O que caracteriza os processos administrativos de uma distribuidora

Administrar é uma prática que exige tomadas de decisão eficientes e embasadas em informações confiáveis. Em uma distribuidora, isso pode se tornar um grande desafio. Afinal, é preciso lidar com uma série de atividades diferentes e garantir o alinhamento entre elas no dia a dia da empresa.

É por isso que o conceito de processo administrativo se mostra essencial nesse ramo. Ainda assim, algumas dúvidas podem surgir ao implementá-lo em sua rotina. Pensando nisso, criamos este post para mostrar como são caracterizados os processos administrativos, quais são seus benefícios e como otimizá-los. Confira!

O que é processo administrativo?

O conceito de processo administrativo, na sua concepção original, se refere ao conjunto de atividades que possibilitam a transformação de insumos em produtos e serviços. Essas atividades estão interligadas, ainda que sejam interdependentes. Ou seja, são executadas individualmente, mas influenciam umas nas outras.

O objetivo de adotar esse tipo de conceito na rotina é simples: delimitar as atividades administrativas para que seja possível agir com planejamento e mensurar os resultados alcançados. Isso envolve, entre outras coisas, a otimização do uso dos recursos da empresa — uma das principais funções de qualquer administrador.

Os produtos e serviços gerados devem sempre atender às demandas dos clientes. Por isso, estamos falando de uma arquitetura de processos que se relacionam e podem ser divididos em quatro pilares principais: planejamento, organização, direção e controle.

Alguns estudiosos do assunto apresentam versões um pouco divergentes dessa divisão. Entretanto, é consenso geral que as diferenças não apontam para mudanças substanciais na estrutura básica dos processos. O importante é saber até que ponto esses quatro fatores implicam na otimização do funcionamento geral de uma empresa.

Planejamento

A grosso modo, o planejamento engloba as atividades que antecipam cenários e promovem planos de ações para um trabalho mais eficiente. É nele que são formuladas estratégias que reduzem os riscos identificados e promovem um aproveitamento maior das oportunidades.

Organização

A organização é o conjunto de subprocessos que visa identificar a melhor disposição possível dos recursos da empresa. Por isso, é feita com base no planejamento. Seu principal instrumento de ação é a modelagem de estruturas e processos.

Direção

Por sua vez, o processo de direção diz respeito à condução da empresa para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados. Nele, o papel desempenhado pelo líder gera impactos significativos. O alinhamento das estratégias e a motivação dos colaboradores, por exemplo, são de sua responsabilidade.

Controle

Por fim, o controle é o processo responsável por levantar dados que gerem informações relevantes para o monitoramento e a direção da empresa. O desempenho organizacional e a produtividade são dois exemplos de fatores que precisam ser acompanhados de perto para que a organização se mantenha no rumo certo.

Vale destacar que só pode ser controlado aquilo que foi previamente planejado. Imprevistos na direção e no controle costumam ser sinais de que houve falhas no planejamento.

Quais são os benefícios de estabelecer processos administrativos?

Os quatro principais processos administrativos descritos acima dizem muito sobre o potencial desse tipo de abordagem. Diversos benefícios podem ser conquistados pela empresa, a começar pela capacidade de gerenciar dados reais e confiáveis.

O mercado atual é extremamente competitivo e não há nele espaço para atuações baseadas no feeling dos administradores. É preciso agir com estratégias sólidas que permitam a automação dos processos, visando sempre um funcionamento com base em planejamento e controle.

Assim, o estabelecimento de processos administrativos é o primeiro passo para garantir que sua empresa não navegue às cegas no mercado em que atua. Eles oferecem mecanismos para identificar as demandas dos clientes e quais as melhores ações para entregar um produto ou serviço que atenda a essas expectativas.

Já na execução das atividades em todos os setores da empresa, são os processos administrativos que permitem a definição de indicadores e o acompanhamento do trabalho realizado. Não se trata apenas de avaliar visualmente aquilo que está sendo feito — é preciso levantar dados, gerar relatórios e executar análises para chegar a conclusões relevantes.

Se certos procedimentos estão gerando custos altos, criando gargalos, atrasando a entrega ou comprometendo a qualidade do produto final, isso será identificado. Da mesma forma, será possível criar estratégias para corrigir as falhas, reduzir custos e gerar uma cultura de melhoria contínua dentro da empresa.

Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados. Não basta apenas adotar processos administrativos e segui-los à risca — é fundamental implementar práticas de otimização desses processos, ajustando-os à realidade da sua empresa e às novas demandas do mercado.

 

Como otimizar processos administrativos?

Algumas práticas podem ajudar a estabelecer processos administrativos mais eficientes. Entretanto, isso não é tudo. Uma rotina empresarial adequada também é importante para garantir que haja um ambiente propício à adoção de estratégias que funcionem como esperado. Por isso, fique atento e implemente em sua empresa as dicas destacadas a seguir.

Faça um planejamento de rotina

Não basta ter apenas um planejamento estratégico — é preciso garantir que a dinâmica interna da empresa seja organizada e fluida. Por isso, estabeleça as atividades de cada setor e cada funcionário, descrevendo o que deve ser feito, quando deve ser feito e por quem.

Adote procedimentos padronizados

O ponto anterior nos leva à necessidade de optar por procedimentos padronizados, pois eles ajudam a manter a organização no dia a dia. Em uma distribuidora, por exemplo, a logística desempenha um papel fundamental, impactando outros setores. Por isso, seus processos devem ser descritos detalhadamente, de forma que haja planos de ações para a rotina dos colaboradores.

Sempre que uma atividade é padronizada, o tempo de execução tende a ser reduzido e a qualidade aumentada. Essa prática faz com que os funcionários dominem suas funções e as exerçam com mais agilidade e precisão.

Estabeleça metas realistas

Objetivos estratégicos são fundamentais para guiar a empresa no mercado, mas podem ser abstratos demais para a visão dos colaboradores. É preciso trabalhar com métricas mais próximas à realidade de cada um. Por isso, nada substitui a utilização de metas específicas para cada setor (e cada funcionário).

Distribuidoras trabalham diretamente com clientes e fornecedores o tempo todo. Por isso, a gestão do estoque é uma prática que influencia diretamente na saúde financeira da empresa. Isso faz com que seja necessário estabelecer metas para, por exemplo, o cadastramento de itens, a reposição de produtos, a checagem das entregas feitas etc.

Cada setor tem seus próprios objetivos. Em cada um deles, as metas devem representar parâmetros reais e quantitativos para que os funcionários acompanhem o próprio desempenho.

Invista em tecnologia

Utilizar um software de gestão de processos é essencial para qualquer empresa que visa atuar com excelência. Hoje, não há espaço no mercado para ferramentas obsoletas, como planilhas ou agendas comuns. É preciso investir em sistemas desenvolvidos especificamente para garantir planejamento, organização, direção e controle.

O objetivo é automatizar também os processos de gestão. Administradores e gerentes devem contar com uma plataforma que unifique os dados, gere relatórios e permita o acompanhamento em tempo real daquilo que ocorre em cada setor da empresa.

Organizações que ignoram essa questão tendem a perder gradativamente seu espaço no mercado. Por isso, invista em tecnologia e garanta que cada processo administrativo se torne um diferencial competitivo frente à concorrência.

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