Curva ABC: como aplicá-la para melhorar sua estratégia de venda

Analisar o desempenho dos processos de um empreendimento é a peça-chave para alcançar um crescimento orgânico, no qual todos os setores caminham juntos e contribuem para a excelência do trabalho.

Nesse contexto, a curva ABC tem se mostrado uma importante aliada para se entender as expectativas do mercado e direcionar os esforços para as áreas mais necessitadas, garantindo uma atuação cada vez mais alinhada aos diferentes perfis de consumidores. Você conhece essa ferramenta ou já aplicou o seu conceito na rotina da sua empresa?

Para ajudá-lo a alcançar uma gestão de sucesso, elaboramos um post explicando tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira!

O que é e como funciona a curva ABC?

A curva ABC é uma metodologia de classificação e agrupamento de determinados fatores de uma organização, de acordo com o grau de relevância de cada item. O objetivo é entender quais os pontos necessitam de atenção especial para que os resultados da empresa sejam potencializados.

A técnica surgiu a partir da teoria desenvolvida pelo economista Vilfredo Pareto, que no século XIX realizou um estudo constatando que, à época, 20% da população italiana detinha 80% da riqueza do país.

Por esse motivo, a curva também é conhecida como Diagrama de Pareto ou Regra 80/20. Hoje, a curva ABC é utilizada para o controle e gestão eficiente de negócios no mundo inteiro, sendo aplicada em diversas funcionalidades, tais como:

  • na gestão de clientes em relação ao volume de vendas;
  • na administração do estoque;
  • no planejamento de vendas;
  • na lucratividade alcançada;
  • na programação da produção etc.

De que maneira ela é dividida?

O primeiro passo na realização do cálculo de uma curva ABC é a ordenação dos itens comercializados em três classes distintas: grupo A, com aproximadamente 20% do total; grupo B, com um percentual de 50%; e grupo C, entre 30 e 40%.

A partir daí, é preciso seguir algumas etapas até se chegar ao resultado final. O primeiro passo é definir o intervalo de tempo que será analisado — mensal, trimestral, anual. Na sequência, é hora de inserir em uma tabela todas as informações relacionadas ao estoque e respectivos custos, organizados em ordem decrescente de porcentagem.

Para as empresas que fazem uso de um sistema ERP, após os dados serem preenchidos, o software automaticamente gera um gráfico e ranqueia os produtos de acordo com o período selecionado.

Como aplicar a curva ABC para a gestão de estoque?

Incorporar a curva ABC no gerenciamento de estoque começa pela separação dos itens que causam maior impacto nas operações logísticas: via de regra, eles estão presentes em menores quantidades. Então para classificar os produtos, eles devem ser divididos em:

  • classe A — itens de maior importância, representando 20% da quantidade total e 80% do valor do estoque;
  • classe B — itens de importância intermediária, representando 30% da quantidade total e 15% do valor do estoque;
  • classe C — itens de menor importância, representando 50% da quantidade total e 5% do valor do estoque.

​Esses parâmetros servem para nortear a organização do seu estoque, mas podem sofrer variações de negócio para negócio.

Quais os benefícios que isso traz para o seu negócio?

Alinha o estoque com a demanda

Ao implementar o sistema de curva ABC, o gestor naturalmente terá informações mais precisas sobre o seu fluxo de mercadorias. Sendo possível detectar, por exemplo, quais são os itens que apresentam maior índice de saída, qual o nível de lucratividade de cada um deles, qual o período de intervalo e quantidades que eles devem ser comprados.

Então, de posse desses dados, é possível organizar o estoque de acordo com a demanda dos clientes — sem deixar uma grande quantidade de capital de giro parada, nem que falte mercadoria para a prestação de um serviço eficiente. É uma forma de evitar o excesso de produtos com pouca saída ou a escassez daqueles mais vendidos.

Gera informações mais seguras para a equipe de compras

Com os dados gerados pela curva ABC, a tomada de decisão do setor de compras se torna mais simples, pois eles têm uma ampla visão sobre a saída de cada item, o que permitem fazer aquisições inteligentes, mais adequadas com as estratégias de trabalho.

A tendência da gestão de estoque hoje é manter um mínimo viável a fim de otimizar custos, bem como evitar a perda de mercadorias devido a um encalhamento. O sistema proporciona justamente um melhor planejamento para que não ocorra o rompimento do equilíbrio entre a entrada e saída dos produtos.

Otimiza as operações logísticas

O cálculo da curva ABC também é uma importante ferramenta para a criação dos processos logísticos mais personalizados, de acordo com as características de distribuição dos produtos. Assim, o armazenamento, separação e entrega das mercadorias são potencializados, gerando não somente agilidade como também um melhor desempenho financeiro.

Contribui para campanhas de marketing mais assertivas

As vantagens da curva ABC refletem positivamente em diversos setores da empresa, e o marketing é uma das áreas que merecem destaque. Nesse sentido, a curva ABC proporciona um melhor entendimento do perfil dos diferentes tipos de clientes e, com isso, as campanhas de comunicação se tornam mais eficazes.

Como a ONCLICK pode ajudá-lo a aplicar essa ferramenta nas vendas?

A curva ABC é, sem dúvidas, uma ferramenta muito importante para direcionar as tomadas de decisões nas atividades diárias de uma empresa. Trata-se de uma tarefa relativamente trabalhosa, mas que proporciona resultados muito positivos.

Contudo a aplicação dessa metodologia pode ficar ainda mais fácil e rápida de ser concluída. Neste ponto, entram em cena as soluções em sistemas de gestão ERP, tal como as oferecidas pela ONCLICK.

Graças às tecnologias ERP, hoje o controle de estoque pode ser realizado a partir de um único sistema. Mais do que integrar informações, os ERPs permitem a criação automática da curva ABC, cuidando da classificação dos itens, os números de referência e valores unitários, a sazonalidade de cada um, dentre outras funções.

Como podemos verificar, a curva ABC é um método que proporciona o aprimoramento da performance empresarial, à medida que direciona melhor o emprego dos recursos e estratégias ideais para acelerar o crescimento.

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