Por: Selma Kharfan
Tenho lido muitos textos e artigos, assistido vários vídeos sobre liderança. É impressionante como o tema é simples, mas ao mesmo tempo, complexo!
Simples, porque é basicamente seguir o bom senso (e muitas vezes, a intuição), para servir de exemplo para seus liderados; porém complexo, porque dentro do bom senso, temos muitas possibilidades.
O líder que deseja agradar todo mundo já está no caminho errado: sua função é conduzir a equipe para a direção esperada, mesmo que alguns não gostem ou não concordem!
O foco do líder deve estar em melhorar a vida do outro, fazer todo o possível para que o trabalho “flua” de maneira tranquila, atendendo as necessidades da empresa.
Ele deve ser a fonte de inspiração na sua equipe! Despertar no outro a vontade de fazer, servir de estímulo.
Muitas vezes os recursos (físicos, humanos, financeiros, etc) são escassos; cabe ser criativo e trabalhar com aquilo que tem disponível.
Para valorizar o que o liderado tem de melhor, é preciso conhecê-lo, entender em qual tarefa ele tem mais habilidade, saber quem é melhor em cada função.
Qualquer trabalho exige metas e resultados; para mensurá-los, é preciso conhecer as tarefas que a equipe executa.
O líder deve provocar o aprendizado constante de sua equipe, estimular para que aprendam algo novo todos os dias!!!!
“Grandes líderes não estão se preparando para o previsível conforto de ontem, mas para a realidade de hoje e todas as possibilidades desconhecidas do amanhã.” (Roselinde Torres)
Sobre a autora
- Selma Kharfan é gerente de Recursos Humanos da ONCLICK.