O sucesso de um empresa depende, acima de tudo, do alcance de resultados positivos de forma contínua. Nesse cenário, o aprimoramento de todas as áreas é uma peça-chave para que ela se mantenha entre os melhores players e para sua sobrevivência no mercado.
Diante da necessidade de aumentar a eficiência da estrutura funcional, das operações realizadas na rotina do empreendimento, a gestão integrada se mostra como forte aliada para a conquista de um desempenho satisfatório.
Quer entender melhor como isso pode ajudar o seu negócio na prática? No post de hoje, abordaremos tudo que você precisa saber sobre a gestão integrada e as vantagens que ela oferece. Confira!
O que é e como funciona a gestão integrada?
A gestão integrada é uma poderosa ferramenta que tem como característica principal a conexão de dados a um único repositório. Com isso, é possível que um evento realizado na área de compras da empresa, por exemplo, envie informações online para outros departamentos interconectados, como o setor de estoque ou a contabilidade, permitindo maior confiança nas informações geradas.
Com os dados coletados em todo o processo de produção, é possível identificar cada detalhe ocorrido na linha do tempo. Isso permite que defeitos possam ser analisados e rapidamente corrigidos na própria fase de produção, garantindo que os próximos lotes sejam de melhor qualidade.
Assim, podemos concluir que o sistema de gestão integrada depende da tecnologia de um software atuando como uma ponte de ligação entre todos os departamentos de uma empresa, facilitando o planejamento e a execução das atividades. Ao investir nesse conceito, a organização alcança a melhoria necessária nos seus aspectos falhos, potencializando sua competitividade no mercado.
Qual a importância de contar com um software (ERP) para a implementação da gestão integrada?
Em meio à acirrada concorrência no cenário empresarial e à constante necessidade de melhorar o desempenho, a gestão integrada surge como um facilitador de processos — por diminuir a burocracia, otimizar o tempo de execução das tarefas, evitar desperdícios e estimular o potencial humano.
Hoje, a velocidade com que as coisas acontecem e se transformam exige análises e respostas em tempo real. As empresas em ritmo de crescimento e conquista de uma posição de credibilidade no mercado implementam a gestão empresarial integrada, pois necessitam obter informações online e atualizadas sobre todas as áreas do seu negócio.
Uma maneira eficaz de realizar essa tarefa é implementar ferramentas de ERP (Enterprise Resource Planning). Com o uso de um software ERP, é possível disponibilizar informações completas dos departamentos da organização em tempo real para as áreas táticas e estratégicas, permitindo que a tomada de decisão seja feita por meio de fatos e não por suposição.
Quais os principais benefícios de uma gestão integrada?
A gestão integrada permite melhorar os processos internos, realizar integração com clientes e fornecedores de forma eficiente e ter informações disponíveis para a tomada de decisão, permitindo rever a estratégia adotada sempre que necessário. E a boa notícia é que ela se adapta aos diferentes tipos e portes de negócio.
Quando bem implementados, esses sistemas de gestão permitem inúmeros benefícios. Dentre eles, podemos citar:
Otimização de recursos e processos
Com o auxílio de um software de gestão ERP, várias atribuições que antes eram feitas manualmente são automatizadas, o que confere maior agilidade no desenvolvimento dos processos, bem como a otimização de recursos, uma vez que as falhas e, consequentemente, os retrabalhos de determinadas atividades são reduzidos.
Apoio a tomada de decisões
O sistema de gestão integrada permite que o empreendedor e colaboradores tenham uma ampla visão de tudo o que acontece nas mais diversas áreas da empresa — é possível acompanhar desempenhos, emitir relatórios, gerar estatísticas. Enfim, ele oferece todo o amparo e segurança para a tomada de decisões mais assertivas.
Aumento da produtividade
A partir da automatização dos dados e processos, o andamento do fluxo de trabalho ganha agilidade, pois as informações importantes são compartilhadas com transparência e maior confiabilidade. Assim, as tarefas são executadas com maior precisão, e isso reflete diretamente no ganho de produtividade.
Quais os cuidados que a empresa precisa ter ao escolher e adotar um software de gestão?
A fase de escolha é muito importante e deve ser feita com critério. A sugestão aqui é visitar clientes que tenham a mesma área de atuação de sua empresa e utilizam do software que o empreendedor pretende adquirir.
Nesse sentido, buscar inspiração em outros cases de sucesso é uma fonte valiosa, pois assim é possível saber os pontos positivos e negativos do software e do suporte feito pelo fornecedor. Outro cuidado necessário é saber como está a saúde financeira do fornecedor do software e como ele está posicionado no mercado de trabalho, o chamado market share.
Além disso, também é fundamental verificar todos os custos envolvendo os módulos que o gestor pretende utilizar. No início pode parecer barato, mas a longo prazo o investimento pode se tornar inviável.
Os impactos sobre os recursos humanos na empresa (resistência), complexidade na customização e problemas técnicos são outros itens a serem considerados. Se todos os colaboradores não estão alinhados com o projeto, a sua incorporação pode enfrentar grandes obstáculos.
Mas por que tantos ERPs fracassam? O professor Sálvio Padlipskas, professor do centro de excelência em tecnologia FIAP, um dos mais respeitados do país, aponta alguns dos problemas mais clássicos:
- grandes modificações (customizações) de software padrão;
- estouro do escopo;
- implantação iniciada antes de se definir o escopo;
- falta de comprometimento máximo dos patrocinadores do projeto;
- falha no detalhamento dos processos na camada operacional;
- falta de envolvimento dos usuários operacionais;
- falhas de testes;
- falta de treinamento;
- falhas ao carregar os dados no sistema;
- deixar os testes para depois do “go live” etc.
Implementar a gestão integrada exige paciência e mudança de cultura da organização. Nesse sentido, o aprendizado e o envolvimento de todas as pessoas da empresa é fator fundamental. Para obter engajamento, a sugestão é compartilhar a estratégia definida com a equipe operacional, permitindo que sejam valorizadas as oportunidades de melhorias identificadas pelos colaboradores em todos os níveis organizacionais.
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