Gestão da informação — Veja por que se preocupar com isso na sua empresa

Você já ouviu falar em gestão da informação? O foco em uma administração baseada em dados é cada vez mais presente dentro de empresas em todos os setores, principalmente aquelas que lidam com muitos processos de logística.

Para competir hoje, é preciso informatizar, digitalizar e otimizar a produtividade — todas as ações que envolvem o uso de informação para readequar estratégias de negócio.

Você está pronto para transformar a forma como você gerencia a empresa? Então confira este artigo que preparamos com tudo sobre o assunto.

O que é gestão da informação

Qualquer administrador de empresa trabalha com dados diariamente. São relatórios de performance, planilhas financeiras, pesquisas de mercado, hábitos de consumidores, etc. Isso não é novidade.

Entretanto, o que muitos empreendedores descobriram nos últimos anos é que usar a tecnologia para formatar, centralizar e disponibilizar esse tipo de informação cria uma série de vantagens que revoluciona a forma como se faz negócio. A integração da TI na coleta de dados e seu uso estratégico está iniciando uma nova era corporativa.

A gestão de informações não trata apenas de registrar processos. Ela é uma ação sistêmica e padronizada para coleta, cruzamento e análise, tornando esses dados um recurso importante na hora de tomar decisões empresariais. Quanto melhor for esse gerenciamento, mais seguro o gestor se sentirá para ajustar rumos e buscar novas estratégias com menos riscos.

Quais são suas vantagens para a empresa

Para definir ainda melhor o que é e o que faz a gestão de informações, que tal listar algumas das suas vantagens práticas na administração de uma empresa? Vamos entrar em mais detalhes.

Otimização de processos

A primeira transformação que uma gestão de dados eficiente promove é a reorganização interna de processos. Pense em uma distribuidora, por exemplo, que precisa lidar com um fluxo enorme de informações a todo momento — fornecimento, gerenciamento de estoque, logística interna, monitoramento de rotas, entre muitas outras etapas que se cruzam e se complementam.

A centralização no gerenciamento permite que todos esses dados sejam enviados, tratados e analisados de um ponto de vista só, capaz de contemplar toda a operação. Com uma visão tão ampla de negócio, fica bem mais fácil adequar processos problemáticos em busca de maior otimização.

Economia operacional

Essa otimização leva à economia. Uma gestão de informação eficiente cruza tanto dados operacionais quanto financeiros e encontra oportunidades para redução de gastos. Muito do desperdício dentro de uma empresa passa por processos pouco eficientes e essa pode ser a solução para acabar com o problema.

Competitividade de mercado

Processo otimizado e operação econômica resultam sempre em competitividade. A gestão da informação bem feita cria oportunidades para melhorar alguns selling points, como prazo de entrega, qualidade do atendimento, condições de pagamento e até o preço do seu serviço. Você imediatamente se põe à frente da maioria dos competidores, tanto nas vantagens quanto na confiança de mercado.

Benchmarks

Falando na concorrência, o uso de metodologias de gestão de informação como análise de Big Data e cruzamento de relatórios pode te trazer insights poderosos sobre onde você se encontra comparado a outras empresas do ramo e quais erros e acertos de outros empresários podem influenciar as suas decisões positivamente.

Identificação de nichos e tendências

Mas não é só para a organização da sua empresa e análise da concorrência que você precisa organizar e analisar tantos dados em conjunto. São desses números que surgem as grandes novas oportunidades para impactar seus clientes e atrair novos.

O cruzamento de informações sobre hábitos do público-alvo com a sua performance produtiva podem indicar caminhos para um novo posicionamento de mercado ou a chance de abraçar um novo nicho. Antecipar tendências é uma maneira infalível de se consolidar e marcar presença antes dos concorrentes.

Como integrar a gestão de informação ao negócio

Agora que ficou clara a importância da gestão de dados para um negócio, é hora de começar a pensar em como fazer isso. Então, para terminar nossa conversa, preparamos algumas dicas essenciais para garantir o bom uso de informações para novas estratégias de negócio.

Reformule a maneira como os dados são organizados

O primeiro passo para transformar a empresa é construir do zero a estrutura que vai receber, organizar e apresentar essas informações. Lembre-se: um dado coletado que não pode ser reutilizado no futuro é apenas um número sem valor.

Essa atitude passa por hierarquizar as informações de acordo com sua importância e confidencialidade, criar metodologias e regras para o uso desses dados e um processo eficiente de documentação para mensurar e analisar resultados obtidos no futuro.

Invista em tecnologia

A forma mais segura de conseguir criar essa estrutura de dados é utilizando tecnologia. Os sistemas ERPs mais completos são ótimos aliados para centralizar sua gestão e conseguir uma ampla visão do negócio.

Para armazenar, proteger e disponibilizar essas informações, os serviços de nuvem são uma escolha inevitável. Eficientes, com custos flexíveis e com muitos recursos para auxiliar a sua gestão.

Aposte na integração de setores

Não basta também aglutinar os dados sobre todos os departamentos da empresa dentro de um sistema e não permitir que eles possam ser usados de volta pelos responsáveis de cada área.

Outra vez aqui o ERP se mostra muito importante, já que softwares do tipo permitem não só a automatização de processos relacionados a dados empresariais, mas criam um ambiente unificado em que todos os funcionários podem colaborar, monitorar e buscar formas mais otimizadas de fazerem seus trabalhos.

Monitore o uso dos dados

Claro que tantas pessoas com acesso a dados sensíveis da empresa podem criar brechas de segurança, mesmo que involuntariamente. Ao implementar gestão de informação no negócio, é hora de se preocupar com o monitoramento. Criar credenciais de acesso baseadas em confidencialidade, investir em softwares de segurança, manter históricos de modificação e até, se possível, contar com uma empresa especializada no apoio são algumas formas de proteção.

Apoie-se em dados para suas próximas decisões estratégicas

Com um bom sistema ERP, uma administração bem organizada e funcionários preparados, a gestão de informação se torna um degrau para enxergar mais à frente. Depois de reformular o jeito como sua empresa lida com os dados, é hora de se debruçar sobre eles e encontrar o caminho mais rápido para crescer e se consolidar.

Os números não mentem e, quanto maior a capacidade que uma empresa tem de coletar e interpretar essas informações, mais fácil é criar a próxima estratégia para o sucesso!

E aí, gostou das dicas sobre gestão da informação? Então que tal se informar ainda mais sobre técnicas, metodologias e tecnologia voltada para gestão? É só seguir a ONCLICK no Facebook, LinkedIn e YouTube!