Os avanços tecnológicos implicam não apenas na forma como as empresas realizam as suas operações, mas também na mentalidade, que é modernizada e impacta a todos — colaboradores e consumidores. Esse processo é conhecido como Transformação Digital.
Com isso, a rotina de trabalho é baseada no uso da tecnologia, incluindo ferramentas que facilitam as operações, otimizam o tempo dos profissionais e reduzem as chances de erros nas atividades diárias.
Transformação Digital é o processo em que uma empresa implementa um mindset (mentalidade) digital em todos os seus setores. (definição da FIA)
Além disso, também funciona como estratégia de posicionamento da organização no mercado, uma vez que se destaca por suas novas soluções e entregas superiores, perante aos concorrentes, podendo oferecer melhores recursos e experiências aos clientes.
De acordo com a McKinsey, consultoria de tecnologia, a Transformação Digital pode ser aplicada em quatro principais pilares dos negócios. Confira a seguir:
- Modelos de negócios: permitindo a criação de novas formas de operação e de faturamento.
- Conectividade: para conquistar o engajamento completo e em tempo real de colaboradores e clientes.
- Processos: com foco na experiência do consumidor, a partir do uso da automação para melhorar serviços e entregas.
- Analytics: adoção de uma cultura de dados que visa melhorar a tomada de decisão.
Esta é uma realidade presente e que continuará necessária e demandada no futuro. No entanto, o fato é que não é uma tarefa fácil de ser implantada.
A Transformação Digital é profunda: é a tecnologia no centro da estratégia do negócio, guiando e auxiliando tanto as operações internas como o produto final.
De forma simplificada para o varejo, não basta apenas ter uma página no Facebook, um site bonito e funcional, ou um aplicativo da marca.
Migrar toda a gestão para o digital, no lugar onde a tecnologia funciona como começo, meio e fim para seus processos e entregas, é algo que vai além de simplesmente investir por investir, mas trata-se de acompanhar um movimento de quem importa: os clientes.
A mudança da relação de consumo vem mudando ao longo do tempo e, a nova geração de pessoas hiperconectadas, engajadas, antenadas e exigentes, anseia pelo valor agregado da compra — o combo produto + experiência.
Atualmente, é possível fazer uma compra por meio de alguns cliques na tela dos dispositivos móveis, sem deslocamento, tempo de espera ou outros obstáculos que, antes, podiam ser pontos negativos na hora do consumo.
A Transformação Digital é uma solução por oferecer meios que entregam a mesma qualidade com mais conforto e praticidade.
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Mais algumas vantagens que a Transformação Digital adiciona ao varejo:
- Satisfação – Os clientes buscam cada vez mais experiências melhores. Logo, quando a empresa consegue atender e superá-las, a possibilidade de satisfação com a marca é maior.
- Expansão – A internet tem infinitos meios para se explorar, tanto estratégicos, como o marketing, quanto em canais diferentes, que são os marketplaces e o e-commerce.
- Mais segurança – Recursos que utilizam a criptografia e armazenagem de dados em nuvem promovem mais segurança e diminuem os riscos de perda de dados.
- Redução de custos – A automatização de processos e a eliminação de burocracias otimiza o tempo e, consequentemente, reduz custos de produção.
Nesse contexto, a ONCLICK auxilia a sua organização no processo de começar a jornada digital, utilizando a tecnologia como a solução completa para melhorar a gestão da sua empresa a estar preparada para a Transformação Digital.
Por meio de um sistema conectado de gerenciamento, é possível integrar todas as operações, atualizar os processos, oferecer melhor atendimento ao cliente, além de contar com outros serviços para a tomada de decisão.