Algumas empresas oferecem atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Você já se perguntou como isso é possível? A resposta é simples: chatbots!
A palavra “chatbot” vem da junção dos termos em inglês chat e robot e, como o nome sugere, é um robô feito para conversar. Diversas empresas já aderiram ao uso dessa tecnologia para se comunicar com os seus clientes, fornecer informações sobre os seus produtos, horários de funcionamento, entre outros.
Essa tendência tem facilitado o dia a dia dos clientes e dos funcionários, pois permite a comunicação entre a empresa e o cliente a qualquer hora do dia. Quer conhecer mais sobre essa tecnologia? Continue a leitura!
Quais são os principais chatbots existentes?
Existem duas formas para um chatbot trabalhar: com base em regras ou por inteligência artificial. Na primeira, ele realiza uma busca no banco de dados, a partir de perguntas frequentes, para encontrar a melhor resposta cadastrada.
Já quando se usa inteligência artificial, é possível aperfeiçoar o banco de dados de respostas e integrá-lo a outro sistema. Com isso, o atendimento com chatbot se torna mais humanizado.
Baseado nesses dois modos, existem vários chatbots para diferentes finalidades. Confira os principais!
Escudos
Os chatbots Escudo são os que recebem reclamações e respondem perguntas básicas frequentes. Geralmente, eles são os primeiros a serem consultados pelos clientes.
Proativos
Os Proativos monitoram a atividade do usuário no site e dão orientações quando verificam alguma dificuldade. Inclusive, eles podem ser programados para emitir notificações.
Conversacionais
Um chatbot Conversacional pode conversar com o usuário durante várias horas, o que ajuda a chamar atenção para a empresa. Serve tanto para o entretenimento como para engajar o usuário no serviço oferecido.
Otimizadores
Os Otimizadores têm funções mais específicas para facilitar a interação do usuário com a plataforma. Eles realizam tarefas mais utilitárias, como o agendamento de horários.
Sociais
Os chatbots Sociais são parecidos com os Conversacionais, mas eles têm objetivos diferentes. Os Sociais podem realizar enquetes e pesquisas, com o objetivo de ter um feedback maior dos usuários, o que é um diferencial entre as instituições.
Quais são as principais funções dos chatbots?
Agora que você já conhece os principais chatbots existentes, vamos apresentar algumas das suas funcionalidades. Acompanhe!
Atendimento
Atendimento é a principal funcionalidade para os chatbots. Por isso, esses robôs são treinados para conversar com pessoas de maneira bastante hábil. Isso é possível porque eles têm as informações necessárias em seu banco de dados.
URAs
As Unidades de Atendimento Audível ou URAs são bastante usadas por centrais telefônicas para conduzir os clientes para a função desejada. Sabe quando você liga para a operadora e uma voz oferece opções simples a partir do teclado numérico? Pois é! Esse é o principal exemplo de URA presente no nosso dia a dia.
Messenger Facebook
O Facebook é uma plataforma que oferece alguns recursos interessantes para as empresas. Por meio do Messenger, é possível fornecer aos usuários um chatbot que responde dúvidas frequentes, faz divulgações, entre outras coisas.
Quais são as vantagens de utilizar os chatbots nas empresas?
Além de facilitar a comunicação, você sabe quais são os outros benefícios do uso desses robôs na sua empresa? Confira os principais!
Economia dos recursos
Não seria melhor se a sua empresa não precisasse de muitas pessoas no setor de atendimento aos clientes? Ao investir em um chatbot, é possível reduzir a equipe de colaboradores e, consequentemente, os custos do seu negócio.
Pesquisas mostram que aproximadamente 40% dos custos da empresa são reduzidos ao inserir um chatbot eficiente. Além disso, o investimento nessa tecnologia não é tão caro, o que possibilita uma grande economia no seu negócio.
Automação de processos
Uma tendência no mundo é a automação de processos, ou seja, robotizar processos repetitivos realizados por pessoas. Existem várias operações dentro de uma empresa que podem ser automatizadas, inclusive quando se trata da comunicação com usuários.
Durante a interação com os clientes, vários processos podem ser automatizados, como consultas de horário de funcionamento, preços de produtos ou serviços, agendamentos e outras dúvidas cotidianas. Tudo isso pode ser automatizado com o uso do chatbot, por meio da padronização de respostas, por exemplo.
Personalização do chatbot
Como eles são totalmente programáveis, é possível personalizá-lo para deixá-lo com a “cara” da empresa. Dessa forma, o chatbot poderá ser feito para se adequar ao público-alvo pré-estabelecido e construir uma conexão mais forte entre o cliente e a empresa.
Seu público-alvo é mais jovem? Então você pode apostar num chatbot que esteja por dentro das piadas e interesses deles! Assim, mais jovens serão atraídos, o que gera um número maior de clientes em potencial.
Isso vale para qualquer público. Inclusive, você pode se atentar para questões de acessibilidade para clientes portadores de necessidades especiais.
Diminuição no tráfego do SAC
O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), em geral, causa muita dor de cabeça ao cliente, tanto pela demora na fila quanto pelo mau atendimento, em alguns casos. Para melhorar o tráfego na fila do SAC e até mesmo garantir um melhor atendimento, pode-se usar o chatbot.
Existem chatbots especializados em auxiliar os usuários na resolução de problemas menores. Ao utilizar essa estratégia, o cliente pode ser atendido mais rapidamente, já que os chatbots se comunicam com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
Dessa forma, problemas mais simples não precisam ser resolvidos no SAC, o que possibilita o descongestionamento da fila de atendimento.
Agilidade no atendimento
Como os chatbots atendem várias pessoas simultaneamente, uma quantidade muito maior de clientes pode ser atendida em um curto espaço de tempo, o que gera um grande fluxo. Além disso, chatbots não precisam levar tempo para pensar no que dizer, já que são programados para responder instantaneamente as demandas dos usuários.
Com isso, os clientes ficam mais satisfeitos e os chatbots se apresentam como opções mais seguras para um atendimento ágil.
Melhor experiência do cliente
Muitos usuários se queixam da má conduta, falta de habilidade ou demora dos funcionários responsáveis por atendê-los. Como os chatbots são programados para reagir sempre da melhor forma possível, com respostas rápidas e precisas, a experiência do cliente se torna mais proveitosa.
Assim, o cliente passa a enxergar a empresa como um ambiente bem organizado, estratégico e sempre disponível.
Viu só como um chatbot pode auxiliar o seu negócio? O primeiro passo para começar a implementar essa estratégia, é verificar quais os objetivos da empresa e qual chatbot está melhor inserido nas suas necessidades. Dessa forma, você poderá aproveitar muito mais desse que é, com certeza, um dos investimentos mais rentáveis do mercado!
Agora que você já sabe o que são os chatbots e quais são os seus benefícios, confira quais são as vantagens de usar um ERP no setor de atendimento ao cliente da sua empresa. Até a próxima!