Abandono de carrinho: o que eu preciso saber a respeito do assunto?

O abandono de carrinho é uma das grandes preocupações dos donos de e-commerces. É necessário acompanhar esse indicador de perto e diminuir as desistências de compras, aumentando a taxa de conversão do negócio.

De acordo com uma pesquisa do E-Commerce Radar, a média de abandono de carrinho pelos e-consumidores brasileiros atingiu 82% no ano de 2017. Esse número é alto e demonstra a importância de detectar os motivos que causam essa desistência para, assim, criar estratégias para evitar o abandono.

Neste artigo, falaremos sobre os principias motivos para o abandono de carrinho, além de demonstrar formas para recuperar as vendas e diminuir essa taxa. Confira!

Quais são os principais motivos para o abandono de carrinho?

Vários motivos podem levar o consumidor a desistir da compra. Na sequência, mostraremos os principais fatores de desistência.

Valor do frete

O preço do frete é um dos grandes causadores do abandono de carrinho, principalmente quando essa informação só é disponibilizada no fim da compra. Ao se deparar com um valor acima do esperado, o cliente desanima e desiste de levar o produto.

Prazo de entrega longo

Poucas pessoas têm paciência para esperar por muitos dias pela entrega e esse também é um dos problemas logísticos das empresas. Caso você não possa garantir uma entrega rápida, avalie se vale a pena manter o produto no seu catálogo ou deixe claro o motivo da demora. Algumas empresas colocam prazos alongados para não sofrerem com atrasos, porém, essa estratégia contribui para a desistência da compra.

Poucas formas de pagamento

Por mais que o consumidor goste do seu produto, se a opção de pagamento que ele utiliza não estiver disponível, a compra não será realizada. Portanto, é fundamental variar as opções, permitindo que o cliente possa usar cartões, boletos e outras formas de pagamento.

Checkout complicado e demorado

Ninguém tem tempo para ficar preenchendo cadastros longos e milhares de informações antes de realizar uma compra. Além dos longos formulários, a quantidade de etapas também influencia no processo de decisão. Quando é necessário carregar mais de uma página para efetuar a compra, o cliente tende a desanimar e desistir.

O que fazer para recuperar essas vendas?

Essa é uma pergunta importante e que pode ajudar a aumentar o número de vendas do seu negócio. Ignorar esse processo é perder a oportunidade de vender e, consequentemente, ganhar mais dinheiro. Ainda que o usuário tenha desistido da compra, existem estratégias para recuperar essa venda.

A melhor maneira é entrando em contato com o potencial comprador. Se ele estava no seu site e tinha a intenção de comprar, é porque ele tem interesse no produto.

Uma das formas de realizar esse contato é por e-mail. É possível programar o envio do e-mail com uma mensagem personalizada a fim de lembrar ao cliente quais produtos ele deixou de adquirir. Para ajudar na escolha do usuário, é interessante enviar vouchers ou aviso de promoções, o que pode mudar sua opinião e trazê-lo de volta ao carrinho.

Outra estratégia interessante é utilizar o remarketing. Ele usa cookies para replicar anúncios personalizados do seu e-commerce em outros sites, baseado no interesse dos seus consumidores. Dessa forma, os clientes verão anúncios com os itens que olharam em sua loja, enquanto acessam outras páginas.

Isso funciona como um lembrete, que incentiva o usuário a retornar ao seu site e realizar a compra. Além de ser útil na recuperação do carrinho, o remarketing contribui para encorajar as pessoas que pesquisaram algum produto em sua loja a efetuarem a transação.

Como diminuir a taxa de abandono de carrinho?

Existem algumas estratégias que são eficazes para diminuir a taxa de abandono de carrinho. Conheça algumas delas!

Usar alertas de saída de página

Uma estratégia interessante é emitir alertas quando o cliente sinaliza que está saindo da página. Para ser eficiente, essa mensagem precisa oferecer alguma informação que mantenha o usuário no site. Isso pode ser feito por meio do oferecimento de um benefício, o aviso de que existem poucas unidades disponíveis ou mostrar que a promoção é por tempo limitado. Tais informações criam uma sensação de urgência, influenciando no processo de escolha.

Facilitar a recuperação do carrinho

Dê a chance para o cliente recuperar o carrinho atual em uma oportunidade futura. Talvez ele não esteja preparado para comprar no momento, mas poderá estar depois de algum tempo. Essa alternativa permite que ele retorne até a sua loja e recupere o que já fez, facilitando o processo de finalização da compra.

Investir em retargeting

O retargeting é a estratégia que consiste em abordar novamente o cliente com o conteúdo que ele já buscou anteriormente. Como o usuário já demonstrou interesse no produto, um pequeno incentivo pode fazer a diferença para ele se decidir. Entre algumas formas de fazer o retargeting, os e-mails e SMSs são boas alternativas que rendem bons resultados.

Facilitar a visualização do custo total do produto

O consumidor esperar ver o preço total do produto logo no começo da compra. Quando chega ao fim e encontra taxas ou valores adicionais, ele desanima e tende a desistir. Portanto, deixe as informações sobre o preço e o frete em um local de fácil visualização e disponível desde o início da pesquisa.

Ter um checkout simples e objetivo

As compras online têm como diferencial a praticidade, por isso, evite processos longos de cadastro e muitas etapas de preenchimento. Uma maneira de acelerar esse processo é incluir a opção de login por meio de uma rede social. Dessa forma, o cliente não precisará preencher quase nenhum tipo de informação antes de finalizar a compra.

Neste artigo, você descobriu quais são os principais fatores que influenciam nas altas taxas de abandono de carrinho e o que fazer para reverter essa situação. Melhorar a experiência do cliente de forma geral é fundamental para aumentar a probabilidade de decisão na hora da compra. Seguindo essas dicas, você pode conseguir melhorar os índices do seu negócio e fechar mais vendas.

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