ERP ou CRM: como saber em qual investir para seu negócio?

Você provavelmente já ouviu falar em ERP e CRM, certo? Tanto um como o outro são softwares para gerir recursos empresariais e podem ajudar muito no desenvolvimento da empresa. Eles têm algumas semelhanças, mas é muito importante saber diferenciá-los.

Embora os dois sejam voltados para gestão empresarial, o CRM tem foco maior na relação da empresa com seus clientes. Basicamente, ele é usado para controlar informações e analisar diferentes estratégias de vendas. Já o ERP interliga todos os processos da empresa, tornando-os mais rápidos, eficientes e simples.

Ambos parecem interessantes, não? No entanto, é preciso analisar antes de decidir entre ERP ou CRM, ou, até mesmo, uma combinação entre eles. Então, veremos o que é preciso saber!

Como escolher entre ERP ou CRM?

Apesar do ERP e do CRM serem boas opções de sistemas para gerir um negócio, muitas vezes é preciso escolher entre um e outro. Existem vários empecilhos numa empresa que geram confusão na hora de decidir. Por isso, vamos ajudar você a analisar a situação para que consiga, ao final, decidir entre eles.

Talvez, depois de analisar a sua situação, você decida implantar ambos os sistemas. Essa é uma posição extremamente válida, já que um sistema complementa o outro em suas funcionalidades. No entanto, não há problema nenhum em optar por apenas um deles, afinal, veremos que cada um contribui com suas vantagens.

Identifique as necessidades do negócio

Primeiramente, você precisa identificar as necessidades do seu negócio. Se está sentindo que há uma certa dificuldade para lidar com os arquivos e as informações da empresa, é sinal de que está na hora de implantar um ERP. Na verdade, pode estar passando da hora de tomar uma atitude! Quando se trata de gestão, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Uma das maiores facilidades de um sistema ERP é que ele pode ser posto em prática em qualquer empresa. Seja a sua empresa grande, média ou pequena, pode ter certeza que há possibilidade de implantar o ERP. Assim, a organização será simplificada, possibilitando inclusive a correção de futuros erros.

Já o CRM é voltado para negócios focados em vendas, seja de produtos ou de serviços. Ao contrário do ERP, o CRM não é tão crucial no desenvolvimento da empresa. No entanto, é uma adição que auxilia a conhecer melhor os clientes e a controlar suas vendas. Se você acha que sua empresa pode lidar melhor com seus recursos, o CRM é uma boa opção.

Um ponto muito importante para se identificar na empresa é o quanto ela pode pagar por uma dessas soluções. Não há um preço específico para cada tipo de sistema, então é necessário que a empresa observe suas finanças e conheça as opções do mercado. Assim, é possível melhorar sem grandes prejuízos financeiros.

Conheça quais problemas são resolvidos por cada um

O sistema ERP, como foi dito, auxilia na gestão organizacional da companhia. Então, caso o conhecimento organizacional da empresa seja baixo, é possível aumentá-lo de forma ágil e eficiente. Além disso, o ERP atua na otimização de processos, deixando a produtividade elevada, e auxilia empresas que não possuem um alinhamento estratégico claro.

Um sistema CRM, por sua vez, melhora a performance das equipes de marketing e vendas. Dessa forma, o atendimento aos clientes pode ser feito de maneira padronizada, seguindo uma estratégia eficaz. Do mesmo modo que o ERP, o CRM proporciona um aumento na produtividade, nesse caso, especificamente das equipes de marketing e de vendas.

Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas diz respeito à falta de conhecimento da clientela e de sua jornada em busca de um produto. O CRM reúne informações acerca dos clientes que dizem em qual estágio do funil de vendas eles se encontram. Além disso, esse sistema também mantém um histórico de registros passível de análise para futuras estratégias.

Conheça suas vantagens

Ambos os sistemas contam com inúmeras vantagens quando implantados numa empresa. Conhecê-las é um passo muito importante para a sua decisão de escolher entre CRM ou ERP. Vamos ver algumas vantagens das duas propostas para que isso ajude você a entender qual se encaixa melhor nas condições do seu negócio.

Dentre as principais vantagens de um ERP, está a diminuição dos gastos em Tecnologia da Informação, já que há a integração dos processos em apenas um sistema. Outro benefício é o maior controle de estoque. Como todas as outras informações da empresa, os registros de estoque são geridos por meio do ERP, tornando as falhas dessa parte menos frequentes.

O sistema ERP também auxilia na gestão financeira da empresa, tornando-a eficaz e mantendo um maior controle do dinheiro que entra ou sai. Além disso, como foi visto no tópico anterior, um ERP melhora a produtividade dos diversos setores de uma companhia.

O CRM, por sua vez, apresenta outras vantagens interessantes ao ser implementado numa empresa. Ele promove uma redução de gastos significante, principalmente no que diz respeito ao consumo de papel. Consequentemente, a organização melhora, otimizando a busca por informações ou arquivos.

Além disso, o CRM é bem simples e prático de utilizar. Com o treinamento facilitado, seu uso pode ser mais eficiente, o que nos leva à próxima vantagem: o aumento nas vendas. O CRM proporciona um entendimento maior dos clientes, o que por sua vez, contribui na relação deles com a empresa, aumentando o número de vendas.

Como vimos, um sistema ERP ou CRM pode ser muito útil para gerir uma companhia, mas, para isso, é preciso identificar as necessidades da empresa previamente. Falta de organização, baixa produtividade, estratégias não eficientes, tudo isso afeta o ambiente empresarial de forma negativa. Para melhorar a situação, pode-se implantar um ERP ou CRM, ou mesmo ambos!

Implantar um sistema ERP pode melhorar muito o modo como os processos são geridos em sua empresa. O CRM, por sua vez, ajuda a controlar as vendas e a entender melhor o comportamento dos consumidores. Se você se interessou pelo assunto, contate a ONCLICK e fique por dentro dos nossos serviços!

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