A cada dia, a Internet se faz mais presente nas dinâmicas de compra e venda do cotidiano. A facilidade de se pesquisar e comparar produtos, preços e condições é um atrativo que impulsionou o crescimento das modalidades de vendas on-line. E, entre as formas de se vender pela Internet, vender em um marketplace tem sido um bom negócio para lojistas de todos os portes.
No entanto, você sabe o que é marketplace? Se você quer diversificar as formas de ofertar seus produtos e melhorar a divulgação do seu negócio, confira agora mesmo como adotar essa modalidade pode ajudá-lo!
A seguir, explicaremos o que é marketplace e daremos alguns passos para começar a vender nessas plataformas. Confira!
O que é marketplace?
Diferentemente dos e-commerces, que são as lojas virtuais das empresas, em si, nas quais elas vendem seus produtos, os marketplaces são plataformas on-line que funcionam como um grande shopping virtual, no qual vários lojistas convivem. Nesses espaços, diferentes lojistas de diferentes segmentos podem ofertar seus produtos.
Entre os marketplaces mais conhecidos, podemos destacar: Amazon, Submarino, Mercado Livre etc.
Quais as vantagens dessa modalidade?
Em geral, a grande vantagem para os lojistas em adotar um marketplace está na garantia de visibilidade e divulgação dos produtos, gerando uma maior quantidade de visitas e de vendas para o negócio. Outro aspecto vantajoso reside nas garantias de segurança para as transações comerciais que essas plataformas proporcionam.
Além disso, adotando um marketplace, você poderá economizar com investimento em marketing e custos de manutenção de TI. Portanto, será possível reduzir custos e aumentar a produtividade sem abrir mão da escalabilidade.
Já para os usuários, as vantagens dos marketplaces consistem na facilidade de pesquisar e comparar produtos entre fornecedores diferentes, bem como na possibilidade de comprar diferentes produtos de diferentes fornecedores realizando um único pagamento.
Assim, podemos comparar a adoção de um espaço em marketplace com uma vitrine em um shopping virtual.
Como começar a vender em marketplace?
Agora que você já sabe o que é marketplace e conhece algumas das vantagens de operar com essa modalidade de vendas, veja algumas dicas para começar a trabalhar em uma dessas plataformas!
Defina o segmento a ser explorado e avalie a escalabilidade
É importantíssimo pensar, de acordo com o seu segmento de atuação, qual será a estratégia de vendas adotada. Com isso em mente, avaliando a escalabilidade, será mais fácil definir se a adoção de um marketplace vale a pena ou não.
Por isso, tente responder a algumas perguntas, como: os meus produtos são adequados para venda online? Ao adotar uma loja física, terei capacidade de gestão logística de atender esse novo fluxo de vendas?
Pesquise as plataformas e estude qual é a mais adequada para você
Antes de se inscrever para adotar uma plataforma, é fundamental que você conheça como ela opera. Ou seja, quais os procedimentos, condições e possibilidades oferecidos.
Além das grandes plataformas que promovem diferentes segmentos de produtos, como as citadas (Amazon, Submarino etc.), existem também, segmentos mais específicos, como moda, eletrônicos, livros etc. Dessa forma, vale a pena pesquisar para encontrar o que possa proporcionar melhores negócios para o seu empreendimento.
Providencie a documentação e realize o cadastro
Para finalizar o seu cadastro, seja qual for a plataforma escolhida, você terá que providenciar alguns documentos para validação.
Esse é um procedimento burocrático necessário para proteger tanto a plataforma contratada, quanto lojistas e clientes, suprimindo possíveis fraudes e evitando que empresas incapacitadas causem problemas para a plataforma e os consumidores.
Cadastre e integre produtos
Uma vez dentro da plataforma, é hora de ofertar os produtos. Para isso, será necessário fazer os cadastros com preços, imagens e condições de pagamento.
Nos casos em que o negócio já tem uma plataforma de e-commerce, é possível integrar os produtos já cadastrados. Existem algumas empresas no mercado que se especializam em prestar esse serviço de integração e facilitam a gestão de estoques, catálogos e pedidos.
Acompanhe a concorrência
Acompanhar a concorrência é uma prática que deve ser contínua, principalmente para aqueles que trabalham com o mesmo segmento de produtos e serviços. Essa prática pode fornecer bons insights para melhorar a oferta de produtos, a organização e ainda indicar tendências do mercado e novas tecnologias e práticas a serem adotadas.
Mantenha o equilíbrio
Principalmente no caso de o seu negócio já estar estabelecido com as vendas na loja física ou no e-commerce, é recomendável que a entrada em uma plataforma de marketplace seja gradual e planejada. Do contrário, você pode se encontrar em apuros ao não conseguir mais atender a todos os canais de vendas com a eficiência desejada.
Logo, o planejamento e o controle das vendas e do estoque é imprescindível para que o investimento em um marketplace não seja um tiro que vá sair pela culatra.
Cuide do atendimento
Em qualquer modalidade de venda, a qualidade, a agilidade e a eficiência do atendimento são os fatores mais determinantes para a satisfação dos clientes. Hoje, pela facilidade de pesquisar e comparar os produtos, a relação entre consumidores e vendedores se tornou mais dinâmica. Dificilmente, clientes vão até a loja para pesquisar, comparar e informar-se com os vendedores sobre os produtos.
O papel do empreendimento passa, então, a ser focado na solução de problemas e na gestão pós-venda. Portanto, é preciso tomar algumas precauções para que os produtos sejam rapidamente entregues sem perder em qualidade e também criar formas de se conectar aos clientes no pós-venda, para adquirir informações sobre satisfação, bem como esclarecer dúvidas e receber sugestões ou reclamações.
Essa prática simples pode ser a diferença entre fidelizar seus clientes ou perdê-los para a concorrência.
Ofereça diferenciais
Dentro das plataformas de marketplace, pela facilidade de pesquisa e comparação, é preciso oferecer algumas vantagens para destacar seu negócio dos concorrentes do mesmo segmento.
Por se tratarem de plataformas nas quais existe concorrência, muitas vezes, os preços praticados deixam de ser o diferencial mais desejado para dar lugar a alguns outros fatores, como condições de pagamento, cobrança de frete e agilidade de entrega. Sendo assim, ao avaliar a plataforma a ser adotada, atente para as possibilidades de sustentar algumas condições, como parcelamento, frete grátis e entrega em 24 horas — tais condições podem ser o seu diferencial frente à concorrência.
Agora, vender em marketplace parece bem mais fácil, não é mesmo? Então, se você quer se manter atualizado sobre o que há de mais atual na gestão empresarial, entre no Facebook e curta a página da ONCLICK para não perder nenhuma novidade!