Integrar todos setores da empresa é, de fato, uma das formas mais comuns de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao consumidor. No varejo, por exemplo, não adianta ter uma excelente equipe de vendas se a sua operação de caixa não funciona de forma adequada.
Hoje, o cliente observa a empresa como um todo. Ele não analisa apenas o custo-benefício em relação à concorrência e à qualidade dos produtos. Por isso, para se destacar é preciso entender as necessidades, desejos e objetivos do seu público. E cuidar do atendimento é a melhor forma de garantir resultados nesse sentido.
É claro que isso não é tarefa fácil, mas existem algumas dicas que podem simplificar esse processo. Então, é isso que veremos neste post! Continue lendo e confira como garantir a eficiência da gestão de caixa da sua empresa:
1. Treine a sua equipe de caixa
O treinamento é a peça chave para garantir um atendimento humanizado e profissional. O seu colaborador precisa conhecer bem a empresa, as funções que deve desempenhar e como atender bem o cliente.
Quanto a isso, foque na importância da cortesia, respeito e empatia. Quando o seu cliente é bem atendido, as chances de ele realizar um novo negócio com a sua empresa ou mesmo indicá-la para outras pessoas aumenta significativamente.
2. Dê autonomia para a sua equipe
A falta de autonomia da equipe de caixa pode ocasionar muitos problemas. Não existe nada pior para o cliente, por exemplo, do que ter que ficar esperando numa fila para outra pessoa vir resolver o seu problema.
Além disso, se a sua equipe foi bem treinada, não há razões para burocratizar os processos. Então, garanta que os operadores de caixa tenham autonomia suficiente para sanar as principais dúvidas dos clientes e, quando possível, solucioná-las de forma imediata.
3. Estabeleça normas para organização
A equipe de operação de caixa precisa trabalhar de forma organizada e manter certo padrão nas atividades. Inclusive, é necessário que os colaboradores mantenham o caixa e os equipamentos de trabalho limpos.
Estabeleça horários para intervalos, dando preferência para os períodos com menor fluxo de clientes. Evite também deixar mais de dois caixas vazios ao mesmo tempo — do contrário, pode ocorrer uma demora no atendimento dos clientes.
4. Crie um ambiente agradável
Um ambiente confortável garante que a sua equipe trabalhe de forma mais produtiva e com maior qualidade. Por isso, além de ser limpo, arejado e com temperatura agradável, o ambiente precisa ter todas as ferramentas em plenas condições de funcionamento.
Faça manutenções frequentes nos equipamentos de informática. Certifique-se, ainda, de que as cadeiras dos operadores de caixa sejam apropriadas para a sua função.
5. Faça um checklist antes de abrir a loja
Pode parecer bobeira, mas a checagem das condições de trabalho antes do início das atividades evita a ocorrência de desgastes no decorrer do dia. São procedimentos simples, mas que fazem toda a diferença.
Peça, por exemplo, para a equipe testar o sistema e as máquinas para pagamento em cartão de crédito e débito, verificar a existência de troco e se existe alguma pendência que pode atrapalhar o serviço.
6. Faça a emissão correta dos documentos fiscais
Existe uma série de questões burocráticas que devem ser observadas quando falamos em operação de caixa.
Em primeiro lugar, todas as empresas que comercializam mercadorias devem obrigatoriamente emitir nota fiscal. Caso a empresa descumpra essa determinação legal, estará sujeita a penalizações e multas, ocasionando desgastes e perda da credibilidade no mercado.
7. Organize o seu estoque
Para que o seu caixa funcione de forma adequada, é fundamental se atentar na gestão de estoque. Isso porque você precisa cuidar da reposição de mercadorias e ter um controle direto das vendas e eventuais perdas de produtos.
Com uma gestão de estoque bem estruturada, reduz-se a probabilidade de erros. Além disso, você garante que o negócio tenha sempre mercadorias suficientes para a demanda dos clientes. E, como estoque e operação de caixa precisam caminhar sempre juntos, a implantação de softwares de gestão integrados pode ser uma excelente opção.
8. Tenha atenção na satisfação do cliente
No varejo, o ambiente do caixa é um local muito propício para avaliar a satisfação do público quanto ao atendimento prestado. Então, utilize um sistema para que o cliente registre sua opinião.
Oriente também a equipe do caixa a conversar com o cliente e perguntar se pode auxiliá-lo em algum outro aspecto.
9. Faça a gestão diária do caixa
Após o encerramento das atividades da empresa, deve-se sempre fazer o controle do caixa para garantir que os lançamentos foram feitos da maneira correta.
Confira se o valor arrecadado corresponde ao total das vendas e verifique a quantidade de pagamentos em cartão. Com isso, você consegue identificar o lucro obtido no dia e já deixar o caixa organizado para o próximo dia de trabalho.
10. Invista em um bom software
Por fim, a utilização de sistemas para gerenciamento de operações de caixa auxilia todo o processo de organização da empresa, dando maior agilidade aos processos. É o caso dos chamados sistemas de gestão integrados — ou, simplesmente, ERP —, que garantem a automação das atividades de todos os setores da empresa.
Com um ERP, todos os setores da empresa passam a se comunicar de forma integrada. Assim, ao poupar tempo com essas questões operacionais, você consegue reservar tempo para focar em assuntos estratégicos da empresa.
O uso do ERP reduz ainda os índices de falhas e aumenta a qualidade dos processos, garantindo maior eficácia operacional. Além disso, os ERPs geram relatórios simples e assertivos que facilitam a análise da situação da empresa. Inclusive, muitos desses softwares possibilitam acompanhamento em tempo real por laptop, tablets e até celulares.
Enfim, a operação de caixa é uma excelente oportunidade de aproximar o seu cliente da empresa. Entretanto, como vimos acima, existem cuidados que devem ser adotados para assegurar a satisfação do cliente e resultados positivos para o negócio. Então, invista em treinamentos e análises de resultados para garantir que os objetivos da empresa sejam alcançados!
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