A mudança e evolução é presente no universo bancário. Assim como todas as áreas, os serviços prestados passaram a focar o cliente e dar mais autonomia a ele, que pode escolher as melhores opções oferecidas pelas instituições de acordo com a sua necessidade. E esse é o princípio do Open Finance.
O termo Open Finance está em alta, principalmente pela ligação com o Open Banking por proporcionar mais liberdade e praticidade nas questões financeiras do consumidor.
Mas o que é de fato Open Finance, o que muda no setor bancário e quais as vantagens desse sistema?
Continue neste artigo, aqui, você verá o conteúdo completo para entender o assunto e os benefícios para o seu negócio.
O que é Open Finance?
Sistema financeiro aberto, em tradução livre para o português, é uma realidade atual do mercado financeiro, o qual permite a consulta do histórico bancário por outras instituições caso o cliente deseje e autorize.
A implementação do Open Finance oferece parâmetros que padronizam e asseguram esse compartilhamento de dados, de forma que todas as transações sejam seguras e possam entregar melhores oportunidades aos usuários.
Esse processo permite ao cliente desfrutar de melhores serviços e produtos que estejam alinhados às suas necessidades de acordo com o momento e perfil, além de adicionar segurança em todo o processo, que segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na operação.
E o usuário é quem tem posse dos dados financeiros e escolhe quais informações podem ser compartilhadas com diferentes empresas e por quanto tempo.
Mas o que mudou em relação ao passado?
Antes do Open Finance, as informações bancárias eram exclusivas do banco. Entretanto, agora, é oferecida a possibilidade de trocar estes dados entre diferentes instituições.
Na prática, anteriormente a migração para outro banco começaria do zero, ou seja, o histórico bancário estaria começando, o que dificultava a prestação de serviços, pois não se tinham informações de perfil e de preferências, dificultando a oferta de serviços exclusivos, empréstimos ou taxas.
Com o Open Finance, o cliente pode conceder permissão ao banco de origem para o compartilhamento do histórico bancário com outra instituição. Assim, o entendimento sobre o tipo de perfil é adiantado, fazendo com que o novo banco tenha um melhor conhecimento e possa apresentar os serviços mais compensatórios de acordo com as necessidades.
Quais são as vantagens do sistema Open Finance?
- Redução de custos
Ao conhecer o perfil completo do cliente, as instituições bancárias atendem diretamente às suas necessidades e oferecem serviços mais compensatórios.
Isso engloba, por exemplo, a redução de tarifas, concessão adequada de limite, contas digitais e outros serviços que facilitam o seu dia e reduzem custos desnecessários.
- Melhor gestão
Com a autonomia fornecida com o Open Finance, o correntista consegue ter mais controle sobre as finanças.
Afinal, os clientes — pessoa física ou jurídica — estão cada vez mais centralizados nas empresas, o que faz com que as instituições bancárias necessitem se esforçar para conseguirem chamar a atenção deles com produtos e serviços customizados, além de melhor custo benefício.
Desse modo, é possível escolher o melhor banco de acordo com a gestão, necessidade e desejo.
- Segurança nos dados
O processo de compartilhamento do histórico bancário para outro banco é feito de forma totalmente virtual e acontece em um ambiente protegido com diversas camadas de segurança para que nenhuma informação seja vazada ou perdida.
As instituições que participam deste processo são avaliadas por rígidos requisitos para assegurar o sigilo e a autenticidade dos dados compartilhados. Tudo isso respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados.
E o cliente é quem determina por quanto tempo as informações ficarão disponíveis para consulta dos bancos.
Para auxiliar ainda mais na gestão financeira do e-commerce, contar com um sistema automatizado, como o ERP da ONCLICK dá a visibilidade completa de todas as areas, principalmente a financeira, para que seja possível entender quando e como aproveitar o Open Finance no negócio.
O objetivo desse sistema é centralizar as informações e gerir o seu fluxo durante todo processo de desenvolvimento da atividade empresarial, integrando os setores da organização e possibilitando aos gestores acesso ágil, eficiente e confiável às informações gerenciais, dando suporte à tomada de decisões em todos os níveis do negócio.