Experiência phygital na prática: saiba como implementar no varejo

experiencia-phygital

Todos os setores passam por mudanças quando uma nova tecnologia ou tendência entra nos radares dos tomadores de decisões ou do próprio público consumidor. E com o varejo não é diferente: a experiência phygital, que junta os ambientes físico (phygital, em inglês) e digital, já é uma realidade e precisa ser implementada pelas empresas que desejam se destacar no mercado

Neste cenário, é essencial integrar os dois mundos e aumentar – e melhorar – tanto a vivência do cliente dentro da jornada de compra, como a relação dele com a marca. Esses objetivos podem ser atingidos com uma boa dose de tecnologia em conjunto com análise de dados. 

Daqui para frente, um fato já é certo: o caminho para o varejo é o dos multicanais com foco na experiência phygital – no qual os canais físicos e online são complementares entre si, e não concorrentes. 

Segundo uma pesquisa divulgada pela Opinion Box, que mapeou os hábitos, necessidades e ambições que vão nortear as tendências de mercado para o varejo brasileiro em 2023, a experiência omnichannel, ou omnicanal (em que há integração da comunicação entre diferentes canais) agrada 84% dos consumidores. De acordo com esta parcela, a jornada do cliente na hora da compra precisa ser excelente para que uma verdadeira experiência phygital aconteça

O estudo ainda aponta que uma das experiências que mais agrada os clientes é a modalidade pick-up in store – realizar uma compra online e retirar em uma loja física. Além da facilidade para o consumidor, ela é positiva para as marcas, que têm mais um momento de contato com o cliente durante a compra. 

Mas, afinal, como colocar a experiência phygital em prática no varejo? Explicamos para você abaixo, confira!

Como implementar a experiência phygital no varejo

A experiência phygital é o futuro do varejo. Sua empresa pode estar preocupada com as metas de vendas, mas os consumidores estão ditando novas regras que transformam o funcionamento das varejistas. E caso não haja uma preocupação em atender às últimas necessidades, o crescimento da sua marca entra em alerta.

Mesmo realizando compras de forma virtual, por exemplo, o cliente ainda valoriza a possibilidade de manusear produtos, esclarecer dúvidas com atendentes (que não sejam robôs) e até mesmo ser aconselhado sobre o que comprar. 

Por outro lado, aqueles que compram em lojas físicas gostam da praticidade de provarem peças e outros itens, por exemplo, e terem suas mercadorias entregues na porta de casa.

Confira a seguir cinco dicas para colocar a experiência phygital em prática no seu negócio:

1. Tecnologia é a base para a evolução

Investir em tecnologia integra os ambientes físico e digital, o que aumenta a produtividade, a efetividade de gestão e a fidelização dos clientes. 

Atualmente, existe uma gama de elementos que possibilitam a criação de espaços integrados. Entre eles estão a conectividade, aplicações em nuvem, ferramentas que protegem informações, o 5G, o metaverso, o Big Data e a Inteligência Artificial

Esteja atento às tendências do mercado e dos indicadores para sair a frente da concorrência, aumentar o interesse de compra e proporcionar experiências únicas aos consumidores.

2. Conheça o seu público

Por meio de um estudo detalhado, analise as preferências dos seus clientes. O que eles esperam da sua marca? Qual a forma que eles mais compram? Quais são as suas faixas etárias? 

Essas são apenas algumas perguntas importantes para adequar a sua estratégia de venda e ter um nível de atendimento ao consumidor satisfatório e adequado em ambos os ambientes.

3. Adeque os canais de atendimento e as ferramentas

Após conhecer a fundo o seu público, fica mais fácil de entender quais canais têm mais a ver com a sua marca. É melhor escolher uma loja virtual, focar nas redes sociais ou criar um aplicativo? Em seguida, escolha os melhores softwares e ferramentas para que o seu negócio possa vender mais.

4. Seja omnichannel

Esta é uma das principais dicas para quem quer ter uma experiência phygital: seja multicanal. Ou seja, além da estratégia digital e do e-commerce, não se esqueça do ponto físico. Ser omnichannel é o ponto-chave que irá proporcionar uma experiência personalizada ao cliente.

Para tanto, use a tecnologia como aliada para aproximar ainda mais o mundo físico do digital, oferecendo uma experiência integrada e personalizada para o cliente. 

  • Aplique tecnologias de IA para analisar o comportamento dos consumidores e personalizar sugestões para esse público;
  • Utilize a realidade aumentada para permitir que o usuário “experimente” ou simule um produto de forma digital;
  • Invista em ativações por meio de QR codes e telas interativas para o acesso a informações detalhadas sobre um produto.

Essa integração de canais compreende todos os passos, que vão desde a seleção de produtos, venda e pagamento, até o pós-venda – permitindo que o cliente, por exemplo, comece uma compra no site e retire o produto na loja física, ou o contrário. 

Otimizar o seu site, criar um perfil para uma determinada rede social emergente ou oferecer promoções para as compras físicas são exemplos phygitais. 

Quando o assunto é integração, a ONCLICK ERP oferece um sistema tecnológico que permite interligar todas as áreas do seu comércio. 

Ter mais canais de venda significa mais informações para administrar e, com a ONCLICK, você concentra todos os dados em um só lugar – conseguindo ter maior visibilidade da gestão para investir nesta nova tendência. Acesse o nosso site e saiba mais!

A experiência phygital pode tornar uma simples compra em algo único e prático para os consumidores. 

Por isso, é preciso que as varejistas estejam atentas às mudanças tecnológicas e tratem as experiências dos clientes como um dos centros dos negócios. Essa operação pode revolucionar as empresas e elevar os níveis de satisfação dos compradores, culminando em sucesso certeiro para os empreendimentos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *