e a aquisição dos produtos. 

Leia também na ONCLICK: 5 passos para otimizar o seu estoque.

Quais são as consequências de uma ruptura de estoque?

Os pesquisadores Gruen, Corsten e Bharadwaj realizaram uma análise bibliográfica sobre comportamento do consumidor e de causas de ruptura de estoque. Veja os dados abaixo:

  • 32% compram o mesmo item em outra loja;
  • 20% substituem o item por outra marca;
  • 17% adiam a compra;
  • 11% desistem totalmente da compra.

Ou seja, a marca perde não apenas uma venda, mas pode fazer com que o cliente seja fidelizado pela concorrência ou não tenha mais a loja no topo das preferências nas próximas compras. 

Como fazer para evitar as rupturas de estoque?

A ruptura de estoque afeta toda a cadeia: varejistas, fabricantes de produtos e consumidores. 

Confira, a seguir, dicas da ONCLICK para como, em conjunto, propor soluções que combatam esse problema das lojas virtuais e físicas:

Conheça o público

Saber quais são os produtos mais demandados pelos clientes resultam no melhor preparo de estoque, com planejamentos mais assertivos para que não ocorra falta de mercadorias.

É importante ainda considerar as datas comemorativas, já que demandam mais produtos e, consequentemente, um melhor planejamento para aquisição e investimento neste estoque específico.  

Por isso, contar com sistemas operacionais que auxiliam com relatórios atualizados em tempo real e que integram toda a operação da empresa, indicam quais produtos são mais consumidos e quais não tem muita procura. 

Fornecedores                                                         

Manter um bom relacionamento com os fornecedores é importante para conseguir negociar valores, mesmo quando o pedido não tem uma grande quantidade de mercadorias.

Outro fator relevante é manter o planejamento para que, em momentos de alta do mercado ou de falta de insumos, a marca tenha preferência na aquisição. 

Com um software de gestão, é possível agendar as compras de mercadoria com os fornecedores. 

Desse modo, sempre que algum produto estiver perto de acabar, a reposição será feita em tempo hábil, sem correr riscos de ruptura de estoque. 

Colaboradores

Um time bem treinado auxilia na gestão de estoque coordenada. 

Após implementar um sistema de gerenciamento, é preciso que os profissionais do estabelecimento entendam como utilizá-lo. Assim, os processos serão mais eficientes e o negócio será mais organizado.

ERP

O sistema ERP pode ser a sua principal solução para combater a ruptura de estoque. 

Por meio dele é possível controlar todas as operações do seu negócio: desde a compra da mercadoria até frente de caixa. 

O software permite registrar o recebimento de produtos, a armazenagem, realizar agendamentos de compra e integrar todas as áreas de forma fácil, rápida e prática.

ERP ONCLICK

Você conseguiu visualizar a importância de ter uma gestão de qualidade no setor de estoque da sua empresa.

Agora, é a hora de colocar em prática e o ERP da ONCLICK te oferece suporte neste processo. 

Com um sistema de ERP completo, você integra todas as áreas operacionais, otimizando o estoque e não tendo mais problemas com rupturas. 

É possível realizar contagem de mercadorias em tempo real mesmo durante a realização das operações de compra e venda, além do controle simultâneo de diversos estoques.

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