Impacto de ferramentas tecnológicas renováveis no negócio

Está mais do que provado que as tendências para gestões industriais estão ligadas a automação de diversas tarefas, as quais, antes, eram restritas a processos manuais.

Entretanto, é necessário compreender que as tecnologias aplicadas a estas atividades também carregam o conceito de sustentabilidade para o meio empresarial.

As tecnologias se fazem cada vez mais presentes nas industrias, sejam elas de qualquer segmento — têxtil, de calçados, eletrodomésticos, eletrônicos, etc.

Muito desse cenário se deve as melhorias que a Indústria 4.0 — a qual engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como Inteligência Artificial, robótica, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem -— tem viabilizado no decorrer dos anos.

Como um reflexo dessa mudança no cenário industrial, um relatório feito pela Mckinsey Global Institute comprova que cerca de 49% de todas as atividades realizadas têm um grande potencial para serem automatizadas nos próximos anos.

Entretanto, há muito mais que facilidades a serem comparadas quando se fala de tecnologias para as atividades internas.

Isso porque a capacidade de simplificar alguns processos também exige um grande consumo de energia, o qual deve ser pensado para que haja sustentabilidade durante o seu uso.

Assim, as fontes renováveis são tidas como uma solução que prevê disponibilidade mesmo depois do uso para maquinários, já que são provenientes de recursos inesgotáveis, como, por exemplo, a energia eólica ou energia solar.

Desta maneira, confira alguns tipos de energia renováveis para que a sua indústria não só esteja atualizada com os meios tecnológicos, assim como também de qualidade de vida para os colaboradores e clientes.

·        Energia hidrelétrica

A geração da Energia Hidrelétrica se dá a partir dos geradores dentro de barragens, por meio de escoamento da água sob forte pressão. Assim, as hélices são acionadas e a energia produzida.

Esta energia é considerada limpa e caracterizada como não poluente.

·        Energia solar

Com certeza, no conceito de fontes de energias renováveis, a Energia Solar é a mais conhecida pelo senso comum. Isso porque a sua geração é, simplesmente, realizada a partir da luz solar, também conhecida como energia fotovoltaica.

Este tipo de energia está ganhando cada vez mais espaço nas indústrias e empresas que prezam por meios sustentáveis e conscientes.

·        Energia Eólica

A Energia Eólica é capaz de gerar energia a partir da força dos ventos. Isso se deve as hélices com duas ou três pás, que são fixadas no topo de altas torres e giram conforme a intensidade dos ventos. Assim, conseguem produzir energia através da força motriz gerada nas turbinas.

·        Energia Hídrica

Considerada a fonte mais utilizada no Brasil atualmente, a qual corresponde a mais de 60% da matriz elétrica do país, é gerada a partir turbinas instaladas nas barragens das hidrelétricas.

Elas são movimentadas pela força das águas represadas dos rios e liberadas conforme a necessidade de geração.

Seja qual for a energia escolhida, as indústrias devem se atentar para as ferramentas tecnológicas renováveis e as suas aplicações. Desta forma, são atualizadas e impulsionadas a oferecer não somente melhores produtos, como mais sustentáveis ao meio ambiente.

A ONCLICK apoia as empresas no desenvolvimento de planos estruturados e do acompanhamento completo da gestão de qualquer segmento.

Por meio do uso de ferramentas tecnológicas, a sua companhia pode se destacar ao apostar em soluções renováveis para a produção e a venda. Mas, também, atender às necessidades específicas do mercado atual.

Conheça as soluções para cada tipo de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.