Processos gerenciais: quais as funções de um gestor de distribuidora?

Quer otimizar as atividades da sua empresa e potencializar os bons resultados? Então, o caminho mais rápido é começar a focar nos processos gerenciais da sua distribuidora. Quanto melhor gerenciado é um negócio, maior sua sustentabilidade, crescimento e perenidade ao longo do tempo.

O gestor de distribuidora precisa desenvolver habilidades gerenciais para ser bem-sucedido em seu nicho empresarial. Não basta se preocupar com as operações rotineiras da sua organização, é necessário ter uma visão de 360º do negócio.

Quer saber como isso é possível? Então, leia este post atentamente e entenda quais as funções de um gestor de distribuidora quanto aos processos gerenciais da empresa!

O que é um processo?

Um processo é um conjunto de atividades organizadas e sequenciadas que visam atingir um objetivo. A transversalidade é a característica marcante dos processos bem estruturados. Eles abrangem diversos departamentos e funções da empresa ao longo da sua consecução, até que o seu objetivo se cumpra de forma efetiva.

Por exemplo, o processo de compras tem início em uma solicitação do almoxarifado para reposição de estoque, passa pelo setor de compras para cotação de preços, depois pelo Diretoria para aprovação, posteriormente pelo financeiro para pagamento e, por fim, chega à contabilidade para registro dos tributos.

Viu como um processo pode envolver muitas áreas da distribuidora para acontecer? Existem três tipos de processos. São eles:

  • processos primários – ligados à realização dos produtos e serviços da empresa;
  • processos de apoio – que contribuem com os recursos necessários para os processos primários e interagem com os clientes da organização;
  • processos gerenciais – que integram e direcionam os processos primários e de apoio.

O que são os processos gerenciais?

Processos gerenciais são aqueles essenciais para garantir a integração, coordenação e controle das atividades empresariais. Eles asseguram a continuidade, produtividade, qualidade e lucratividade das operações da organização.

Os processos gerenciais estão relacionados à gestão do negócio. Eles indicam o direcionamento estratégico da organização e, posteriormente, medem seu desempenho, controlam seus resultados e monitoram suas atividades, para garantir o alcance das metas e objetivos estabelecidos.

Eles podem ser suportados por um software de ERP, que permite organizar e padronizar os processos operacionais e administrativos da empresa. Assim como obter informações gerenciais que dão uma visão panorâmica do andamento das atividades, do nível de eficácia dos controles e da realidade dos resultados alcançados.

As informações gerenciais são fornecidas pelo ERP por meio de consultas em tela, relatórios e painéis de indicadores. Tais informações servem para embasar o processo de análises gerenciais, a partir do qual é possível reduzir custos diretos e indiretos, otimizar processos, encurtar ciclos produtivos, melhorar produtos e serviços, economizar recursos financeiros, humanos e materiais e muito mais.

Como colocar os processos gerenciais em prática na distribuidora?

Para colocar em prática os processos gerenciais, o gestor de distribuidora terá que assumir algumas funções primordiais, sem as quais o sucesso do negócio poderá ser comprometido. Veja quais são essas funções:

Mapeamento e documentação de processos

Mapear um processo é identificar todos os recursos, atividades e fluxos de informações mobilizados para a realização de um objetivo. Esse passo é fundamental para conhecer o contexto de funcionamento da sua distribuidora.

A partir do conhecimento dessa realidade, o gestor tem condições de racionalizar os processos para torná-los mais eficientes e documentá-los para que haja um padrão nos procedimentos internos da organização. Dessa forma, é possível eliminar gargalos e desperdícios que antes passavam despercebidos.

Planejamento e tomada de decisão

O planejamento é um fundamento dos processos gerenciais que é extremamente negligenciado nas organizações brasileiras. Planejar é tomar decisões que vão nortear o futuro. O planejamento estabelece os objetivos e metas que promoverão o alinhamento entre as ações táticas e a estratégia empresarial.

Deixar de planejar significa deixar o negócio à deriva, contando com a sorte. É preciso partir para um patamar de excelência, adotando uma gestão profissional da distribuidora, priorizando o planejamento anual e o acompanhamento permanente.

Coordenação de atividades e recursos

Todas as atividades de uma distribuidora demandam um ou mais recursos — materiais, humanos, financeiros e tecnológicos — para se desenvolver. Com processos gerenciais bem estabelecidos, tais como: uma gestão de dados eficiente e uma contabilidade gerencial sempre atualizada, é possível entender a dinâmica de custo das operações da empresa.

Tendo pleno entendimento da composição de custos das atividades, é possível intervir nos processos de modo a automatizar as etapas produtivas — eliminando atividades manuais — e inovar — aplicando a inteligência artificial à gestão da empresa, por exemplo.

Liderança

Liderar é motivar e influenciar positivamente as pessoas. Uma boa liderança faz com que cada indivíduo cumpra o seu papel na empresa com desenvoltura e gere os resultados esperados. Ela unifica os esforços de toda a equipe em prol dos interesses da organização.

Invista no desenvolvimento de líderes na sua distribuidora. São eles que vão coordenar, motivar e influenciar as pessoas, formar um elo de ligação e comunicação da direção da empresa com todos os colaboradores e conduzir a empresa a resultados efetivos.

Monitoramento e avaliação das atividades

O monitoramento das atividades da distribuidora permite entender bem os padrões de comportamento e resultados dos processos de modo a desenvolver uma inteligência operacional, que capacite os gestores do negócio a ter informações em tempo real e insights valiosos para a tomada de decisões.

Monitorar é conhecer a situação presente de um processo. Para essa finalidade, é imprescindível um software de ERP, que agregará e dará tratamento adequado aos dados empresariais para fornecer informações gerenciais em tempo real ao gestor da distribuidora.

Os processos gerenciais são muito importantes para o bom funcionamento de uma empresa e eles requerem que o gestor da distribuidora tome o comando do negócio, assumindo funções para as quais ele nem sempre está preparado.

O desenvolvimento das habilidades gerenciais pode ser conseguido por meio de cursos, treinamentos, mentoria, coaching e consultoria. O gestor da distribuidora deve investir nessa capacitação pessoal, pois os resultados vão impulsionar o desempenho do seu negócio.

Vale ressaltar que os processos gerenciais são responsáveis pela coordenação geral da empresa em todos os seus aspectos, desde as atividades básicas até a gestão orçamentária e estratégica da organização. Com esses processos, o gerenciamento do negócio é pleno e efetivo.

Agora que você conhece as funções de um gestor de distribuidora em relação aos processos gerenciais, que tal curtir a nossa página no Facebook?