Saiba o que considerar ao escolher uma plataforma para e-commerce

O processo de criação de uma loja virtual passa pela escolha de vários detalhes. Uma das decisões mais importantes é a plataforma para e-commerce que será utilizada, pois ela impacta diretamente o funcionamento do negócio e as vendas.

Assim como no comércio tradicional, as decisões para os negócios virtuais precisam ser amplamente analisadas e estudadas. A pressa pode induzir a uma escolha errada, que trará prejuízo para o funcionamento do negócio. Portanto, trata-se de um momento vital para o futuro do empreendimento.

Neste conteúdo, mostraremos a importância da escolha da plataforma e o que deve ser considerado durante todo o processo. Acompanhe a leitura!

A importância da escolha da plataforma para e-commerce

A escolha da plataforma para e-commerce é fundamental ao sucesso do negócio. Essa ferramenta é responsável por todo o funcionamento da loja e, consequentemente, influencia diretamente os resultados. Uma solução que não corresponda ao esperado traz problemas e dores de cabeça para o empresário.

A principal função dessas soluções é facilitar a vida do proprietário de um negócio online. Ao entregar recursos automatizados, com funcionalidades próprias e previamente testadas, grande parte do trabalho da empresa é reduzido.

Outro benefício está no custo da plataforma — muito mais baixo em comparação àquele necessário para montar uma equipe responsável por desenvolver o sistema de uma loja virtual. Além disso, o tempo de implantação é muito menor, pois as funcionalidades já estão disponíveis e prontas para serem usadas.

É preciso ter muito cuidado e atenção na hora de procurar pela solução ideal para o negócio. Quando todas as possibilidades não são avaliadas, corre-se o risco de escolher uma plataforma que não oferece o que sua loja virtual precisa, sendo necessário substituí-la depois de um tempo.

Isso não é muito saudável para o negócio: além do gasto, o período de migração e adaptação pode ser longo, atrapalhando as vendas. Portanto, o ideal é procurar uma plataforma que tenha os recursos suficientes para o momento, mas que também dê espaço para possíveis evoluções no futuro.

A qualidade da ferramenta impacta diretamente as vendas. Se o caminho que o usuário precisa percorrer é complicado, os meios de pagamento são escassos e a velocidade é lenta, provavelmente ele desistirá antes de adquirir algo. Por outro lado, quando o serviço é eficiente e objetivo, o cliente encontra o que deseja rapidamente e, em poucos cliques, fecha a compra.

Os pontos que devem ser considerados no momento da escolha

Como mostramos, essa é uma escolha fundamental e determinante para o sucesso do seu negócio virtual. Por isso, confira alguns pontos que devem ser considerados na hora de tomar a decisão!

Quanto pode ser investido?

O tamanho do investimento é essencial para a escolha. Os gastos podem variar entre praticamente nada até fazer uma aplicação de grande porte. Portanto, entenda o que será necessário e quanto deve ser gasto para alcançar esse ideal. Avalie o que está sendo oferecido e veja se os benefícios compensam o preço a ser pago.

Qual é a disponibilidade do time de tecnologia?

É importante entender o nível de conhecimento técnico que você ou sua equipe têm para lidar com a tecnologia. Um serviço mais barato pode exigir um conhecimento mais específico, assim como uma plataforma completa, mas difícil de ser operada, pode não ser uma escolha muito sábia. O ideal é encontrar a opção que seja mais viável de acordo com os conhecimentos e a capacidade do negócio.

Como funciona o suporte?

Saber como funciona o suporte também é muito importante. Qualquer dificuldade ou problema que a plataforma apresente precisa ser resolvido rapidamente, portanto descubra qual é o tempo médio de assistência e quais são os canais de comunicação disponibilizados. Dessa maneira, é possível decidir ser o serviço está de acordo com as suas necessidades.

Quais são as funcionalidades que ela oferece?

A plataforma precisa oferecer as funcionalidades imprescindíveis para o seu negócio. Por isso, tal avaliação deve ser uma das prioridades no processo, uma vez que ela ajudará você a fazer a escolha que seja mais correta segundo a sua realidade. Se o seu objetivo é executar algo que a ferramenta não possibilita, ela não deve estar entre as opções. Caso seja necessário, entre em contato com a empresa que oferece a solução e tire suas dúvidas.

Qual é sua velocidade?

Saber sobre a velocidade da plataforma é algo fundamental principalmente para as situações de movimentação intensa, como em grandes datas do comércio. Nesses períodos, muitos visitantes são atraídos para a página — que, se estiver congestionada, afastará os consumidores.

A relevância de optar por plataformas responsivas

De acordo com uma pesquisa realizada por entidades importantes do comércio brasileiro, os smartphones foram o meio mais utilizado por praticamente sete em cada dez entrevistados. Os dados ainda apontam que 86% dos consumidores realizaram pelo menos uma aquisição em lojas online nos últimos 12 meses.

Por isso, é fundamental pensar em uma plataforma responsiva, que otimize a experiência de quem utiliza o mobile. O sistema precisa estar sempre na melhor formatação visual, independentemente do fato de o acesso ser feito por meio de notebook, desktop, smartphone ou tablet.

Também existe a opção da plataforma mobile, que é própria para dispositivos. Ela é pensada exclusivamente para as telas menores, independentemente do tamanho que apresentam. Em contrapartida, não tem uma boa visualização quando é aberta em notebook ou desktops.

Essas são as principais diferenças entre os layouts responsivo e mobile. Como vimos, ter uma boa leitura para dispositivos móveis é fundamental e afeta diretamente suas possibilidades. Portanto, é bom fazer uma análise minuciosa de qual modalidade escolher para a sua plataforma.

Neste artigo, vimos os principais pontos que devem ser analisados ao escolher uma plataforma para e-commerce. É necessário analisar qual traz mais benefícios para o negócio e se encaixa melhor nas necessidades da loja virtual. Outro ponto essencial é a decisão por plataformas responsivas, que oferecem uma leitura mais agradável para os usuários de dispositivos móveis.

Gostou deste conteúdo? Então, que tal aproveitar e continuar aprendendo mais sobre o tema? Confira quais são os principais desafios do e-commerce no Brasil!

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