5 motivos para adotar o ERP

Empresas de todos os portes têm migrado seus negócios para os meios digitais. Além de conseguirem atingir um maior público, são beneficiadas pelas ferramentas e facilidades proporcionadas pela tecnologia. O sistema ERP é uma destas praticidades que conecta todas as áreas de um negócio, proporcionando maior visibilidade para a gestão. 

O crescimento para a busca de termos como “sistema de gestão” e “sistema ERP” cresceu mais de 20% apenas no último ano, segundo os dados do Google Trends, plataforma pública de pesquisas do Google 

O motivo da alta procura se dá pela automação e praticidade que esta tecnologia entrega ao integrar todos os segmentos. “Empresas que utilizam ERP chegam a crescer 35% ao ano”, é o que diz uma pesquisa feita pela IDG Reserach Services, que contou com a participação de 300 empresas de médio porte. 

Diante desse cenário, a ONCLICK separou três pilares para você entender e investir no sistema ERP de forma eficiente, permanecendo ativo e competitivo no mercado.  

Continue neste blogpost, aqui, você verá: 

  1. O que é ERP; 
  1. Cinco motivos para adotar na sua operação; 
  1. ONCLICK, sua parceira de ERP. 
  1. Afinal, o que é ERP? 

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou, em português, Planejamento de Recursos Empresariais. 

Trata-se de um sistema de gestão empresarial que permite a automatização dos processos e a integração de diversos setores de um negócio. Ao adicionar no sistema a inteligência operacional, ganha-se uma análise em tempo real das operações internas, aumentando as oportunidades e o grau de eficiência.  

O software armazena os dados em uma única plataforma, fazendo com que as informações sejam encontradas de maneira fácil e rápida, economizando tempo e integrando os setores. 

  1. Cinco motivos para adotar o ERP na sua operação 

Saiba, a seguir, quais são os cinco motivos para investir no sistema de ERP para a sua empresa: 

  1. Redução de gastos 

Ao implementar o ERP, consegue-se controlar e gerenciar os gastos, despesas e investimentos, pois cada área consegue ser analisada individual e globalmente, o que contribui para o feedback do que deve e o que não precisa ser melhorado para um melhor desempenho da organização. 

Com os processos automatizados e padronizados em um programa operacional seguro, como o ERP, há a diminuição de erros e retrabalhos que poderiam gerar custos extras ou desnecessários para o negócio.   

Isso permite que a empresa foque em outras questões, como o relacionamento com o público consumidor e na melhoria da qualidade dos produtos e serviços, aumentando, assim, sua margem de lucro.    

  1. Melhoria da gestão 

Muitas empresas ainda trabalham com registros manuais ou utilizam planilhas de cada etapa do trabalho, o que demanda muito tempo para cruzar possíveis variantes importantes, além dos erros que podem impactar o negócio como um todo. 

O ERP armazena todos os dados, serviços, demandas e processos internos em um só lugar de forma sincronizada e integrada.  

Em tempo real, o sistema realiza a atualização das informações registradas ou alteradas no programa, facilitando a comunicação da equipe e, consequentemente, a produtividade pela agilidade e clareza.  

  1. Segurança nas informações 

Quando comparado a outros modelos de armazenamento que utilizam diversas plataformas e aplicativos para gestão, pode ocorrer nestes casos um conflito entre as fontes, prejudicando a precisão de dados. 

Com um software ERP, além de ter todas as informações do negócio integradas, obtém-se maior segurança no armazenamento e manuseio delas.  

É possível criar níveis de acesso e controlar quem pode visualizar e editar cada perfil, bem como é possível fazer backups centralizados dos dados confidenciais. 

  1. Controle de Estoque 

É possível ter relatório de vendas, demanda, estoque, além de registrar as vendas de todos os canais utilizados pelo negócio como: e-commerce, loja física e marketplace. 

O cliente também se beneficia, pois os produtos e serviços são entregues de maneira mais eficiente, contribuindo para a fidelização da marca. 

  1. Atendimento ao cliente 

Utilizando um software de ERP, há a possibilidade de traçar estratégias de marketing mais eficientes para atrair o público. Isso porque o sistema é capaz de centralizar informações de clientes, permitindo um melhor atendimento e enfoque pelas equipes de venda e marketing. Existem opções desde o marketing direcionado até o atendimento e finalização de compra.  

Veja mais: Qual é a importância do ERP para alavancar suas vendas no marketplace? 

  1. ONCLICK, sua parceira de ERP 

Um caminho para as empresas que buscam novas oportunidades e desejam se reinventar em um mercado moderno é a adoção do sistema ERP. 

Você já viu o que é o ERP, os motivos e vantagens que o software te proporciona.  Agora, é hora de pensar em maneiras de investir nesta tecnologia. E, para isso, a ONCLICK melhora e otimiza a gestão dos negócios. 

Algumas das funções oferecidas pelo ERP é o controle de contas a pagar e receber, fluxo de caixa, integração bancária, previsões de receitas, despesas e relatório e muito mais. A plataforma ainda realiza a gestão fiscal, de e-commerce, gerencial, expedição, frente de caixa, contratos, CRM, indústria e serviços. 

Acesse o site e tenha a ONCLICK como sua parceira de ERP! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.