Em 2020, o hábito de fazer compras online se tornou recorrente pelas recomendações vigentes. As lojas físicas tiveram que passar por uma transformação digital para continuar lucrando. Já para este ano, a tendência foi de continuar a apostar no e-commerce, o que deu certo para muitas marcas. Por isso, é fundamental que as empresas se preparem para o segundo semestre do ano.
A NeoTrust realizou e divulgou um relatório sobre a continuidade de crescimento nas vendas online no Brasil. Segundo o estudo, foram registradas 78,5 milhões de compras em e-commerce no primeiro trimestre de 2021. Um total de 57,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A expectativa era de que houvesse uma redução na intensidade de expansão das compras online. Porém, o isolamento social continua vigorando e a pandemia teve uma nova variante surgindo. Por isso, o faturamento entre janeiro e março de 2021 foi de R$ 35,2 bilhões, um aumento de 72.2% em comparação com os mesmos meses do mesmo período de 2020.
Por isso, decidimos mostrar um panorama do ano de 2021 e o que esperar do segundo semestre. Continue nesse artigo e você verá:
- Motivos para o crescimento em 2021;
- Tendências para o e-commerce no ano;
- Setores de maior crescimento.
- Motivos para o crescimento em 2021
Ainda segundo a NeoTrust, o motivo para esse crescimento está relacionado às diversas promoções realizadas nesse período. Por exemplo, o Dia do Consumidor que é celebrado em março. Além disso, houve um novo agravamento da pandemia no Brasil. O que resultou em um novo fechamento ou redução da circulação nas lojas físicas.
De acordo com a análise da Ebit|Nielsen, o aumento também se dá pelo crescimento no número de consumidores e da consolidação dos e-commerces locais. Logo, também houve o fortalecimento dos marketplaces e uma melhoria na logística de entregas.
- Tendências para o e-commerce no ano
Para que a sua empresa continue a crescer e aumentar as vendas, é fundamental estar a par das tendências na área. Portanto, separamos as principais apostas para o segundo semestre de 2021 no e-commerce:
- Mais opções de Frete – Para o brasileiro, o maior motivador para realizar a compra é a possibilidade de frete grátis. Porém, quando é preciso pagar uma taxa pela entrega, é importante contar com mais de uma opção. Assim, o consumidor pode escolher o melhor para ele.
- Clubes de assinatura – Segundo a Betalabs o clube de assinaturas movimentou cerca de R$ 1 bilhão e em 2020 teve um crescimento de 12%. Essa tendência é uma forma dos clientes se comprometerem com uma assinatura para ganhar benefícios. Um bom exemplo é a Amazon Prime. Ao pagar o valor de R$ 9,90 mensais, os consumidores têm o direito a frete grátis nos produtos vendidos com o selo Prime.
- Variedade nos métodos de pagamento – Oferecer uma ampla variedade de métodos de pagamentos pode fazer com que o seu negócio se destaque no mercado. Ou seja, proporciona mais opções para os consumidores. Além disso, há aumento também a adesão das carteiras digitais no comércio eletrônico.
- Setores de maior crescimento
De acordo com a Konduto, foram seis os setores que mais cresceram no e-commerce desde o último ano. São eles:
- Brinquedos - 643,05%
- Supermercados – 448,09%
- Artigos esportivos – 187,90%
- Farmácia – 74,70%
- Games online – 58,46%
- Aplicativos de entrega – 55,66%
Em suma, o crescimento do e-commerce foi acelerado por conta da pandemia da COVID-19. Entretanto, esse não é o único fator para a popularidade desse tipo de comércio. A praticidade que ela traz aos seus clientes superam diversas opções que as lojas físicas possam trazer.
Mas, para continuar a crescer em 2021, devem apostar em algumas tendências para levar aos seus consumidores a melhor experiência. E nós, da ONCLICK, trabalhamos com parceiros de confiança que prestam consultoria para as empresas poderem fazer as melhores escolhas.