DANFE: o que é e sua importância para os negócios

danfe

Dentre o mix de itens que compõem o envio de um produto para o consumidor final, os mais comuns são a embalagem, a mercadoria, algum brinde, a etiqueta com as informações do cliente e a nota fiscal, também conhecida como DANFE.

DANFE é a abreviatura de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Isto é, reúne os dados do documento fiscal para facilitar o acesso e a checagem das informações. 

Ela deve acompanhar as entregas de compras que são realizadas pela internet, comprovando o lançamento contábil da transação, bem como servindo de prova caso haja fiscalização no transporte até a chegada ao cliente.

Pensando em como facilitar o processo da emissão da DANFE para a sua loja, continue neste conteúdo para compreender:

  1. O que é a DANFE
  2. O que contém a DANFE
  3. Passo a passo para emitir a DANFE

O que é a DANFE?

É a nota fiscal eletrônica (NF-e) no formato impresso que tem o objetivo de apoiar os processos de fiscalização por meio do código de barras. 

O aumento do uso da DANFE se deu com o crescimento do comércio eletrônico. Uma vez que é preciso comprovar a movimentação das mercadorias.  

Todas as empresas que estão cadastradas na Secretaria da Fazenda de seu estado e cidade como um estabelecimento legítimo. 

Depois de emitir a DANFE, é feita a impressão do documento para acompanhar as entregas realizadas diariamente aos consumidores.

Por meio da chave de acesso e do código de barras, a visualização da DANFE também está válida pela internet.

Leia mais na ONCLICK: Nota fiscal eletrônica: esclareça agora suas principais dúvidas

Quais são as informações contidas na DANFE

A DANFE reúne as principais informações de uma compra:

  • Quais são as mercadorias do pedido;
  • Nome, endereço e informações do destinatário;
  • Data e horário de retirada;
  • Nome e placa da transportadora;
  • Valor final;
  • Imposto de transação;
  • Seguro, se tiver. 

O portal da Nota Fiscal Eletrônica, do Ministério da Fazenda, preparou um Manual onde é possível confirmar todas as concessões e como deve ser o layout da DANFE.

Saiba mais: Formas de envio para E-commerce: escolha a melhor opção 

Passo a passo para emitir a DANFE 

  1. A DANFE é gerada pelo mesmo sistema utilizado para a emissão de nota fiscal eletrônica e você pode optar pelo emissor gratuito do governo, o SEFAZ. 
  2. Após a emissão da NF, selecione o documento para gerar a DANFE, que é a representação visual da nota digital. A empresa emissora de NF gera um arquivo eletrônico contendo informações fiscais da operação comercial, garantindo a integridade dos dados do emissor. 
  3. Você deverá preencher dentro da sua nota, as informações que colocamos no tópico anterior e se certificar de que elas estarão corretas dentro do prazo de envio da sua mercadoria.
  4. Por fim, dependendo do software que você escolher para gerar a DANFE, terá as opções de imprimir, salvar no seu computador ou enviar o documento por e-mail ao cliente. Também há a opção de baixar o arquivo em PDF, caso desejar. 

Para agilizar a operação e a emissão de DANFE da sua empresa, conte com um sistema de gestão integrado, que inclui a emissão de nota fiscal e gerenciamento de vendas online.Conheça a ONCLICK e os ERPs desenvolvidos sob medida para o varejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *