Vendas em múltiplos canais integram as novas tendências do mercado e já revelam seus desafios, principalmente quando tratamos da gestão e em como manter o padrão de eficiência frente aos concorrentes e seus consumidores.
Estratégia tida como lucrativa e de complexo gerenciamento operacional, a venda em múltiplos canais – que também é conhecida como omnichannel – requer atenção, boas práticas e cuidados para que os melhores resultados sejam obtidos.
Nos últimos anos, empresas de diversos portes e segmentos, focadas tanto no B2C quanto no B2B, estão priorizando a experiência do cliente. E, ao integrar as vendas de lojas físicas e externas com o e-commerce e o marketplace somado ao telemarketing, obtêm-se a multicanalidade entre o consumidor e a organização que possibilita uma experiência de compra diferenciada: o cliente escolhe por onde quer comprar e qual é o melhor meio para manter o seu relacionamento com a empresa.
Segundo uma pesquisa global feita pela consultoria McKinsey, compradores e vendedores estão mais propensos a comprar no ambiente online. E não para por aí: apenas em 2020, mais de 70% dos brasileiros pesquisados revelaram maior conforto ao negociar pelas plataformas digitais.
Apesar de proporcionar inúmeras vantagens para o seu negócio, como o aumento do ROI (retorno sobre investimento), a redução dos custos e a melhora o atendimento ao cliente, não podemos deixar de falar sobre os desafios da gestão de vendas em múltiplos canais.
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No início, ocorre quebras de paradigmas e transição de processos que compreendem gestão, treinamento e investimento. Além destes, podemos citar:
- Desafios técnicos relacionados a integração de canais: ao ser tratado como “um todo”, é necessário investimentos em tecnologias, capacitação de equipes e métodos para o gerenciamento integrado.
- Fidelidade volátil de consumidores: esforços maiores em estratégias de marketing e comunicação se fazem necessários diante uma variedade de opções, o que leva o consumidor a experimentar mais e fidelizar menos.
- Logística intensa e mais exigente: será preciso um controle de custos operacionais mais eficiente e de ponta a ponta, além de disponibilidade e atendimento ágil focado na experiência do consumidor e a constante evolução da concorrência.
- Estratégias de suporte ao cliente e pós-vendas: ágeis, focadas no consumidor e disponíveis em qualquer um dos canais da marca.
Para auxiliar seu negócio a gerenciar suas vendas em múltiplos canais, elaboramos um passo a passo. Confira a seguir:
- Escolha os canais que sejam mais alinhados com o seu propósito
Não é preciso estar em todos os canais disponíveis. Ao estabelecer uma estratégia multicanal na sua empresa, escolha aqueles que estão mais integrados ao negócio.
Uma loja física ligada a uma plataforma de e-commerce pode valer mais a pena do que a opção pelo marketplace já estruturado, ou vice-versa.
Pergunte para o seu público, por meio de pesquisas de opinião, quais combinações de canais são satisfatórias para ele.
- Estude o comportamento do consumidor
Não tenha pressa ao entender o seu cliente. Observe que estratégias e padrões são mais recorrentes do consumidor diante os canais e, a partir disso, será possível ter uma ideia dos próximos passos a seguir para conquistá-lo ainda mais.
- Estruture sua integração
Administre o desempenho das vendas em múltiplos canais de forma integrada, sem separações e de maneira panorâmica. Em outras palavras, será preciso centralização tecnológica de dados em um único ambiente para que os mesmos sejam armazenados, imputados e analisados de forma conjunta.
- Prepare seu time de vendas
Será essencial preparar sua equipe comercial para a estratégia multicanal. Por isso, invista em treinamentos, disponibilize recursos como ferramentas tecnológicas e até mesmo incentivos.
Com todos os colaboradores alinhados e compreendendo como as estratégias funcionam, cada um sabe o seu papel no processo de vendas.
- Invista em tecnologia focada em dados
Soluções integradoras dão maior mobilidade na hora de interligar canais e as equipes da empresa, além de potencializar operações e a capacidade de análise de dados. Desse modo, é importante contar com elas para gerenciar as vendas em múltiplos canais de forma ágil e dinâmica.
Outro ponto é investir em segurança da informação devido ao aumento do volume de dados administrados e possíveis brechas nos pontos de entrada e saída dos mesmos.
Empresas que estão aptas a gerir suas vendas no omnichannel de forma eficiente têm sua lucratividade potencializada e conseguem aumentar seu status mesmo em mercados altamente competitivos.
Ter mais canais de venda significa mais informações para administrar e, com a ONCLICK, você e seu negócio possuem todas as informações em um só lugar, conseguindo ter maior visibilidade e de maneira panorâmica da gestão para investir nesta nova tendência.Entre já em contato com a nossa equipe e conheça as nossas soluções ERP para o seu negócio!