Atualização dos códigos: conheça as vantagens

O universo digital vem ganhando espaço no mundo real há muitos anos. No início, tivemos a evolução do hardware, que são os componentes físicos de um dispositivo, como computador, celular, terminal de compras, etc., até chegar ao limite. Com ele, cresceram as linguagens de programação, que são infinitas e estão em constante atualização dos códigos.  

Linguagem de programação pode ser definida como um conjunto de códigos e símbolos que orientam as estruturas e a programação de aplicações.  

Pela capacidade de modificação e evolução das novas interfaces e programas, é imprescindível que todos os segmentos do mercado estejam inteirados com as mudanças e possam acompanhá-las, para oferecer o que há de mais moderno aos clientes internos e externos. 

Outro ponto pelo qual é fundamental estar atento é para que os programas utilizados, principalmente para gerenciamento completo da operação, como ERP, sejam melhorados constantemente para cumprirem seu objetivo de serem facilitadores dos processos internos e organizacionais.  

“A conexão entre a linguagem que nós pensamos ou programamos e os problemas e soluções que possamos imaginar é muito forte. Por essa razão, restringir recursos da linguagem com a intenção de eliminar erros do programador é, na melhor das hipóteses, muito perigoso.” 

– BJARNE STROUSTRUP (especialista em Ciência de Dados) 

A partir deste background, podemos entender que a linguagem criada no mercado digital auxilia o programador no entendimento de quais dados serão inseridos em determinado dispositivo ou programas.  

Assim, é possível combinar e organizar a forma como esses dados serão armazenados ou transmitidos aos usuários, deixando-os mais simples e intuitivos.  

É neste conexto que surgem novos termos para adicionar ainda mais atualizações em meio aos novos códigos digitais, entre eles se destaca o Application Programming Interface (API, sigla em inglês), que se caracteriza por ser o agrupamento de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseada na Web.  

Desta maneira, com a evolução desses códigos de linguagem, novos softwares e programas são idealizados a partir da programação, combinando o entendimento técnico dos desenvolvedores com o conhecimento do dia a dia da operação por parte dos times das empresas.  

Leia mais: Código legado ou Código como legado? 

Conheça, a partir de agora, algumas das linguagens digitais mais utilizadas nos dias atuais:  

  1. Python  

O Python foi criado em 1991, como uma linguagem de programação open source (código-fonte de um software), e tem como um dos maiores diferenciais a facilidade no aprendizado.  

Isso porque o Phyton é extremamente versátil, podendo ser utilizado em grande variedade de áreas para solucionar diversos problemas.  

  1. JAVA  

Criada em 1995 na Sun Microsystems, a JAVA é considerada a linguagem de programação mais usada dentro do ambiente corporativo. Ela tem como foco a orientação a objetos, o que a torna tecnologicamente robusta e versátil, podendo rodar em qualquer plataforma. 

  1. JavaScript 

Bastante similiar, e até familiar, ao JAVA, a JavaScript é mais moderna. Ela conta com áreas, tais quais desenvolvimento web, criação de jogos e aplicativo para dispositivos móveis. 

Essa linguagem é indicada para aqueles que desejam aprender facilmente os códigos digitais, principalmente por disponibilizar uma interface bastante responsiva para rodar os códigos.  

  1. Go 

A Go é a nova linguagem e que tem sido cada vez mais utilizada. Seu foco está no desenvolvimento de aplicações web e APIs, ao oferecer os melhores aspectos da programação funcional e a orientação a objetos.  

  1. PHP  

Usado majoritariamente em páginas na web, a linguagem PHP é muito útil para incluir funções a uma página, algo que o HTML não seria capaz de suportar. Ela também integra informações da página a um banco de dados MySQL. 

Linguagens de programação no varejo 

A crescente digitalização do varejo se deve pelo fato da expansão dos usuários de internet. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020″, elaborada pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), apoiado pela Unesco, e pelo Cgi.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), 152 milhões de brasileiros, ou 81% da população, estão conectados. 

Com isso, aumentam-se as oportunidades de vendas online, além das marcas seguirem a tendência do omnichannel, que são os múltiplos canais conectados para proporcionar a melhor experiência ao cliente. 

Sendo assim, a administração também deve estar conectada. Por isso, faz-se necessária uma plataforma de gestão integrada e que acompanhe a evolução das linguagens de programação. 

Por isso, contar com um desenvolvedor que entende de tecnologia e varejo faz toda a diferença para implantar um sistema inteligente, atualizado, integrado e específico para cada tipo de negócio alinhado às principais tendências do mercado.  

Agora estão mais claras as novas linguagens dos códigos digitais?  A ONCLICK sempre está aqui para auxiliar a sua indústria a crescer ainda mais no mercado.  

Siga nossos blogposts semanais e confira conteúdos exclusivos sobre gestão e negócios.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.