Sistema ERP como diferencial competitivo para seu negócio

erp-como-diferencial-competitivo

As inúmeras opções ofertadas pelo mercado são boas para os consumidores, que podem avaliar fatores para decidir a compra. Por outro lado, o aumento da competitividade faz com que as empresas busquem um diferencial competitivo. 

São as chamadas vantagens competitivas que ajudam a encontrar estratégias e diferenciais capazes de deixar uma empresa mais bem posicionada em relação a seus concorrentes, seja em agilidade nos processos administrativos e internos, bem como na qualidade da entrega de serviços. 

Sendo assim, essa característica própria faz com que a marca fidelize mais clientes e seja uma referência em sua área de atuação.  

Porém, para administrar a demanda, são necessárias otimizações operacionais, ou seja, ferramentas tecnológicas e softwares aplicados para facilitar todas as etapas do negócio, e o ERP traz essas soluções que fazem toda a diferença em um negócio que busca se manter ativo no mercado e se destacar em relação a concorrência, entregando serviços e experiências melhores para os clientes. 

Este software, chamado de ERP, é desenvolvido para atender todas as demandas organizacionais e, ainda, pode ser personalizado para cada necessidade. Isto é, por ser modular, adapta-se aos negócios. 

Através dele é possível receber e decodificar todas as informações relevantes para a empresa, entendendo melhor qual rumo seguir e tornando a tomada de decisões mais assertiva e segura. 

Isso pois com todas as informações integradas e atualizadas, bem como relatórios disponíveis a qualquer hora para a consulta, além da integração entre as operações da empresa, permite a otimização dos processos e reduz os dados incorretos, qualidade dos serviços. evitando possíveis retrabalhos e aumentando o desempenho de produtividade e  

Ainda não sabe o que é o sistema de ERP? Leia, aqui, no blog da ONCLICK: Módulos ERP, o que são e para que servem? 

ERP é um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas. (ONCLICK)

Agora, confira a seguir alguns dos benefícios de adotar um sistema ERP e como facilita o processo de criação de vantagem competitiva nas organizações: 

  • Integração entre áreas 

O uso de um ERP facilita a comunicação entre os departamentos da empresa e oferece informações em tempo real para que a operação seja mais ágil e dinâmica, principalmente em áreas críticas, como financeiro, comercial e de produção.    

  • Padronização de processos 

A padronização de processos é fundamental em uma organização pois gera mais eficiência nas operações, garantindo resultados mais assertivos.  

Facilita também o monitoramento e, consequentemente, as observações de melhorias e pontos fracos de uma determinada área. Em termos práticos, ao padronizar a forma como os setores devem trabalhar, há uma “previsão” mais acertada que possibilita guinar a estratégia do negócio sempre que for necessário remodelar alguma ação. 

  • Disponibilidade de informações em tempo real 

A disponibilidade de informações em tempo real facilita a tomada de decisão e cria rotinas eficientes para dinamizar o negócio. Você consegue ter acesso aos dados das operações a qualquer momento e evita correr o risco de informações desatualizadas.  

Com essas mudanças, a companhia economiza insumos, tempo do capital humano e, inclusive, passa a oferecer preços mais competitivos. 

  • Redução de erros e retrabalhos 

Com novas rotinas, toda a empresa fica mais organizada. Isso porque há a redução das inconsistências, as entregas são mais ágeis e a satisfação dos clientes aumenta de maneira proporcional à estrutura interna.  

  • Mais controle das informações financeiras 

Ter uma boa gestão financeira é um dos diferenciais para manter a vantagem competitiva por longos períodos.  

Ao utilizar o ERP, reduz-se as possibilidades de fraudes internas, com uma melhor gestão de fluxo de caixa combinada a dados precisos que facilitem a contabilidade e minimizem os riscos de recolhimento incorreto de tributos. 

  • Adaptável para qualquer modelo de negócio 

Existem tipos de ERP específicos para solucionar diferentes questões internas das empresas, como gerenciamento de estoque, controle financeiro, integração entre comercial e marketing, entre outras.  

Por isso, entender quais são as demandas do negócio é o ponto de partida para modular o sistema mais adequado às operações.  

Mas como o ERP ajuda a melhorar o relacionamento e experiência dos clientes? 

Como você viu, o sistema ERP oferece soluções integradas que possibilitam a comunicação entre todas as áreas do negócio para garantir, por exemplo, que o cliente receba o produto correto e no prazo solicitado. 

Esse processo realizado de forma manual ou desintegrada, além de demandar mais tempo, é passível de erros, prejuízos e retrabalho.  

Entre os maiores problemas estão o envio de produtos errados e o atraso na entrega, prejudicando a experiência da compra e, consequentemente, a satisfação do cliente. 

Nos dias atuais, em que cada vez mais a tecnologia se integra nos processos a fim de solucionar impasses existentes, as empresas que não aderem a essas funcionalidades ficam obsoletas e correm riscos em relação a concorrência, que passam a ser escolhidas pelos clientes.  

Por isso, o ERP ONCLICK é o diferencial competitivo e estratégico da sua empresa.  
A ONCLICK dispõe de diversas ferramentas que atendem exatamente a sua necessidade por meio de soluções inovadoras que acompanham toda a equipe no dia a dia.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.