Poder de compra, praticidade e melhores experiências de consumo. Estas são apenas algumas das vantagens do e-commerce para os clientes, que preferem realizar seus pedidos em apenas alguns cliques ao invés de se deslocarem até um espaço físico.
Entretanto, há um fator que ainda gera dúvidas e alerta no segmento de comércio eletrônico: a segurança. 6 em cada 10 brasileiros se consideram muito preocupados com o tema, conforme pesquisa realizada pelo Capterra.
O aumento contínuo de casos sobre fraudes financeiras, roubo de informações pessoais e clonagem de dados deixam os clientes apreensivos e mais cautelosos na hora de finalizar o carrinho no e-commerce.
Um exemplo real disto aconteceu no início de 2022 com a varejista Americanas. O grupo do qual a loja faz parte sofreu tentativas de ataques cibernéticos nas operações, as quais ficaram paralisadas por três dias — culminando em um prejuízo de mais de R$100 milhões diários.
Porém, mais além do impacto para a empresa, é preciso pensar que esse tipo de falha interfere diretamente na experiência do cliente e na imagem da marca perante ao mercado, uma vez que a repercussão no online é rapidamente difundida, chegando ao conhecimento público em pouco tempo.
Neste contexto, a preferência dos consumidores, em geral, se dá a lojas que possuem políticas de segurança claras e transparentes.
Aprofunde mais neste assunto aqui na ONCLICK: A relação entre segurança e experiência do cliente no e-commerce
Como garantir a segurança no seu e-commerce
Se você quer adicionar e transmitir mais segurança para os clientes no seu e-commerce, acompanhe as dicas para proteger a sua loja:
Segurança nos gateways de pagamento
Os gateways são sistemas de conexão que fazem ponte e ligação entre um ou mais usuários.
Especificamente sobre transações eletrônicas, esse método de pagamento é o responsável por intermediar a conexão de transferência de dados entre uma loja, o cliente e as instituições financeiras.
Com o avanço tecnológico e novos métodos de transações sendo criados, como o próprio PIX — meio de pagamento —, existem inúmeros gateways, como PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, entre outros.
Cada um deles possui políticas de segurança e sistemas antifraude diferentes, cabendo a cada lojista escolher o melhor para o seu comércio, seguindo os princípios básicos citados de segurança.
Rastreamento atualizado de entregas
Um dos maiores medos em uma compra online é não saber o andamento da entrega de um produto, ou mesmo se ele realmente será entregue.
29% dos consumidores não fariam compra online sem rastreio de entrega, segundo pesquisas da empresa 4over.
Por isso, ter integração de sistemas entre loja e transportadora é necessária no contexto de mais segurança, pois evita conflitos na comunicação, permite obter dados sobre a entrega e garante visibilidade gerencial das operações de envio.
Sistemas como ERP fazem a integração completa de setores para se ter mais controle e transmitir mais segurança aos clientes da plataforma de e-commerce.
Com ferramentas automatizadas de rastreamento como esta, as informações em tempo real permitem identificar os problemas e apresentar medidas assertivas.
Adote uma política de privacidade
Além de ser obrigatório por lei, ter uma política de privacidade transmite mais segurança ao cliente.
Para tal, a empresa deve garantir ao menos três princípios básicos:
- Confidencialidade: o acesso às informações deve ser autorizado apenas aos responsáveis por cada atividade.
- Integridade: os dados devem manter seus formatos originais, sem alterações ou manipulações.
- Disponibilidade: a informação deve estar sempre disponível para acesso.
Leia mais: LGPD e e-commerce: como adequar sua empresa
Vale citar que todos esses tópicos devem ser concentrados em um local que seja de fácil visualização na sua loja, para que todos tenham acesso e conheçam as políticas de segurança e compliance vigentes.
A segurança digital é um item fundamental, tanto para gestores quanto clientes que consomem online. Após essas dicas, você verá a diferença que este investimento pode trazer para a sua empresa.
Para alavancar ainda mais as suas operações com o enfoque na melhor experiência do seu cliente e desenvolvimento do seu negócio, a ONCLICK faz o suporte completo da sua jornada digital. Com softwares consistentes de gestão e funcionalidades para o seu e-commerce, encontre na ONCLICK a solução para o gerenciamento de varejo.