Entenda como a busca por imagem eleva a experiência na loja virtual

Já pensou se o seu cliente pudesse acessar o site da loja e enviar uma imagem do produto que ele está procurando? Isso já é possível com a busca por imagem para e-commerce.

Essa tecnologia facilita e otimiza os resultados de busca, principalmente para aqueles consumidores mais decididos que sabem exatamente como é o produto que procuram.

Para saber sobre como esse recurso funciona e eleva a experiência de compra dentro da loja virtual, continue a leitura!

Como funciona a busca por imagem para e-commerce?

A busca por imagem para e-commerce é possível por meio do reconhecimento de imagem com inteligência artificial. Assim, quando uma foto é carregada no campo de busca, a IA reconhece as características dos itens na imagem — como textura, formato, cor, modelo —  e busca no banco de dados por itens com características iguais ou semelhantes.

E mesmo se houver mais de um item na imagem, a inteligência artificial consegue identificar cada um deles e mostrar os resultados mais aderentes à busca realizada pelo cliente.

Essa tecnologia faz parte da busca inteligente, um sistema que otimiza as buscas dentro da loja virtual, através de alta velocidade; correção fonética; busca por cor, comportamental personalizada; voz e geolocalização.

Como fazer uma busca por imagem dentro da loja virtual?

As buscas por imagem dentro das lojas virtuais são muito simples e bastante semelhantes à busca por imagem disponível no Google e em outros grandes buscadores.

Ou seja, basta o consumidor ir até o campo de busca e clicar no ícone de fotografia. Feito isso, ele pode optar por tirar uma imagem do que quer procurar na hora ou carregar uma imagem que já possui.

Tecnologias avançadas também permitem que o cliente selecione o que quer procurar de fato na imagem. Se for uma calça, por exemplo, é muito comum que haja um modelo na imagem vestindo a calça e outras pessoas de roupa. Nesse caso, o usuário pode selecionar apenas a calça e filtrar melhor os resultados, mas também pode selecionar mais peças, caso queira adquirir o look todo.

Como a busca por imagem eleva a experiência dentro da loja virtual?

O recurso de busca por imagem é um grande facilitador na jornada de compra e pode fazer toda a diferença na tomada de decisão, principalmente para clientes mais decididos.

Imagine, por exemplo, que uma pessoa foi na casa de um amigo ou familiar, viu algum móvel, eletrodoméstico ou até peça de roupa e se interessou por comprar um igual. O amigo com certeza já passou todos os prós e contras do produto e fez suas recomendações, o famoso “boca a boca”. Ou seja, se esse consumidor for procurar pelo item já estará em um estágio bastante avançado da jornada de compra.

Então, se coloque no lugar dele: mesmo que o amigo indique onde comprou, pode ser que o produto esteja em falta nesse local e também pode ser que esse consumidor queira pesquisar em outras lojas, comparando preços e condições.

Nesse caso, não é muito mais fácil tirar uma foto do objeto e inserir no campo de busca do que ficar digitando palavra por palavra ou ainda pesquisando por categorias?

Por isso, se você fornece essa possibilidade para um consumidor que já está tão interessado em um produto, as chances de conversão se tornam muito maiores e ele fica satisfeito com a experiência de compra, podendo assim retornar e recomendar a sua loja para outras pessoas.

Quer elevar a experiência de compra na sua loja virtual com a busca por imagem? Então conheça a SmartHint, o sistema de recomendação e busca inteligente para e-commerce mais utilizado no Brasil e na América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *