Você já pensou no que vai mudar no comportamento do consumidor depois da pandemia?
Em 2020, 7,3 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez no e-commerce, como mostram os dados da Ebit/Nielsen. Agora, além da internet estar recheada de novos digital buyers, termo em inglês para compradores digitais, também está provando uma mudança no comportamento do consumidor e essas tendências afetam diretamente as lojas físicas!
Para você se manter no topo, é fundamental estar por dentro de todas as tendências que têm se mostrado eficazes para sair na frente desse mercado cada vez mais competitivo.
Por isso, separamos cinco tendências on e offline que estão bombando lá fora e já ganham seu espaço no Brasil. Assim, você prepara a sua loja para um 2021 mais lucrativo.
- Shoppable
Você já assistiu algum programa e ficou pensando em qual loja foi comprada a peça? Pois agora, com a tecnologia do QR Code, será possível acessar essa informação enquanto estiver assistindo!
O shoppable permite que qualquer tipo de conteúdo (vídeos, artigos, imagens, etc) forneça uma oportunidade de compra direta, com opção de adicionar produtos ao carrinho ou para uma página de produto a partir do que se está visualizando.
Navegar pelo Instagram e comprar aquela camiseta que aparece na foto já é uma realidade para os brasileiros. Muitas pessoas fizeram a sua primeira compra online utilizando uma rede social com o isolamento social. O faturamento das lojas online cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, de acordo com pesquisa da Ebit/Nielsen.
Ao tornar o conteúdo “comprável”, as marcas permitem que seus clientes comprem instantaneamente os itens que desejam com o simples toque de um dedo.
- Personalização
Graças às tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Big Data, as pequenas lojas de e-commerce têm a capacidade de analisar dados gerados pelo site. Acessando esse tipo de informação, torna-se muito mais simples entender o comportamento do seu público e de quem está sendo direcionado para sua plataforma.
Assim, você pode oferecer opções de personalização de produtos e serviços e ir de encontro com o que o seu target está procurando.
A tendência é que os consumidores possam personalizar o seu pedido. Seja um produto customizado ou uma maior gama de opções de serviço de entrega, embalagens e formas de pagamento, quanto mais alternativas o internauta tiver, maior é a chance de fechar a compra na sua loja.
- Omnichannel
O brasileiro está comprando mais online sem abandonar outros canais! Segundo a 40ª edição da pesquisa Webshoppers (2019), feita pela Ebit em parceria com a Elo, o Brasil é o país com maior faturamento entre os da América Latina: 36% da população é digital buyer.
Pensando na pluralidade de canais onde o seu público pode estar que a experiência omnichannel se tornou uma das tendências mais importantes do varejo.
Omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e conectado de mais de um canal de comunicação, com o objetivo de aproximar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente.
Se você é empreendedor e está pensando em maneiras de atrair esse novo consumidor, invista em iniciativas omnichannel para o aumento de competitividade.
- Marketing sensorial
Sabe quando a gente ouve uma música ou sente o cheiro de um perfume que instantaneamente já nos remete a uma pessoa ou memória? Esses sentimentos nostálgicos são muito importantes na construção da nossa história.
Tornar a experiência de compra do cliente em algo positivo e atrativo será uma grande estratégia de venda em 2021. Com a pandemia, muitos consumidores passaram a dobrar a atenção para a organização e limpeza de um ambiente. Por isso, se sua empresa investir no marketing sensorial estará passos à frente de seus concorrentes.
É por meio desse recurso que você pode melhorar a experiência do cliente na sua loja física. Explore os sentidos dos consumidores (paladar, audição, tato, olfato e visão) com ações como música ambiente, espaço organizado, limpo e cheiroso, opção de degustação e o uso estratégico de cores para estimular a compra de produtos.
- Re-commerce
Um fenômeno que vem se tornando cada vez mais popular é o re-commerce. As marcas podem abusar da criatividade e se darem muito bem ao diversificar a oferta.
O re-commerce se refere à revenda de produtos de segunda mão
Segundo o relatório de revenda da ThredUP, marca Californiana de roupas seminovas e usadas, 64% das mulheres que compram moda estão dispostas a comprar roupas de segunda mão.
O comportamento do consumidor mudou, especialmente o dos mais jovens. Eles passaram a dar maior atenção aos valores por trás das marcas, o que inclui iniciativas sustentáveis e de consumo consciente. Essa mudança de mentalidade, combinada à uma crise econômica no país fez com que muitos brasileiros passassem a considerar a compra de itens usados.
A recompra traz oportunidades para pequenos vendedores e consumidores ávidos por novidades, que revendem peças que não querem mais para comprar novas peças – usadas ou não.
O re-commerce, assim como as outras tendências citadas, é uma aposta para novos empreendedores e para quem quer inovar no seu setor. Mas, além de saber como funciona e como pode ser aplicado eficazmente na sua empresa, é importante considerar como cada uma dessas tendências vai afetar o mercado brasileiro.
Então, acompanhe os nossos conteúdos para saber mais sobre as tendências para 2021 e como podem ser úteis para você. A ONCLICK também fornece todo o apoio necessário para que você desenvolva boas estratégias e aplique as tecnologias certas para automatização de processos e respostas assertivas.