O fim de ano é um dos momentos mais oportunos para os comerciantes, a começar pela Black Friday. Além da oportunidade de oferecer boas promoções e aproveitar picos de venda, esta é a chance de atrair e fidelizar novos clientes. No entanto, deve-se ter em mente que a relação com o consumidor não se encerra no momento em que a compra é concluída: ela continua no pós-venda Black Friday.
Segundo o Relatório Varejo 2022, realizado pela plataforma de tecnologia financeira Adyen, 70% dos brasileiros entrevistados não voltam a comprar de uma marca ou loja depois de frustrações com o serviço. Isso vale tanto para o e-commerce quanto para as lojas físicas.
Por essa razão, é fundamental focar no pós-venda Black Friday para melhorar a experiência do cliente. Isso inclui manter boas relações após o evento, investir em programas de fidelidade e também na tecnologia. Além de também aproveitar o momento para oferecer produtos complementares que interessem ao comprador.
Neste artigo, a ONCLICK explica por que o fato de estruturar a pós-venda Black Friday é essencial para o sucesso do seu negócio. Continue a leitura para saber mais!
Por que estruturar um pós-venda Black Friday?
O pós-venda engloba todos os processos que acontecem depois da conclusão de compra por parte do cliente. A partir de então, é possível manter o contato com o consumidor, oferecer novas oportunidades e fazer com que ele se sinta à vontade para voltar a fechar negócios no futuro.
Estruturar um pós-vendas Black Friday é essencial para adquirir novos clientes e fidelizá-los. Assim, você garante ótimas vantagens, incluindo: boa relação após o evento, construção e manutenção da boa reputação da sua loja, atração e boas avalições de clientes e fidelização.
Confira 5 dicas de como desenvolver uma boa estratégia abaixo:
- Ofereça boas experiências
Se o cliente tiver uma experiência positiva, tudo fica mais fácil para a loja. Para tanto, mesmo após a compra, garanta que ele tenha suporte de qualidade e se sinta importante – e-mails de agradecimento e mensagens de texto perguntando sobre a experiência são bons exemplos.
- Crie um programa de fidelidade
Quando um consumidor vai às compras, ele busca a melhor oportunidade possível para fechar negócio. Dessa forma, oferecer um programa de fidelidade é uma boa forma para conquistá-lo. Tenha incentivos para que o cliente volte a consumir na sua loja, como cupons, brindes ou descontos nas próximas visitas.
- Ofereça produtos complementares
Outra estratégia para fisgar os clientes é ofertar produtos complementares antes da finalização ou logo após a compra – o famoso “você também pode gostar de…”. Essa técnica de vendas, chamada de cross selling, é bastante usada no varejo.
Caso o consumidor tenha comprado um tênis, por exemplo, você pode sugerir meias e cadarços para agregar valor ao que foi adquirido. Aqui, o principal objetivo é enriquecer a experiência do usuário.
- Ofereça promoções em canais diferentes
Para o sucesso do seu negócio com os clientes, é essencial utilizar a maior variedade possível de canais de comunicação – em especial para compartilhar promoções e ofertas que possam aumentar o número de vendas. Quando ocorre essa diversificação, há mais chances de a fidelização ser concretizada.
- Invista em um ERP para e-commerce
Por fim, aposte no uso de um ERP para e-commerce com o objetivo de automatizar as atividades e ter uma gestão integrada no pós-vendas Black Friday. Esse sistema, aliado à uma visão de negócio que contemple as áreas de sua empresa, facilita diversos processos.
Para tanto, a ONCLICK é a parceira ideal: oferece acompanhamento de gestão com uso de tecnologias avançadas e solução completa e flexível, que integra e automatiza todo o gerenciamento da sua companhia. Acesse o site e saiba mais sobre o produto.