O que é dropshipping e como escolher o melhor fornecedor? 

O dropshipping é uma opção interessante para pessoas que desejam iniciar ou expandir os seus negócios por meio do e-commerce. Se você está em busca de informações atualizadas sobre o que é dropshipping, não deixe de ler este artigo até o fim e obtenha dicas preciosas.

Aqui, você vai entender a relevância de encontrar bons fornecedores parceiros, que garantam o fornecimento dos produtos respeitando os prazos de entrega. Descubra ainda como entrar em contato com esses fornecedores, quais são os canais de distribuição, como ocorre o primeiro contato e quais são os principais mercados para quem trabalha com o dropshipping. Continue a sua leitura para se informar. Boa leitura!

O que são fornecedores de dropshipping?

O dropshipping é uma das modalidades da logística do marketplace ou do e-commerce que possibilita a venda pelos lojistas de produtos que estão no estoque do fabricante ou do distribuidor. Desse modo, o vendedor não precisa estocar as mercadorias no seu espaço físico: o fornecedor parceiro faz a venda por meio da loja virtual e encaminha a ordem de compra ao seu fornecedor, que separa o pedido e o envia diretamente ao cliente final.

Embora o atendimento à clientela seja realizado pela loja online, o fornecedor parceiro também exerce forte influência sobre a fidelização, devido à marca, à qualidade do produto e à entrega dentro do prazo. O fornecedor se responsabiliza ainda pelo controle do estoque das mercadorias. O cliente não sabe os detalhes desse relacionamento, já que a sua experiência de compra ocorre por intermédio dos lojistas.

Por que é importante encontrar bons fornecedores?

Escolher bons fornecedores determina a permanência do seu empreendimento no mercado, uma vez que eles interferem em vários aspectos do dropshipping — inclusive, na lucratividade da sua empresa. Se tiverem um excelente processo logístico, propiciam o aumento das vendas com a agilidade nas entregas. Assim, a experiência de compra dos clientes é ótima e eles voltam a comprar na loja virtual.

Os fornecedores também são importantes pela marca que representam. Se existirem muitas reclamações, os resultados das vendas são afetados pela má qualidade dos produtos.

Por esses motivos, a escolha de fornecedores confiáveis é fundamental para o crescimento do negócio. Avalie todos esses fatores antes de decidir com quem vai fechar a parceria. A seguir, veja alguns detalhes determinantes para o sucesso da sua loja!

Garantia de fornecimento de produtos

Você precisa fazer uma pesquisa antes de contratar os fornecedores, ainda que a confiança, de fato, apenas seja alcançada a partir das experiências. Um fornecedor vai se tornar confiável quando estiver trabalhando e entregando os produtos adequadamente, ou seja, provando que pode trabalhar com o lojista e ajudar a aumentar o faturamento da loja.

Fale com outros lojistas sobre os fornecedores que pretende contratar e ouça o que eles têm a dizer sobre as características de cada um. É essencial saber se eles cumprem os acordos e entregam as mercadorias vendidas, bem como se oferecem segurança e sistemas informatizados que facilitam os processos de venda.

Prazo respeitado

No dropshipping, o tempo de entrega dos pedidos pode ser um fator decisivo para que o cliente não abandone o carrinho de compras e procure um concorrente. Por isso, a empresa fornecedora deve ter capacidade para atender todos os prazos preestabelecidos.

O cálculo do tempo de saída do pedido do estoque até a sua chegada à casa dos consumidores precisa ser certeiro. Esse período deve ser informado no site, de modo a não gerar insatisfação e reclamações que causam danos à imagem da loja. Sendo assim, os melhores fornecedores são aqueles que cumprem os acordos, respeitando a data limite de entrega do produto.

Qualidade dos produtos

Geralmente, a qualidade das mercadorias é relacionada à sua marca. Ela interfere na credibilidade dos estabelecimentos comerciais, físicos ou online. Uma boa ideia é trabalhar direto com os fabricantes que detêm a patente dos itens ofertados. Além de conseguir preços mais baixos, você tem a garantia de vender produtos originais. Também é possível trabalhar com diversos fornecedores e produtos de nichos distintos.

Como encontrar os melhores fornecedores de dropshipping?

Como você pode observar, os fornecedores são responsáveis por etapas significativas no dropshipping. Depois de avaliar os fatores mencionados acima, você precisa decidir se vai trabalhar com parceiros estrangeiros ou nacionais, de acordo com o seu nicho preferido. Na sequência, confira as nossas dicas para encontrar os melhores fornecedores!

Entenda os canais de distribuição

Você vai precisar entender como os produtos saem dos fabricantes e chegam até os lojistas. Há uma grande variedade de fornecedores e eles atendem a segmentos diferenciados do mercado. Dessa forma, o primeiro passo é conhecer os canais de distribuição e os diferentes tipos de parceiros:

  • fabricante — as lojas podem comprar direto da fábrica e fazer a revenda;
  • importador — vende para atacadistas ou varejistas;
  • atacadista regional — recebe os lotes de produtos, separa e vende aos atacadistas locais;
  • atacadista local — vende aos lojistas;
  • distribuidor — armazena, vende e dá assistência a lojas e comércios de uma região;
  • entregador — realiza entregas diárias para os varejistas.

A maioria das indústrias tem os seus próprios canais de distribuição e exige a movimentação de um volume determinado para vender aos lojistas. Já os atacadistas vendem para as lojas, com um preço um pouco maior do que o do fabricante. Todavia, você pode conseguir descontos com o tempo e conforme as suas vendas aumentarem.

Tenha um primeiro contato

Caso você saiba qual produto específico quer vender e o seu fabricante, entre em contato com ele e peça a lista dos atacadistas que fazem a revenda. Em seguida, entre em contato com os atacadistas e pergunte se eles fazem o envio ao endereço dos clientes finais. Se a resposta for positiva, peça as informações para configurar uma conta nos sistemas deles.

Verifique os principais mercados

O dropshipping é ideal para trabalhar com nichos do mercado. Para iniciar, o lojista pode escolher a categoria que deseja, por exemplo, produtos eletrônicos, beleza, vestuários, calçados, maquiagens, fitness, entre outros. Confira as demandas do mercado e escolha um nicho para começar a vender e a adquirir experiência.

Fornecedores nacionais e internacionais. Quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo?

Os fornecedores nacionais oferecem mais qualidade e facilidade na comunicação, enquanto os internacionais nem sempre conseguem atender a esses dois requisitos satisfatoriamente. Entretanto, eles apresentam preços bem menores. Outros aspectos com relação aos fornecedores internacionais é que fica mais difícil verificar a reputação deles e o prazo de entrega vai ser maior.

Agora que você já sabe o que é dropshipping, é preciso avaliar os custos dos produtos nacionais, comparar com os preços dos fornecedores internacionais e decidir se vale a pena correr riscos. As atividades envolvendo dropshipping no Brasil ainda são recentes, razão pela qual vale a pena obter conhecimentos e investir na criação de lojas virtuais, sobretudo pelo fato de que os consumidores têm dado preferência para compras online neste momento!

3 Comentários

3 Comentários para "O que é dropshipping e como escolher o melhor fornecedor? "

  • Adorei a explicação, deu pra entender um pouco. Vcs me recomendam fazer um curso que tem umas pessoas oferecendo na internet justamente sobre o dropshipping. Como vender produtos de fornecedores, etc. Vcs acham válido eu fazer esse curso? Estou perguntando pq quero investir em algo que vá me trazer retorno e eles estão pedindo um valor alto, tenho medo de perder dinheiro. Me ajudem aí. Aguardo respostas.
    Obrigada
    Isabela

    • Olá Isabela, nosso objetivo com o post é apenas trazer ideias e esclarecimentos do mercado de e-commerce. A decisão de fazer ou não o curso deve partir de você. Nossa sugestão é que você pesquise a reputação das escolas que estão oferecendo o curso, antes de fechar qualquer contrato. Um abraço.

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