Entrar em marketplace: entenda como vender bem nesses ambientes!

Com o permanente crescimento das vendas na internet, entrar no marketplace pode ser uma boa atitude para o seu empreendimento. Mas como em todo o negócio, é preciso tomar alguns cuidados e fazer um trabalho que trará os resultados esperados para essa atividade.

Em um mercado tão competitivo, o profissionalismo deve ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso. Além do cuidado e zelo do próprio empresário, a ajuda de um profissional deve ser determinante para o aumento das vendas e a maior relevância nesse meio.

Neste artigo, nós explicaremos o que é o marketplace, como ele funciona, além de dar dicas sobre os principais cuidados ao decidir investir nesse meio e, a importância de ter um especialista ao seu lado. Acompanhe a leitura!

Entenda como funciona um marketplace

Antes de você entender o funcionamento do marketplace, vamos definir o que ele é e como ele surgiu. Os marketplaces são plataformas online que funcionam de forma semelhante a shoppings virtuais, em que vários lojistas coabitam. Nesses ambientes, diversos empreendedores, de diferentes ramos do mercado, ofertam seus produtos. Alguns marketplaces conhecidos são a Amazon, o Mercado Livre e o Submarino.

O mercado teve início em 1995, quando a plataforma do eBay se lançou na internet. Depois dela, outros grandes operadores começaram a atuar na área, como a Amazon, trazendo mais possibilidades e reconhecimento dos clientes. No Brasil, também há empresas de sucesso e o mercado já é consolidado. Segundo uma pesquisa sobre e-commerce, o mercado de marketplace brasileiro movimentou 9 bilhões de reais só em 2014.

Desde então, houve um crescimento significativo nesse tipo de operação. Um dos pontos que permitiu a expansão é o fato de os clientes estarem interessados nos produtos que estão à venda. A possibilidade de poder comprar mercadorias dos mais variados tipos, no mesmo site, também contribui para o movimento nesse tipo de transação.

A velocidade e a praticidade dos negócios gerados pela internet, também favoreceram a consolidação desse mercado. Quanto mais tempo passa, mais os consumidores vão se convencendo dos benefícios de comprar online e mais espaço para o crescimento desse ramo é verificado.

Funcionamento

Assim como em um centro comercial tradicional, o marketplace oferece ao vendedor um espaço, naquele endereço online, para vender seus produtos e serviços. Como compensação, a plataforma escolhida retém uma porcentagem de cada venda. A porcentagem recolhida varia bastante entre as plataformas, ficando entre 9,5% a 30%. Quanto maior a visibilidade dos seus produtos, maior será essa taxa.

Além da porcentagem requerida, os marketplaces costumam estabelecer prazos para que você possa retirar o dinheiro conquistado com as negociações. Esse prazo pode variar de 2 a 45 dias, e ajuda a garantir que o serviço ou produto será entregue de acordo com o combinado com o cliente.

Conheça os principais cuidados para entrar no marketplace

Mesmo com as vantagens recebidas ao estar inserido em uma plataforma de marketplace, é necessário tomar alguns cuidados para alcançar os melhores resultados.

Procure a plataforma adequada

Antes de entrar no marketplace, é importante fazer um estudo para descobrir qual a plataforma ideal para a sua área de atuação. Entenda como ela opera, quais são as condições e o que é oferecido. Também é preciso fazer uma análise sobre se você pretende entrar em uma plataforma que tenha produtos de todos os segmentos, ou se prefere entrar em uma que tenha um segmento específico, como eletrônicos, moda, etc. Pesquise e escolha o que faz mais sentido para o seu empreendimento.

Cumpra os prazos

Dois dos maiores fatores que leva alguém a comprar na internet é a praticidade e a velocidade. Por isso, é fundamental ser uma empresa que consegue entregar os produtos dentro do prazo estabelecido na hora da venda. O cumprimento dos prazos cria confiança em seu negócio e pode gerar a fidelização dos clientes, resultando em mais lucros e reconhecimento.

Ofereça diferenciais

Em um ambiente que reúne vários vendedores, você precisa de algum diferencial que coloque o seu produto em destaque. Invista em promoções, descontos e sempre que possível, em frete grátis. Mas cuidado! Faça as contas de maneira responsável e veja se disponibilizando a gratuidade do frete você ainda consegue ter uma boa margem de lucro.

Preze pelo bom atendimento

Trabalhe de maneira que consiga encantar e fidelizar o seu cliente. Procure ser ágil e atencioso nas respostas, demonstrando que se preocupa com o consumidor. Quanto mais humanizado for o atendimento, maior a probabilidade do cliente se interessar pelo produto. Preste atenção também na usabilidade do seu negócio, preocupando-se sempre com a experiência do cliente.

Acompanhe a concorrência

Essa é uma prática que deve ser frequente, especialmente para quem trabalha com o mesmo segmento de produtos e serviços. Se você fizer um bom acompanhamento, será capaz de ter ideias para aperfeiçoar o seu negócio. Uma nova organização, melhorar a oferta de produtos, perceber novas tecnologias essenciais para esse ambiente são coisas que podem ser detectadas com a observação.

Reconheça a importância de um especialista

Ainda que você preste atenção nesses fatores, a contratação de um especialista na área vai otimizar o seu negócio. Alguém especializado poderá avaliar qual o potencial da sua loja e lhe direcionar para a melhor plataforma, dando os conselhos para que a sua empresa seja bem-sucedida.

O trabalho do especialista também é fundamental para auxiliar na sugestão de quais ferramentas são necessárias para o sucesso do e-commerce, ajudando a gerir os problemas de estoque e entregas. Não custa lembrar que o marketplace é uma ótima opção para alavancar suas vendas, mas é necessário planejamento, cuidado e conhecimento para realizar o melhor trabalho nesse ambiente.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é, como funciona e quais alguns cuidados que devem ser tomados ao entrar no marketplace, é o momento de ter atitude. Avalie o seu empreendimento, contrate um especialista e esteja preparado para os resultados positivos que essa atitude pode trazer para a sua empresa.

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