5 passos para você aplicar as Metodologias Ágeis no seu negócio

Você tem interesse em agilizar os processos da sua empresa e evitar imprevisto sem perder a qualidade do produto final que é entregue aos clientes? Então, o que você precisa é adotar uma metodologia ágil nos seus processos. 

A filosofia ágil, que é a base para a metodologia ágil, é a grande oportunidade para as organizações entenderem que precisam readequar sua operação como um todo, driblando os desafios da gestão, mesmo que não saibam exatamente por onde começar.

Para isso, criaram-se propostas de processos mais curtos, com entregas em menos tempo, focando principalmente na melhoria e no alinhamento da equipe, que são as chamadas metodologias ágeis.

Do inglês Agile Software Development, esse conjunto de metodologias tem sua origem no desenvolvimento de software e no segmento de tecnologia da informação. 

Entretanto, hoje pode ser aplicado em projetos de qualquer área, por meio de estratégias do SCRUM – como sprints, reuniões diárias e análise constante para otimizar o tempo e a gestão da marca.

 A metodologia ágil sofre com menos desafios e falhas, além de ter mais chances de sucesso em relação às metodologias tradicionais

Saiba o que são metodologias ágeis e as suas vantagens no nosso post exclusivo e completo.

Segundo a pesquisa PMI’s Pulse of the Profession, feita pelo Instituto PMI, 73% das organizações globais já utilizam os métodos ágeis para gerenciar seus projetos e percebem uma notável melhoria nos processos internos.

Agora, como funciona na prática?

É fundamental entender que antes de implementar qualquer método ágil, é preciso que você faça uma análise completa da sua empresa, de forma a identificar os pontos positivos e negativos do processo como um todo.

Então, escolha a metodologia ágil que vá de encontro com as configurações da sua empresa e das questões a serem trabalhadas. Conheça as principais metodologias ágeis clicando aqui

Essa análise te ajudará não somente a escolher qual metodologia se adequa melhor à sua empresa, mas também te auxiliará nos novos processos, medindo resultados, detectando fragilidades e pontos fortes, que são informações essenciais para a elaboração de uma estratégia assertiva de gestão de negócio.

Porém, como aplicar uma metodologia ágil?

  1. Comece traçando seu objetivo. 

O objetivo da empresa deve ser agradar ao cliente e entregar o melhor produto para a demanda estabelecida, com o máximo de eficiência.

  1. Determine seus valores.

Transparência e melhorias constantes precisam ser valores predominantes.

  1. Otimize o trabalho. 

O trabalho deve ser coordenado por metodologias ágeis a partir de ciclos interativos e feedbacks de clientes. São essenciais para elaborar estratégias que dialoguem com o público-alvo e redundem em resultados positivos para a marca.

  1. Desenvolva sua equipe. 

O trabalho deve ser feito em times independentes que se auto-organizam, em que o gerenciamento ocorre de forma a capacitar os colaboradores a contribuírem com alta produtividade.

Para isso, a comunicação na empresa deve acontecer de modo horizontal, contínuo, claro, envolvente e aberto.

Se você planeja adotar uma abordagem de metodologia ágil, precisa também investir nas tecnologias que deem suporte para sua equipe atingir suas metas de sprint. E ao envolver toda a equipe, cada membro assume a responsabilidade e propriedade sobre a realização da meta do sprint.

  1. Elabore sua estratégia.

Depois de passar por todos esses passos, lembre-se: cada equipe e empresa tem necessidades e configurações diferentes. Mas para ter uma base de estratégia moldada na filosofia ágil, considere:

  • Ter o cliente (interno ou externo) como o centro;
  • Desenvolver ideias ousadas e sair do mais do mesmo;
  • Estabelecer regras e metas claras;
  • Concentrar-se nas métricas certas;
  • Investir na multidisciplinaridade;
  • Treinar a equipe e manter a colaboração;
  • Adequar-se às novas tecnologias;
  • Ter mais flexibilidade e resiliência;
  • Fazer uma consultoria;
  • Inspirar, sem copiar, de outros modelos de sucesso.

Portanto, personalize as informações para o que se encaixam melhor no contexto do seu negócio e forneça as estratégias para garantir que as atividades se complementem e a filosofia seja abrangente para criar sucesso de longo prazo.

Metodologia Agile é um tema cada vez mais relevante para organizações que buscam colocar em prática a transformação digital. 

Isto porque possibilita uma maior flexibilidade, agilidade e satisfação do cliente. 

Esses são fatores primordiais para ter sucesso nos negócios na Era Digital em um contexto de mercado que exige cada vez mais transparência, participação e comprometimento entre os setores, com uma estratégia abrangente e concisa.

A ONCLICK aderiu ao uso do Scrum, metodologia ágil para planejamento e gerenciamento de projetos, que tem pilares semelhantes aos seus valores: transparência, inspeção e adaptação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *