A segurança de dados se tornou prioridade no mundo digital. Por isso, a computação em nuvem tem desempenhado um papel fundamental na modernização de empresas. Isso porque permite que programas, arquivos e outros serviços com o uso da internet sejam acessados de qualquer lugar e qualquer momento. Entretanto, apenas quem tem permissão pode acessar os dados.
Também conhecida como Cloud Computing, a tecnologia vem conquistando cada vez mais o mercado mundial. Segundo o Gartner, 80% das empresas irão se render e migrar totalmente os seus dados locais para a nuvem até 2025. Ou seja, o armazenamento de dados tradicional será encerrado.
Diante desse cenário, decidimos preparar um passo a passo que a gestão do seu negócio possa ser migrada para a nuvem. Confira:
- Decida o que será migrado
Apesar de ser uma excelente ferramenta, o Cloud Computing não é ideal para todos os tipos de negócios e cenários. Por exemplo, pode haver aplicativos que sejam mais bem aproveitados em seus servidores ao invés de serem migrados para a nuvem, caso das aplicações que requerem alto processamento na borda.
Por isso, decida o que e como será migrado, já que não existe uma forma em que esse processo seja total e imediato. Muito pelo contrário: é gradual e leva tempo, pois entende a necessidade do que está sendo migrado.
Há aplicações que podem ser contratadas na modalidade de software como serviço (SaaS), investindo em plataformas como serviço (PaaS), para que já possam nascer em nuvem, ou mesmo substituir suas infraestruturas físicas para infraestrutura como serviço (IaaS).
Portanto, cada tipo de dado ou aplicação que você queira colocar na nuvem exigirá uma forma de ser processada.
- Contrate um especialista
A migração dos ativos de TI para a nuvem pode não ser um dos processos mais fáceis de serem entendidos. Por isso, para que a transição dos dados da sua empresa seja feita de forma assertiva e sem muitas intercorrências, é fundamental contratar um especialista que possa realizar a implementação, a manutenção e a gestão do processo de migração.
Além de poupá-lo do trabalho e da preocupação que toda a mudança de TI, um especialista o auxilia em todo o projeto. Ou seja, desde a montagem da infraestrutura até a transferência dos dados de seu servidor atual para a nuvem.
- Saiba o tipo ideal de nuvem para a sua empresa
Há dois tipos de nuvem. O primeiro é a nuvem privada, na qual a TI do negócio fica responsável pelo trabalho de maneira integral. É como se a sua empresa terceirizasse boa parte do hardware e realizasse o acesso a ele via web. O segundo é a pública, na qual a empresa oferece uma estrutura pronta para os colaboradores usarem.
É válido ressaltar que independentemente do tipo escolhido, é importante adotar práticas de segurança como, por exemplo, a criptografia. Também há o backup e outras garantias, caso a provedora enfrente problemas no futuro.
- Saiba o custo da nuvem
Saiba o que está realmente comprando, ou seja, é algo que você vai utilizar? É possível fazer backup dos dados? Esses e outros pontos são importantes na hora da escolha da nuvem. Com tudo escalável, você paga apenas pelo que irá utilizar. Então, fique de olho no que está sendo cobrado e se você está realmente pagando o que utiliza.
- Planeje a migração
O último passo é planejar a migração. Certifique-se, junto do especialista, se o processo leva em consideração os fatores:
- Tempo mínimo de interrupção;
- Ordem de migração de dados e aplicativos;
- Prazos e rastreamento das principais métricas;
- Alterações nos processos do usuário final devido à migração e a qualquer treinamento necessário.
Se você chegou até aqui, foi possível entender alguns dos processos que influenciam na migração da nuvem na sua empresa. Dessa forma, você já saberá por onde começar caso opte pela migração. Nós, da ONCLICK, contamos com parceiros estratégicos que prestam consultoria empresarial e que podem te ajudar neste processo de migração para a nuvem.