O que é o RPA e como pode aumentar a produtividade da sua empresa?

Você já se perguntou como otimizar o tempo e diminuir o trabalho manual da sua equipe? Se sim, te apresentamos o RPA (Robotic Process Automation),  que é um software capaz de executar tarefas no lugar de uma pessoa. Ele automatiza atividades em diferentes sistemas, respeitando a interface de usuário (UI, sigla em inglês) nativa de cada plataforma.

Essa tecnologia foi ranqueada em segundo lugar da categoria com maior poder de transformar os negócios, de acordo com o estudo Inovação na indústria de tecnologia, realizado pela KPMG. Os respondentes disseram que o RPA transforma as empresas, pois a robótica está cada vez mais associada aos ganhos de eficiência e lucratividade e, na sequência, ao aumento de market share

O que distingue a automação de processos com RPA da automação tradicional de TI é o uso de softwares robôs, os quais têm a capacidade de adaptar-se às circunstâncias de mudanças, exceções e novas situações.

Sendo assim, a automação pode ser aplicada e utilizada por qualquer setor. Hoje, é empregada principalmente para a inteligência de negócio, com o objetivo de investigar o mercado e agir para trazer resultados.

Diante desse cenário de inovação, como o RPA pode atuar na sua empresa?

Preparamos três aplicações do RPA no seu negócio. Veja quais são. 

  1. Controle de equipes e redução de mão de obra

O estudo Softomotive People1st Employee Study 2019, realizado pela Softomotive em parceria com a KS & R, Inc., reportou que as organizações têm muito a ganhar quando engajam funcionários nos processos de automatização. Entre os entrevistados, 75% estão interessados em usar o RPA ou ampliar seu uso. 

O RPA oferece às empresas a capacidade de reduzir custos de pessoal e erro humano. Os bots – aplicações de software para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô – costumam ser de baixo custo e fáceis de implementar. Essas características são cruciais, uma vez que as organizações buscam o crescimento sem adicionar gastos significativos ou atritos entre os trabalhadores. 

É um ponto muito forte a eficiência em não depender o julgamento humano. O RPA garante que 100% da operação se submeterá às regras de negócios existentes em cada sistema, aplicação e plataforma, já que simula exatamente a operação dos usuários. Mas é importante ressaltar que não se trata de um robô que tomará o emprego das pessoas.

No dia a dia, ele é útil para aumentar a produtividade, substituindo atividades repetitivas executadas por pessoas. Facilita a entrega de análises, informações e dados, tendo a grande vantagem da otimização do tempo de trabalho de cada um. 

Engajar a equipe no novo sistema e direcionar para o uso da tecnologia é o primeiro passo para garantir um bom atendimento e, consequentemente, satisfação do cliente.

  1. Durante e pós atendimento

Uma área que tem muito a ganhar é a de atendimento ao cliente. Com o RPA há a possibilidade de se ter processos construídos totalmente pelos próprios usuários, sem necessidade de escrita de códigos complexos em diferentes setores da empresa.

Aqui, o software auxilia na capacidade de fornecer soluções para problemas comuns que ocorrem com serviços, processos e tecnologia, que geram maior eficiência aos centros de atendimento, melhor serviço ao cliente e maior rentabilidade.

Além disso, com a praticidade que o RPA fornece, agiliza-se todo o processo desde a produção até a entrega. Assim, o cliente recebe o produto no tempo e na maneira previstos. Esse resultado faz parte de uma plataforma integrada de setores beneficiada pela implementação dessa tecnologia.

  1. Integração de setores

Ao aplicar essa tecnologia nas diferentes áreas, é possível automatizar todo o processo e ter uma visão mais detalhada, rápida e assertiva dos setores, serviços, tarefas e produtos da empresa.

O RPA ainda pode ser potencializado se combinado com tecnologias cognitivas, como Machine Learning, reconhecimento de fala e processamento de linguagem natural. 

Todas essas tecnologias, já em uso, aceleram cada vez mais a transformação digital das empresas e o uso intensivo de soluções de inteligência operacional

Como o RPA aumenta a produtividade em cada setor?

O RPA ajuda em atividades como:

  1. Cobrança de clientes e fornecedores;
  2. Processamento de pedidos;
  3. Envio de notificações;
  4. Atualização de perfis de clientes e funcionários;
  5. Encerramento de contas fraudulentas;
  6. Geração de relatórios. Plataforma para Aprendizagem Profunda (Deep Learning), que utiliza conceitos avançados de redes neurais em múltiplas camadas de abstração para o reconhecimento de padrões e classificação de grandes conjuntos de dados para identificar perfis de comportamento, entre outras análises; 
  7. Operar aplicações;
  8. Fazer cálculos e medições;
  9. Gerenciar banco de talentos do RH;
  10. Registrar, modificar, validar e analisar dados e informações da empresa com o uso intensivo de GPU (unidades de processamento gráfico) ao invés dos tradicionais processadores de dados;
  11. Monitorar tarefas automatizadas e processos.

Conclusão

O RPA permite um gerenciamento mais rápido e prático. Também oferece uma experiência mais agradável para o cliente, com uma taxa de erro de quase zero por cento. 

Segundo a consultoria McKinsey, pode representar entre 20% a 35% de melhoria na eficiência, entre 50% e 60% de redução no tempo de processo, e retornos de investimento em porcentagens de três dígitos.

Mas, como toda a boa tecnologia, requer um planejamento estratégico. O RPA pode não trazer os melhores resultados que é capaz de dar. Portanto, conhecer a tecnologia a fundo é a chave para aumentar a produtividade da sua loja. A consultoria pode te ajudar a entender os processos de RPA e aplicá-la efetivamente.

Pensando em tudo isso nós, da ONCLICK, por meio da nossa área de consultoria ofertamos uma solução de automação e integração de processos que, além de possuir as funcionalidades de RPA, ainda dispõe na mesma solução de BPM, BAM (monitoramento de processos), WORKFLOW, MIDDLEWARE e IoT (Internet das Coisas), possibilitando ao cliente adotar e combinar os respectivos conceitos para entregar a solução mais adequada para o seu negócio.

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