O ERP e o E-commerce

No e-commerce, quanto menos tempo gasto em processos operacionais, mais você consegue analisar o desempenho de sua loja e, com isso, melhorar o processo de desenvolvimento de soluções e estratégias para o negócio. Uma ferramenta indispensável para conseguir reduzir o tempo com processos operacionais é justamente a utilização de um software ERP.

Com ele, é possível simplificar várias atividades como, por exemplo, os cálculos tributários. Outra vantagem é a interface que o sistema pode ter com bancos, permitindo a simplificação da emissão de boletos.

Quando falamos de datas especiais, que têm forte apelo comercial e impulsionam as vendas do e-commerce, a utilização do ERP se mostra ainda mais necessária.

Lembre-se que o fluxo de clientes e pedidos realizados nas lojas virtuais aumenta nestes períodos e os processos manuais podem não ser a melhor opção em cenários desse tipo.

A propensão de compra do consumidor é maior em datas comemorativas e isso vai impactar seu negócio. Essa lógica se aplica às datas especiais como Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Isso sem falar em datas relacionadas a diferentes nichos de mercado.

Listo aqui alguns pontos que mostram como o desempenho de seu negócio será ainda melhor com a utilização de um ERP:

Inventário de estoque – com a utilização do ERP o lojista consegue fazer algo importantíssimo para o desenvolvimento de ações promocionais em grandes eventos: inventário de estoque. O inventário permite identificar produtos que possuem estoque suficiente para o desenvolvimento de campanhas. Ou ainda, entender se existem produtos “parados” no estoque e que precisam ter tabelas diferenciadas para que possam ser vendidos.

Recolhimento de impostos – lojas menores – lojas menores até conseguem, no dia a dia de sua operação, realizar a emissão manual de notas fiscais (físicas e eletrônicas) ou cuidar do recolhimento de guias específicas para cada estado. Mas em datas como a Black Friday, por exemplo, quando o volume de pedidos aumenta consideravelmente, esse processo tende a gerar muito tempo e esforço, o que pode impactar no cumprimento de prazos de entrega dos produtos aos clientes. A utilização do ERP surge exatamente para evitar esse tipo de gargalo, que pode prejudicar a imagem e a relação da marca com o consumidor.

Recolhimento de impostos – lojas médias e grandes – lojas médias e grandes, que já recebem um alto fluxo de pedidos, não podem se dar ao luxo de não utilizar um ERP, principalmente, se já atendem ou pretendem alcançar todo o país. Com o ERP é possível cadastrar suas tabelas de impostos, que serão calculadas, automaticamente. Em um cenário em que você efetua entrega para várias regiões do Brasil, será necessário calcular e realizar recolhimentos de impostos, respeitando a legislação de cada estado do País.  Fazer esses cálculos “na mão” gera um investimento muito alto de tempo, fora o fato de ser suscetível ao erro humano e a perda de prazo de pagamento, ficando exposto a multa e juros indesejados. Isso certamente impacta o restante de sua operação, principalmente quando se trata de médias e grandes lojas virtuais.

Simplificação de gestão: em datas especiais, esse cenário é ainda mais crítico! Fica praticamente impossível atender e cumprir seus SLAs sem automatização. Essa lógica também se aplica para lojistas que se tornaram sellers do marketplace, e que têm um aumento no número de pedidos recebidos.

Boletos bancários: existe uma boa parcela de e-consumidores que prefere pagar por meio de boleto bancário. Um dos motivos para isso,  é o preço diferenciado oferecido para esse meio de pagamento, geralmente com desconto. A utilização de um ERP permite que a emissão de boletos, por meio da interface com os bancos, seja automatizada.

 

Portanto, a mensagem é clara: quer vender mais e conseguir controlar o fluxo de pedidos? Você precisa de um ERP.

Fonte: E-commerce Brasil

 

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