Como aproveitar o crescimento do e-commerce?

A expansão do e-commerce foi uma das consequências dos primeiros meses atípicos de 2020, decorrentes da pandemia. 

Conforme os dados divulgados pelo índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie, houve um aumento de 137,35% das vendas on-line no Brasil. De acordo com a pesquisa, o hábito de comprar nas lojas virtuais cresceu 71% entre a população, resultando em um faturamento de R$ 27,3 bilhões. 

Para aproveitar esse mercado em ascensão, é essencial que as empresas entendam quais são os novos comportamentos dos usuários, adotando estratégias que diferenciem a sua marca dos outros concorrentes.

Por isso, o ponto-chave, agora, é entender o atual perfil do consumidor brasileiro.

Mas qual é esse comportamento?

Atualmente, os brasileiros preferem comprar com maior frequência produtos com preços mais baixos e de necessidade básica em uma única compra. Sabendo disso, crie estratégias que incluam descontos, variedade de preços e produtos de venda casada. 

Algumas ferramentas simples auxiliam nesse processo. O método OKR (Objectives and Key Results, em inglês) de objetivos e resultados-chave, por exemplo, é interessante, porque permite que o gestor crie metas trimestrais e avalie seu progresso constantemente. Também permite alterações, caso seja necessário, sem precisar reformular todo o plano de negócio.

O que fazer para diferenciar o seu e-commerce?

Proporcione experiência omnichannel

Além da qualidade do produto, o consumidor atual deseja receber um bom atendimento, ter uma experiência positiva e fazer parte de todo o processo de compra. E o formato omnichannel permite integrar as transações e as conexões com o público-alvo por meio de diversos canais.

Nessa configuração, os funcionários de cada canal são interconectados, a fim de manterem-se atualizados quanto às alterações nos produtos ou o nível de estoque. Neste caso, em específico, o estoque é compartilhado. 

Toda essa conexão entre áreas e equipes só é eficiente quando conta com um sistema de gestão ERP. Este promove a conectividade entre todas as informações e os responsáveis, atualizando-as em tempo real.

Por meio desta tecnologia, é possível integrar todos os canais de uma marca de forma fácil e objetiva. Aderindo a esta tecnologia, evitam-se erros e retrabalho na transmissão de informações entre a loja física e a virtual. Isso também facilita no controle de processos e resultados de ambas.  

Invista em marketing digital

Para potencializar o atendimento, a fidelização e o omnichannel, é importante que se adote estratégias de marketing digital. Elas colaboram para posicionar a marca no mercado e colocá-la entre os motores de busca. É isso o que fará as pessoas clicarem no seu site e não no de um concorrente.

Por todos os canais pelos quais o público passa, como redes sociais e aplicativos, as marcas podem estar presentes com ofertas e conteúdos interessantes. Ao entender esse comportamento e a busca por preços mais baratos com compras mais frequentes, você pode ser assertivo nas buscas on-line do seu público-alvo ao incorporar ofertas atrativas para alcançar seus potenciais compradores. 

Se sua loja está começando agora, preocupe-se em amadurecer o SEO até gerar um bom tráfego no site. Não acomode-se com Google ou Facebook Ads. Estratégias de SEO e marketing de relacionamento têm um retorno a médio e longo prazo, mas com um custo bem menor do que a de links patrocinados.

Ofereça benefícios para o consumidor

A praticidade, que é proporcionada desde o momento em que o possível comprador faz a pesquisa pelo melhor custo-benefício até o recebimento do produto ou serviço, é um dos pontos de destaque. Porém, ainda há muitos outros benefícios.

Se você não fornecer opções atrativas para seu público, outra empresa as fará. Os clientes estão de olho em quem oferece mais vantagens. Considere, então, a possibilidade de trocas, as diferentes formas de pagamento e frete, a personalização de compras, bem como promoções e descontos.

Para gerir o e-commerce, o ERP mostra-se como uma solução fácil e objetiva. Com ele, é possível obter visões gerenciais em tempo real que garantem praticidade nos processos, confiabilidade na tomada de decisões, mais eficiência e produtividade. Tudo isso de forma prática, automatizada e simplificada.

A ONCLICK te auxilia na gestão dos negócios, integrando as áreas, mostrando resultados e indicando estratégias. Há 20 anos no mercado, evoluiu na gestão de e-commerce ao oferecer uma solução completa para os clientes que buscam potencializar seus negócios na era digital e aproveitar o ritmo de crescimento acentuado. 

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