5 motivos que levam ao abandono de carrinho e como contorná-los

As taxas de abandono de carrinho são uma variável preocupante para os e-commerces. Afinal, quanto maiores forem, menores são os números de conversão — o que impacta diretamente na lucratividade do seu negócio. Isso acaba gerando uma série de dúvidas sobre como é possível contornar esse tipo de problema e evitar prejuízos para a empresa.

Em geral, são alguns detalhes que podem causar a desistência de uma compra, mas, muitas vezes, existem causas mais graves. Independentemente da situação, o abandono de carrinho deve ser contornado para que seu negócio alcance o sucesso.

Dessa forma, neste texto, separamos 5 motivos que podem fazer com que seus clientes abandonem os carrinhos virtuais. Continue a leitura e fique por dentro de quais são eles!

1. Preço do frete

Talvez o preço do frete seja um dos principais motivos que causam o abandono de carrinho nos e-commerces. Mesmo que o seu negócio tenha as melhores ofertas sobre os produtos comercializados, é possível que, na hora de concretizar o pagamento, seu público fique desanimado ao conferir os custos que terá com a entrega das suas compras.

Dessa forma, o frete pode ser interpretado como um custo surpresa, já que, muitas vezes, ele só é explicitado ao cliente no exato momento de pagar pelos produtos. Consequentemente, isso gera um aumento na taxa de abandono de carrinho, na medida em que, ao observar os custos com o transporte, os consumidores acabam desistindo da compra.

Essa frustração ocorre em ambos os lados, com seu cliente ficando sem o produto e o seu negócio, sem vender. Com isso em mente, uma forma paliativa de nortear as decisões de compra para seus consumidores é colocar o valor do frete explícito antes mesmo de eles terem que realizar o login em sua plataforma.

Por outro lado, uma solução mais definitiva para esse problema, e que pode garantir um ótimo retorno para o seu negócio, é fechar parcerias de valor com transportadoras. Isso garante preços mais atrativos ao seu público e, consequentemente, melhora as taxas de abandono.

2. Ausência de opções de pagamento atraentes

Com toda certeza, uma das maiores frustrações do consumidor é encontrar o produto perfeito que atenda as necessidades dele, mas, na hora de pagar, as opções disponíveis o impossibilitem de comprar.

Voltamos a reforçar que preços atraentes e produtos de qualidade não são o suficiente para destacar o seu negócio e aumentar as vendas. É preciso pensar em todo o processo que seu cliente tem ao realizar qualquer tipo de compra virtual.

Dessa forma, as opções de pagamento devem conter taxas que permitam ao seu público o parcelamento sem um preço abusivo em cima do valor original do produto. Com isso dito, o ideal é que você procure por empresas parceiras de pagamento com as melhores condições adequadas à realidade do seu negócio e a dos seus clientes.

Quanto mais você facilitar nas opções de pagamento, certamente maiores vão ser os números de vendas em seu negócio. Com isso as taxas de abandono de carrinho deixam de ser uma preocupação na gestão do seu e-commerce.

3. Prazos muito longos

Ninguém gosta de comprar algo e ainda ter que esperar muito tempo para ter seu produto em mãos. O tamanho dos prazos disponibilizados pela transportadora pode ser o diferencial entre uma compra realizada e um carrinho abandonado no seu e-commerce.

A qualidade do serviço de entrega do seu negócio deve ter um ótimo equilíbrio entre preço e prazo, possibilitando satisfazer, até mesmo, seus clientes mais ansiosos. Existem opções de fretes expressos, que garantem a entrega mais rápida do que o habitual, servindo como alternativa para contornar esse problema.

Por isso, a melhor solução para quem sofre com esse mal é oferecer diferentes opções de entrega aos seus consumidores, possibilitando, inclusive, que o cliente retire no local se for o caso. O ideal é que você apresente todas as informações de forma clara e objetiva, evitando ambiguidade em relação ao prazo e orientando o cliente de acordo com os custos que a opção escolhida tem.

4. Falta de segurança

O medo de ter seus dados roubados e suas informações bancárias vazadas por pessoas mal intencionadas é uma preocupação real que os consumidores têm na hora de comprar online. Isso acaba refletindo diretamente nas taxas de abandono de carrinho do seu e-commerce.

Dessa forma, para evitar que sua loja virtual sofra com tantos abandonos, existem soluções efetivas que comprovam que seu empreendimento online é um ambiente seguro e protegido. Os certificados digitais, como o SSL, são essenciais para comprovar a credibilidade do seu e-commerce, garantindo que todas as informações usadas para realizar uma compra estão protegidas. Além disso, o depoimento de outros consumidores é crucial para transmitir a seriedade do seu negócio no mercado.

Esse tipo de ação pode ser incentivada por meio de reviews no seu site ou ainda nas páginas de redes sociais da marca. Com isso, o público passa a confiar mais nos seus serviços, reduzindo o número de abandonos e melhorando o sucesso do seu empreendimento.

5. Navegação confusa

A navegação confusa também é um mal que pode prejudicar todo o empreendimento. Um problema grave que atrapalha uma venda, por exemplo, são as páginas que guiam o cliente para o intermediador de pagamento sem nenhuma explicação anterior.

Um layout pouco amigável também impacta diretamente na confiança do público em relação ao seu e-commerce. Portanto, é preciso investir em um processo de navegação intuitivo e simples, que possibilite que seus consumidores se encontrem com maior facilidade nas páginas do seu empreendimento virtual.

Um ótimo recurso para esse tipo de problema são os textos de apoio. Eles auxiliam os clientes durante todo o processo de compra, dando maior confiança de que estão tomando as decisões certas nas suas páginas.

Pronto! Agora você conhece os principais motivos de abandono de carrinho e como é possível contorná-los. Para garantir resultados ainda melhores em seu empreendimento, recomendamos o uso de um sistema ERP. Essa é a maneira mais adequada de destacar seu negócio em um mercado altamente competitivo, possibilitando a integração da sua plataforma de e-commerce com diversos benefícios fundamentais para o seu sucesso!

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