A Black Friday é uma ótima oportunidade para o varejo e, por isso, é uma das datas comerciais mais importantes. Muitos consumidores esperam esse dia para fazer compras, aproveitando as promoções e os preços mais atraentes, movimentando as lojas.
Porém, além de ser um ótimo momento para alavancar as vendas, essa época também é importante para atrair e fidelizar mais clientes. Então, é preciso que as empresas foquem em estratégias para que os consumidores voltem a comprar na loja em outras oportunidades.
Essa pode não ser uma tarefa simples, mas preparamos este post listando 6 formas de fazer com que os clientes da Black Friday retornem à sua loja. Confira!
1. Não descuide do atendimento ao cliente
Um erro comum, cometido pelos lojistas, é não dar a devida atenção para o atendimento completo ao cliente. O foco, normalmente, é o momento da venda, buscando prestar todo o apoio necessário e fechar negócio, mas, para fidelizar o cliente, o relacionamento deve ser mais profundo.
Ofereça um bom pós-venda, peça feedbacks sobre a experiência e, caso o cliente retorne devido a problemas com a compra realizada na Black Friday, coloque-se à disposição e busque soluções efetivas, seguindo sempre às regras do Código de Defesa do Consumidor e garantindo todos os direitos previstos.
O segredo é mostrar para o cliente que a sua empresa se preocupa com a experiência dele e tem interesse em manter um relacionamento próximo, mantendo a qualidade do atendimento em todas as situações, incluindo os casos de reclamações. Se o cliente for mal atendido durante ou após a compra, ele dificilmente voltará à sua loja.
2. Respeite o intervalo de compra do cliente
Ver o cliente retornar à loja significa que a empresa fez um bom trabalho, mas é preciso ter calma para receber esse retorno. Antes de implementar qualquer estratégia de marketing para ofertar novos produtos, lembre-se de que é preciso respeitar o intervalo de compra.
Primeiro, você deve considerar os tipos de produtos comercializados e o perfil do cliente para determinar qual seria o prazo médio de recompra, que costuma variar entre 30 e 180 dias.
Isso não significa que você só deve se preocupar em se comunicar com o consumidor perto dos períodos de compras: o segredo é identificar o intervalo para aplicar estratégias de engajamento, para se aproximar e criar um bom relacionamento com o cliente, mesmo sem fazer novas ofertas.
3. Elabore uma estratégia de e-mail marketing eficaz
O e-mail marketing é uma ótima estratégia para manter a comunicação com o cliente e, também, enviar novas ofertas. Porém, o tipo de conteúdo enviado é a chave para o sucesso. Aqui, a dica é semelhante à anterior: os consumidores que esperam a Black Friday para fazer compras dificilmente estarão prontos para novas aquisições nos próximos dias.
Então, o foco inicial deve ser enviar agradecimentos e conteúdos que sejam relevantes para o cliente, como informações sobre a aquisição e o produto. Além disso, evite mandar vários e-mails logo após a Black Friday com promoções genéricas.
Uma boa dica é esperar um intervalo de 2 semanas, aproximadamente, para retomar as estratégias de vendas e iniciar ações referentes ao Natal: as condições especiais — principalmente de entrega, no caso de e-commerce — podem garantir a conversão do cliente e uma nova venda.
4. Ofereça produtos complementares
Investir no cross-selling e no up-selling são ótimas formas de encorajar o cliente a fazer novas compras. Verifique quais foram os produtos adquiridos, analise as informações sobre o consumidor e identifique outros itens que podem ser interessantes.
Por exemplo, se ele aproveitou a oportunidade para adquirir um livro, você pode ofertar os outros da coleção ou algumas opções que foram adquiridas pelos clientes que também compraram o título escolhido pelo consumidor. Se ele comprou um computador ou notebook, outros acessórios de informática podem ser uma boa aquisição.
A ideia é selecionar produtos que podem ser interessantes para o cliente em virtude da compra na Black Friday e oferecê-los. Para ajudar, você pode avaliar a possibilidade de dar descontos exclusivos para incentivar a conclusão da venda.
5. Oferte condições de compra mais vantajosas
Muitas vezes o consumidor deixa de fechar negócio por causa de algumas condições específicas, principalmente no e-commerce. O valor do frete, por exemplo, pode fazer o cliente abandonar o produto no carrinho e desistir da aquisição.
Durante a Black Friday, os abandonos também acontecem por outros motivos: problemas relacionados ao prazo de entrega, dificuldades para usar o site devido ao tráfego elevado ou, até mesmo, falta de condições para comprar o produto naquela data.
Se a empresa conseguiu coletar os dados do consumidor e identificar os produtos que ficaram no carrinho, essa é a oportunidade ideal para enviar um e-mail oferecendo condições vantajosas para ele fechar negócio. Isso vale para qualquer época: condições de pagamento mais atrativas são sempre boas estratégias para fazer o cliente retornar à loja.
6. Tenha promoções exclusivas para o cliente
Quem não gosta de desconto? Com certeza o seu cliente adora! Por isso criar promoções exclusivas para o cliente é um modo de incentivar o seu retorno. Um meio de fazer isso é ofertar um cupom de desconto (valor fixo ou porcentagem) para compras acima de determinado preço.
Se ele deixou um produto para trás porque não tinha achado as condições de pagamento tão boas, essa é a oportunidade de fazer ele repensar a decisão. Além disso, enviar esses cupons com um prazo de validade para o uso, ajuda a criar um senso de urgência que pode ser o diferencial na hora de converter a venda.
Isso funciona, basicamente, como uma recompensa: o consumidor que fez boas compras e gerou receita para a sua empresa tem mais chances de retornar à loja. Uma promoção especial para esses clientes pode ser o incentivo que faltava para fidelizá-los de vez e garantir novos negócios.
Como vimos, quando se busca a fidelização de clientes, é fundamental ter sempre como objetivo superar as expectativas e oferecer um atendimento de excelência. Por isso, depois de aproveitar a Black Friday para a captação de novos clientes, invista sempre em oportunidades atrativas e na manutenção do bom relacionamento para que ele retorne à sua loja.
Se você achou este artigo interessante e quer saber mais sobre o assunto, não perca tempo! Confira agora o nosso texto sobre como fazer um bom pós-venda no e-commerce para alavancar a sua marca!