Como escolher o melhor ERP para sua empresa?

melhor-ERP

Muito se fala sobre o ERP, as suas funcionalidades e os seus benefícios. Mas você realmente sabe quais são as diferenças que um sistema de gestão pode apresentar em detrimento do outro? E, o mais importante, como escolher o melhor ERP para o seu negócio?

As entregas desse tipo de software não mudam: todos têm como objetivo oferecer mais eficiência na gestão empresarial por meio da integração das áreas, a centralização de informações e a otimização de processos.

O ERP é um investimento que, de fato, adiciona os melhores rendimentos, incluindo o diferencial competitivo ao negócio. Porém, existe uma série de parâmetros que devem ser verificados antes da escolha e da implementação do sistema. 

São esses critérios que definem o desempenho ideal dos softwares de gestão com as demandas do seu negócio. 

Como escolher o melhor ERP para a minha empresa?

Confira, a seguir, quais são os critérios para ter mais praticidade, assertividade e automação antes de definir qual será o sistema escolhido. 

Compatibilidade do sistema com a sua empresa

Nenhum negócio é igual ao outro, seja nos produtos oferecidos ou no nicho de atuação — e o mesmo vale para os softwares de gestão. 

Cada um possui suas particularidades. Podem ser encontrados sistemas mais generalistas, os quais oferecem de tudo um pouco, ou ERPs especializados em diferentes segmentos. E neles estão incluídos tanto as áreas de uma loja como o setor financeiro e estoque, ou setores como área da saúde, educacional e varejo. 

Por isso, o primeiro ponto a ser avaliado antes de implementar o ERP são as compatibilidades que o sistema possui com a sua empresa.

Algumas perguntas que te ajudam a mapear essas questões são:

  • Ele oferece o que está à procura? 
  • Supre as necessidades da sua empresa?
  • Ele pode aprimorar os seus processos personalizados?

Como é o suporte técnico?

A assistência técnica dos softwares de gestão é fundamental, ainda mais para quem nunca teve contato com essas ferramentas.

Quando um ERP é instalado, o suporte técnico precisa continuar existindo. 

Esse ponto deve ser levado em consideração para prevenções de erros, possíveis manutenções ou atualizações e preservação de desempenho. 

Além da retirada de dúvidas que possa aparecer e até ensinamentos de como usar corretamente o sistema. 

Isso evita falhas que podem acontecer, por exemplo, com colaboradores que não estão familiarizados com essa tecnologia. Por isso, pesquise e se informe sobre como é feito o suporte técnico do ERP oferecido.

Custo do sistema

Devido à enorme variedade que existe entre os ERPs, também há todos os tipos de preço disponíveis. Mas é importante frisar que o valor não é o fator decisor.

Os parâmetros para encontrar o melhor software de gestão é, primeiramente, estar dentro do seu orçamento. Seguindo, depois, pela compatibilidade de todos os critérios citados e outros que possam surgir de acordo com as necessidades da sua empresa.

Sistemas baratos podem não oferecer todas as demandas que você necessita, com recursos básicos e segurança fraca de informações.  

Enquanto sistemas muito caros podem não suprir às necessidades de empresas de micro, pequeno ou médio porte — ou das que estão começando. Isso porque algumas funcionalidades não vão ser usadas, sendo um investimento desnecessário. 

Por isso, siga os critérios base citados para ter a melhor visão de qual o melhor ERP para a sua empresa.

Conheça mais na ONCLICK: Sistema ERP como diferencial competitivo para seu negócio

O ONCLICK ERP é o software que atende todos os requisitos para empresas de todos os portes e segmentos, com funcionalidades específicas para a sua operação, juntando eficiência, tecnologia e inovação na sua gestão de negócio. 

Saiba mais com o nosso time especialista sobre as funcionalidades para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.