A gestão de um e-commerce é uma tarefa que requer estratégia. Para ganhar vantagens competitivas as lojas virtuais precisam captar informações do mercado, armazená-las e interpretá-las de maneira correta para que as tomadas de decisões tenham o máximo de exatidão.
No ambiente online todos os movimentos dos consumidores podem ser medidos, contudo, ele exige atenção especial para acompanhar e entender todas as informações.
É aí que entram os indicadores para e-commerce, mais conhecidos como KPI (do inglês, Key Performance Indicators). Eles auxiliam o empreendedor a reconhecer o progresso das vendas, da estratégia de marketing, bem como das metas de atendimento aos clientes, orientando as ações para a otimização dos resultados.
Apresentamos neste post, os principais indicadores de desempenho e como eles podem garantir uma análise realista do desenvolvimento do negócio. Acompanhe!
Valor médio por pedido
O valor médio por pedido (VMP) é um importantíssimo indicador para o comércio online, já que ele indica qual será a receita da loja.
O cálculo de VMP é feito da seguinte forma: somam-se todos os valores de vendas concretizadas no período e divide-se o resultado pela quantidade de pedidos realizados. Veja o exemplo a seguir.
Suponhamos que em um mês a loja virtual concretizou a venda de 200 pedidos no carrinho, gerando um total de R$ 8.989,00. O VMP será de R$ 44,94. Ou seja, esse é o valor médio que um cliente gasta por pedido.
Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI (do inglês, Return On Investment) é o principal KPI de resultados de uma operação, diz respeito ao valor recebido de volta em comparação com o valor investido no empreendimento.
É por meio dele que o empreendedor sabe se a loja está tendo um bom retorno financeiro ou não. Para calcular o ROI, utilize a fórmula a seguir:
ROI (%) = [(retorno do investimento – total de investimento da ação) / total de investimento da ação] x 100
O grande desafio é, sempre que possível, aumentar o ROI com o objetivo de tornar o negócio mais atrativo e rentável.
Tráfego no site
O tráfego no site é um indicador fundamental para aumentar as vendas. É preciso conhecê-lo para calcular a taxa de conversão e, com base no resultado, investir para atrair mais visitantes e fazer com que a venda aconteça.
Quanto mais visitas, maior a probabilidade de vendas e, portanto, maior a lucratividade. Uma importante ferramenta para conhecer e mensurar o tráfego é o Google Analytics. Ela é gratuita e tem alto índice de confiabilidade.
Fonte do tráfego
Esse indicador serve para saber de onde estão vindo os visitantes do site. Ele é ótimo para demonstrar como as suas ações de marketing estão funcionando.
Suponha que uma loja virtual está investindo no Google AdWords, com anúncios patrocinados, ao mesmo tempo em que está impulsionando campanhas no Facebook.
Com esse KPI é possível visualizar e analisar como cada ação está atraindo os visitantes — isto é, a quantidade de tráfego proveniente de cada investimento.
A partir daí o gestor consegue otimizar as estratégias, potencializando as que apresentam os melhores resultados. Para tanto, a ferramenta a ser utilizada também pode ser o Google Analytics.
Taxa de conversão
Um dos indicadores para e-commerce considerado essencial é a taxa de conversão, que diz respeito à efetividade da loja online em fechar negócios.
Para calcular a taxa de conversão, basta dividir a quantidade de pedidos concretizados pelo número de visitantes, em determinado período, e depois multiplicar o resultado por 100 para obter o valor em percentual. Por exemplo:
Digamos que a loja recebeu 20 mil visitas no mês. E nesse mesmo período teve um total de 400 vendas. A taxa de conversão do e-commerce foi de 2%.
Isso permite analisar se as estratégias utilizadas estão de fato convertendo os potenciais consumidores — visitantes do site — em clientes reais. Assim, com base nesse indicador é possível montar um plano de ação, identificando o que pode ser mantido e o que deve ser alterado ou até mesmo descontinuado.
Taxa de rejeição
Assim como é importante conhecer a taxa de conversão, igualmente, é saber a taxa de rejeição do e-commerce. Tal KPI refere-se ao percentual de visitantes que saem do site imediatamente, sem navegar por outras janelas.
Isso pode acontecer porque não encontraram na loja aquilo que estavam procurando ou ainda, porque se depararam com alguma dificuldade na utilização do site.
Esse indicador calcula-se da seguinte forma:
TR = (total de visitantes que abandonaram o site / total do tráfego no período) × 100.
Se o e-commerce apresentar uma taxa de rejeição muito alta, é o momento de rever alguns aspectos fundamentais para o bom desenvolvimento do negócio, tais como:
- design da página;
- disposição das informações;
- erros do site;
- processo de checkout complexo;
- links quebrados;
- navegabilidade.
Taxa de abandono de carrinho
Altas taxas de abandono de carrinho precisam ser analisadas. Ela ocorre quando o cliente escolhe os produtos, enche o carrinho e abandona a transação no momento de efetivar o pagamento, ou seja, não finalizam a compra.
Isso pode acontecer por vários motivos, como:
- incerteza sobre a compra;
- insegurança;
- poucas opções na forma de pagamento;
- alto custo do frete;
- excesso de dados para serem preenchidos no cadastro;
- prazo de entrega muito longo.
Há ainda casos de pessoas que podem estar apenas pesquisando o valor do frete, analisando um cupom de desconto ou algo parecido.
Para calcular esse indicador, use a fórmula:
TAC = (total de abandonos / total de compras iniciadas) × 100.
A taxa de abandono de carrinho não deve ficar acima de 65% (valor de referência). Caso isso aconteça, é preciso repensar o funil de vendas e analisar as ações estratégicas, além de verificar todo o processo de compra da loja virtual.
Custo de aquisição de cliente
O Custo de aquisição de cliente (CAC) é um indicador que analisa o investimento em cada uma das estratégias para converter um lead em cliente. Isto é, qual entre as várias ações têm apresentado os melhores resultados.
O cálculo é obtido por meio do total investido e do número de novos consumidores gerados no período. A fórmula é a seguinte:
CAC = total de investimento realizado na estratégia / número de novos clientes
Desse modo, é possível mensurar os resultados de diferentes estratégias, descobrindo as melhores opções e estabelecendo o que deve ser prioridade.
Como você pode perceber os indicadores para e-commerce são muito importantes para fornecer um panorama completo sobre o desempenho da loja virtual. Para otimizar o potencial do negócio online, é preciso medir, prever de forma correta, medir novamente e sempre.
Agora que você já conhece os principais indicadores para e-commerce, que tal acompanhar mais conteúdos como este e ficar sempre por dentro das novidades? Siga-nos nas redes sociais, estamos presentes no Facebook, LinkedIn e Youtube!