As operações corporativas estão sendo otimizadas ao passo que a digitalização avança. O objetivo é melhorar os processos internos das organizações, visando foco na qualidade, redução de tempo e oportunidades de expansão — e os módulos ERP são grandes aliados para atingir esses resultados.
Isso porque os sistemas ERP são um exemplo de ferramentas inteligentes aplicadas para melhorar a gestão de empresas a partir da integração das atividades de todas as áreas em um ambiente virtual.
Segundo um estudo recente realizado pela S&R, a Global ERP Solutions Market Insights, a previsão do mercado de ERP aponta para um crescimento significativo do segmento até o ano de 2026.
E a ONCLICK conta com sistemas ERP personalizados para atender todos os negócios e necessidades específicas, contando com funcionalidades e módulos exclusivos em cada um.
Mas, antes de conhecer os diversos módulos que um ERP pode ter, é importante saber o que são.
Leia também na ONCLICK: 5 motivos para adotar o ERP
O que é um sistema ERP?
ERP é um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas.
O objetivo é centralizar e gerir o fluxo de dados durante todo processo de desenvolvimento da atividade empresarial, integrando os setores da organização e possibilitando aos gestores acesso ágil, eficiente e confiável às informações corporativas, dando suporte à tomada de decisões em todos os níveis do negócio.
Ao utilizar o ERP na operação, os resultados e benefícios são significativos para o negócio, tais quais:
- Otimiza processos, refletindo em maior eficiência operacional, sem representar altos investimentos;
- Desburocratiza metodologias, simplificando a gestão de dados e informações;
- Aumenta o valor dos dados na tomada de decisão de seus negócios;
- Possibilita maior integração entre todos os setores, moldando-se para um ambiente único, visível e gerenciável;
- Proporciona maior facilidade em medir desempenho de suas ações, cumprindo prazos, reduzindo custos e aumentando a produtividade da empresa.
E para que servem os módulos do ERP?
Sendo um software modular por atuar com agrupamentos de diferentes funcionalidades no mesmo local, os módulos do ERP podem ser classificados como: operacionais, táticos e estratégicos.
Os módulos operacionais são aqueles dedicados às atividades rotineiras do negócio. Isto é, são responsáveis por oferecer apoio à gestão dos departamentos envolvidos nas operações do dia a dia. Os módulos mais comuns desta divisão são:
- Compras;
- Contabilidade;
- Contratos;
- Estoque;
- Faturamento;
- Financeiro.
Os módulos táticos são os que atendem setores específicos. Dentre os mais comuns, destacam-se:
- Automação comercial;
- Comércio exterior;
- Gestão de acervos;
- Plano de saúde;
- Gestão educacional;
- Gestão de transportadora.
Por fim, como o próprio nome já esclarece, os módulos estratégicos são aqueles que abrangem as funcionalidades que auxiliam nas questões de inteligência e planejamento do negócio. Os principais são:
- Gestão do relacionamento com os clientes;
- Gestão de processo;
- Gestão de indicadores;
- Gestão da cadeia de suprimentos;
- Gestão do conhecimento;
- Gestão do tempo.
Veja mais: Análise de dados e por que apostar nesta realidade
Seja qual for o módulo da necessidade do seu negócio, o ERP foi projetado para integrar a gestão de uma empresa. O tempo de realizar acompanhamentos externos em planilhas ou em vários sistemas passou e agora é hora de migrar as soluções para um software de ERP. E a ONCLICK é a sua melhor escolha.
Para conhecer mais sobre os módulos e funcionalidades de cada ERP da ONCLICK não deixe de acessar o site e entrar em contato com o time especializado!