O relacionamento com fornecedores envolve avaliar, organizar e gerenciar o vínculo entre sua empresa e os parceiros responsáveis por muni-la com insumos e serviços.
Cultivar uma boa relação com prestadores de serviços é uma excelente estratégia para fortalecer a imagem da marca no mercado. Assim, é possível reduzir custos e aumentar a qualidade dos produtos adquiridos.
Devido à importância dessa temática, separamos algumas dicas práticas para que os fornecedores se tornem verdadeiros parceiros de seu negócio. Continue a leitura!
Negocie prazos realistas
Na tentativa de fechar negócios, muitos fornecedores se comprometem com períodos de entrega muito curtos, mas, geralmente, não é possível dar esse tipo de garantia. Portanto, seja franco com seus parceiros em relação às suas necessidades.
Converse com eles e estabeleça, em comum acordo, datas de entrega que realmente possam ser cumpridas. Para serem realistas, os prazos precisam ser facilmente alcançáveis, pois qualquer atraso na entrega de matéria-prima impacta diretamente nos lucros de sua empresa.
Além disso, tal tipo de acordo é essencial para que o tempo de produção e entrega de sua companhia não seja prejudicado. E, ao criar uma relação comercial baseada na confiança e na qualidade, você evita desgastes para sua organização e fatores que geram a insatisfação dos clientes.
Fique atento às condições oferecidas
Antes de fechar o negócio, faça a análise das propostas e condições estabelecidas pelo fornecedor. Além dos prazos para entrega, não se esqueça de verificar os preços, os serviços oferecidos, as condições de troca, as formas de atendimento, entre outros fatores.
Em nenhuma hipótese, assine contratos ou quaisquer outros documentos antes de realizar a avaliação de cada um. Caso tenha dúvidas sobre alguma cláusula ou informação do contrato, procure o auxílio de um advogado.
Existem outros pontos que também devem ser observados antes do fechamento de um negócio. São eles:
- verifique se os dados da empresa, como nome, razão social e CNPJ, estão preenchidos corretamente;
- certifique-se de que todas as condições acordadas anteriormente com relação ao preço, às formas de pagamento e ao prazo de entrega estão no contrato;
- observe as condições de rescisão;
- não aceite nenhum documento com rasuras ou páginas em branco;
- assegure que as partes contratantes tenham legitimidade para a assinatura do contrato;
- guarde todos os documentos (recibos, notas fiscais etc.) referentes ao negócio em uma pasta específica. De preferência, para garantir uma maior segurança, faça também um arquivo digital.
Saiba que preço baixo nem sempre é a melhor opção
Apesar de o preço baixo ser muito importante para as negociações, ele jamais deve ser visto como fator determinante. Isso quer dizer que você não deve ignorar outras questões essenciais, como qualidade e cumprimento das obrigações do fornecedor, antes de aceitar um acordo.
Procure pelos prestadores de serviço que podem oferecer o melhor custo-benefício. Para tornar o processo mais seguro, você pode criar uma lista que contenha:
- os padrões básicos de qualidade dos produtos;
- o prazo de processamento de pedidos e entregas;
- a avaliação do fornecedor no mercado.
Se o único ponto positivo que determinado fornecedor tem a ofertar é o preço abaixo do mercado, talvez seja melhor pular fora e, assim, evitar problemas futuros.
Compartilhe informações
Para que o fornecedor se torne um parceiro, ele precisa estar alinhado com as necessidades e os objetivos da empresa. Para tanto, busque compartilhar informações e elaborar um planejamento de forma conjunta. Desse modo, ambas as partes conseguem identificar as melhores estratégias para aprimorar o relacionamento.
É claro que o objetivo não é compartilhar todo e qualquer tipo de dado, mas sim aqueles que interessem e possam melhorar a relação com fornecedores. Em alguns casos, pode ser interessante partilhar agendas, cronogramas, atualizações sobre transações, lançamentos de produtos e itens mais vendidos no mercado.
Por fim, crie um canal de comunicação direta, que facilite consultas e garanta uma maior agilidade ao processamento e à entrega de pedidos.
Valorize seu fornecedor
Sem o fornecedor, é impossível garantir o sucesso de seu negócio — ainda assim, ele costuma ser esquecido. Porém, é preciso enxergá-lo como um parceiro estratégico, afinal, quando uma venda é fechada com o cliente final, todos saem ganhando. Trata-se de uma relação que requer entrosamento e cumprimento de responsabilidades entre as partes.
Para manter um bom relacionamento com fornecedores, você deve mostrar que reconhece e valoriza o trabalho desses profissionais. Faça com que eles se sintam parte de sua organização.
Mantenha os pagamentos em dia
Pagar os fornecedores na data acordada é essencial para garantir um relacionamento saudável. Assim como acontece em seu empreendimento, eles precisam ter receita suficiente para arcar com despesas como pagamentos de salários, aluguel, água, luz, energia, telefone, internet etc.
Entretanto, caso exista algum problema que inviabilize a quitação dos débitos no prazo combinado, procure avisar seus parceiros o mais rápido possível. Seja transparente, informe as razões do descumprimento da obrigação e tente solucionar o problema o mais rápido possível.
Solicite feedbacks
O feedback é uma importante ferramenta para a identificação de pontos positivos ou daqueles que necessitam de ajustes. No relacionamento com fornecedores, seu papel é informar a empresa sobre a satisfação desses prestadores de serviço quanto à conduta e ao desempenho nas transações comerciais. Ou seja: trata-se de algo fundamental para a autoavaliação.
Há algumas formas de estruturar o feedback de forma eficaz. Confira quais são:
- peça feedbacks regularmente (uma vez ao ano, no mínimo);
- faça pesquisas anônimas para avaliar a equipe de compras em quesitos como cordialidade, negociação, presteza etc.;
- questione a satisfação dos fornecedores em relação à sua empresa;
- solicite que seus parceiros indiquem em quais aspectos a companhia precisa melhorar;
- por fim, peça para pontuarem as maiores qualidades/razões pelas quais seu negócio se destaca no mercado.
Como vimos, quando baseado no respeito, na confiança e no cumprimento de obrigações, o relacionamento com fornecedores evita atritos, garante a satisfação e aumenta os lucros das partes. Assim, mesmo que ocorra algum problema posteriormente, qualquer questão poderá ser resolvida com um diálogo aberto.
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