Por Bárbara Portela
Todo mundo fala que conhecimento é a alma do negócio. Mas que alma é essa? O que realmente significa conhecimento?
O mercado não perdoa, é implacável e exige uma completa gestão empresarial dos gestores que devem se cercar dos mais diversos processos sobre negócios, administração, etapas comerciais, financeiras, industriais, leis do consumidor, regras tributárias, trabalhistas e tantas outras.
Todos que fazem parte de uma organização empresarial se cercam desses processos e fluxos do organismo corporativo. Demonstrar facilidade em absorver as constantes mudanças do negócio ditará o sucesso ou não de uma empresa.
Nunca houveram tantos acessos a dados e informações e nem em tamanha velocidade e acessibilidade como temos agora, mas dados e informações não significam conhecimento, ao menos que estes sejam estudados e analisados.
Diante dessa dificuldade surgiu o que chamamos de Gestão de Conhecimento (GC). Esse termo vem do inglês Knowledge Management (KM) e é responsável por trazer uma coleção de abordagens e fluxos que ajudam na criação e transferência do conhecimento entre pessoas dentro das organizações, sem que importantes informações sejam perdidas ou distorcidas no caminho.
O objetivo dessa biblioteca de processos e sistemáticas é justamente esse, facilitar a passagem de conhecimento de forma eficaz e eficiente entre os colaboradores. É a clássica combinação entre pessoas, processos e tecnologia.
Figura 1. What is Knowledge Management.
Fonte: KM Institute (2017)
Para entender por completo essa gestão é imprescindível esclarecer as diferenças entre um dado, uma informação e o conhecimento.
Os dados são uma sequência de números e palavras sem um contexto específico. Exemplo: 17.000 – alterações tributárias.
A informação são esses dados organizados sob a devida contextualização. Seguindo o exemplo acima: Você sabia que são realizadas cerca de 17 mil alterações tributárias anualmente no Brasil?
Já o conhecimento é essa informação organizada com o real entendimento de seu significado, realmente usar e aplicar a informação que agora é de seu conhecimento.
Agora que esclarecemos esses conceitos partiremos para o próximo capítulo que abordará os tipos do conhecimento.
Sejam bem-vindos ao mundo da GC!