Quando falamos em vendas, certamente um dos maiores desafios está ligado aos métodos que são e devem ser utilizados para fazer com que os resultados tenham a maior eficiência possível. Aqui entra o conceito de gestão do ciclo de vendas!
Um ciclo de vendas é uma sequência de fases previstas, porém necessárias, para que haja a venda de um serviço ou produto. Eles podem ser feitos de forma diferente em cada empresa, produto ou serviço, sendo assim, praticamente nenhuma venda é exatamente igual à outra.
Todavia, identificar os estágios e as etapas que são mais importantes dentro de um ciclo ajuda a melhorar a eficiência de suas vendas, a crescerem seus números e também na aceleração dos processos de novas contratações e novos clientes para seu negócio.
Logo, um ciclo de vendas que possui um gerenciamento e está sempre em constante evolução é um ponto crucial para a manutenção e sucesso do seu negócio. Entretanto, para fazer uma boa gestão do ciclo de vendas de sua empresa, é preciso conhecê-lo bem para saber como ele funciona, fazendo assim com que o sucesso fique mais próximo.
Interessado em saber como alavancar seu negócio e fazer uma boa gestão do ciclo de vendas da sua empresa? Confira agora as principais dicas que te ajudarão a atingir seus objetivos com maior rapidez.
Faça um mapeamento detalhado
Antes de tomar qualquer decisão ou até mesmo começar a planejar uma gestão de um ciclo de vendas para torná-lo consistente, é necessário identificar os pontos que precisam ser melhorados ou inclusive aqueles que travam seu processo de negociação de venda para o cliente.
É necessário conhecer detalhadamente todas as fases do seu ciclo de vendas para ter condições de identificar os pontos de lentidão do processo. Eles podem estar presentes desde o modo como a empresa estuda o mercado de interesse e seus clientes, até a forma como ela divulga seus produtos e serviços.
Diminua a burocracia
A burocracia é um dos pontos que mais estão ligados aos entraves dentro de um ciclo de vendas. Negociações complexas normalmente podem envolver diversos setores dentro da empresa fornecedora e da empresa compradora — como o comercial, o jurídico e até mesmo o setor tributário.
Vendas do tipo B2B e B2C acabam envolvendo também, além dos passos comuns, contratos para garantir a manutenção de um tipo de serviço por um determinado tempo. Esses contratos inicialmente podem até parecer gerar mais burocracia, porém o trâmite entre as duas entidades acaba sendo exclusivo e tornando os processos menos burocráticos.
Outra ferramenta que também pode ser utilizada para auxiliar na diminuição da burocracia são as assinaturas eletrônicas, pois ao invés de ter que ficar transportando documentos fisicamente de um ambiente para outro, meios eletrônicos podem ser mais rápidos nesse tipo de situação.
Qualifique sua equipe de vendas
É extremamente importante ter uma atenção especial à sua equipe de vendas: treinamentos de acompanhamento devem ser feitos constantemente para que os resultados gerados sejam sempre melhorados. Alguns pontos devem estar sempre em desenvolvimento, principalmente quando estamos lidando com relacionamento e comunicação com os clientes.
É importante salientar que sua equipe de vendas também está ligada com a divulgação e marketing dos produtos e serviços de sua empresa. Logo, é viável capacitá-los da melhor maneira possível para que consigam prospectar e fechar novos negócios.
Aproveite o potencial do CRM
Utilizar softwares de gerenciamento de relacionamento com os clientes é uma boa opção para manter sempre uma boa base de dados. Essa forma de captar dados automaticamente e mantê-los sempre atualizados pode auxiliá-lo a tornar seus serviços, produtos e vendas cada vez mais exclusiva e personalizada, fazendo com que o potencial futuro de compras e prospecção seja cada vez maior.
Defina metas
É importante definir metas como o número de negócios que você deseja ter em cada etapa do seu processo de vendas, para que assim, a qualquer momento, possa avançar, recuar ou tomar decisões de forma mais precisa.
Definir metas para quanto tempo cada processo pode permanecer em cada estágio do seu ciclo de vendas é importante, já que é necessário torná-los ativos novamente.
Amplie seus canais de vendas
Existem diversos tipos de canais de vendas e é importante que você saiba como utilizar e como obter os melhores resultados possíveis com cada um. As vendas diretas podem até ser o principal tipo do seu negócio, porém, em muitos casos é necessário que você tenha um intermediador, assim seus serviços e produtos podem ser vendidos também como uma solução.
Procure fazer um estudo dos mercados em que você possa atuar além dos que você já ocupa e tente procurar novas parcerias, assim seus produtos e serviços abrangerão um maior espaço no mercado e de forma planejada.
Construa seus próprios diferenciais
Após conhecer bem seu modelo de vendas e fazer uma boa gestão dele, procure definir quais serão os pontos em que você vai trabalhar para ter os seus melhores diferenciais, aqueles pontos que sua empresa se destacará no mercado.
Construa estratégias também para que consiga avançar em cada etapa dentro do seu ciclo de vendas. Defina ainda em qual etapa do processo você apresentará o seu diferencial para que assim consiga concluir a venda da melhor forma possível e ainda manter seu cliente fiel e satisfeito.
Ter um bom ciclo de vendas dentro de sua empresa pode parecer complicado, porém, é mais simples do que você imagina. É importante sim procurar fazer uma gestão eficiente, pois por meio dela você conseguirá prospectar um número maior de clientes.
É válido lembrar que será necessário sim um esforço maior durante a coleta de dados e desenvolvimento da gestão, mas após a consolidação do seu modelo de trabalho, certamente os frutos dos seus serviços serão positivos.
E então, gostou do nosso post? Aprendeu bem as principais maneiras de como melhorar e ter uma boa gestão do ciclo de vendas na sua empresa? Aproveite a sua visita e assine a nossa newsletter para receber todas as atualizações diretamente em sua caixa de entrada!