Os sistemas virtuais estão em destaque, mas, na hora da verdade, quando a Internet para de funcionar, a sua empresa está preparada para continuar vendendo ou interrompe o atendimento, frustrando as expectativas dos seus colaboradores e, principalmente, dos seus clientes? Com o PDV offline, esse problema tem solução!
As vendas no varejo precisam desfrutar do melhor dos dois mundos — virtual e real — contando com as virtudes da tecnologia de ponta no mundo virtual e a tranquilidade da continuidade das vendas no mundo físico.
Para isso, sua organização precisa escolher um sistema ERP para varejo que funcione online e offline, já que é muito desvantajoso para uma loja parar de vender quando a Internet cai.
Não sabe bem o que é um PDV offline, como ele funciona e quais benefícios oferece? Então siga em frente na leitura deste post porque vamos esclarecer todas as suas dúvidas.
O que é um PDV offline?
O PDV offline é um ponto de venda vinculado a um sistema ERP para varejo — sistema informatizado integrado, composto de diversos módulos necessários para uma boa gestão e automação comercial, tais como: frente de caixa, CRM (relacionamento com o cliente), análise de crédito, faturamento, estoque, logística, compras, financeiro, fiscal e contábil.
O PDV offline pode ser utilizado mesmo quando a Internet não está funcionando, para viabilizar a conexão com o sistema ERP. Dessa forma, é possível atualizar cadastros, realizar vendas e faturamento, mantendo a produtividade dos vendedores e demais membros da sua equipe, mesmo quando os recursos de informática da sua loja ficam offline.
No momento em que a conexão com a Internet retorna, os dados do PDV offline podem ser transmitidos para o sistema ERP, atualizando a base de dados centralizada da sua organização.
Como um PDV offline funciona?
O PDV offline conta com banco de dados próprio, que recebe cargas de atualização dos cadastros do sistema ERP — produtos, clientes, etc — e processa as vendas por meio de um serviço de integração com o banco de dados do ERP.
O PDV offline emite cupom fiscal eletrônico (CF-e, SAT) e nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e), sem interrupções, para atender aos requisitos legais.
E para agilizar e conferir total segurança ao seu cliente, dispõe de uma integração de pagamento eletrônico (TEF).
Quais principais funcionalidades devo buscar no sistema PDV offline?
O sistema PDV offline ideal deve ser estruturado com arquitetura de banco de dados robusta — como PostgreSQL, por exemplo — ser flexível e dispor de muitas funcionalidades e recursos tecnológicos — tal como o uso de touch screen, que otimiza o tempo de execução das tarefas a serem realizadas, pois sua operação é amigável e intuitiva.
As configurações das regras de negócio devem ser feitas — originalmente — no ERP, e o PDV deve receber atualizações instantâneas, preferencialmente, com apenas um clique.
A atualização do sistema com as exigências legais — regras tributárias e obrigações fiscais — deve ocorrer automaticamente, de forma transparente para o usuário, ficando a cargo do fornecedor do sistema ERP.
As rotinas fiscais-contábeis — SINTEGRA, SPED Fiscal, CF-e SAT, NFC-e e TEF — devem ser atendidas por meio de funcionalidades práticas e ágeis do sistema ERP, que sejam totalmente integradas entre si e com as bases de dados dos órgãos competentes.
Todas as vendas realizadas e atualizações de cadastros feitas no PDV offline devem ser armazenadas no banco de dados local e adicionadas a uma fila para que o serviço de integração encontre a venda e faça o seu registro no ERP.
O PDV offline também precisa oferecer outras funcionalidades especiais, tais como: o faturamento de pré-vendas, a separação de mercadorias por lote, a geração de etiquetas para identificação de embalagens, o controle de entrega e o cálculo de comissões, dentre outras.
Como é possível aumentar as vendas por meio desse sistema?
Os sistemas de e-commerce dependem de links externos de Internet para a concretização das vendas. Qualquer falha nessa conexão online torna indisponível o processo comercial — prejudicando o resultado do negócio e fazendo com que o cliente desista da compra.
Já o PDV offline independe de uma conexão externa ativa — funciona localmente nos dispositivos de informática. Sendo assim, nunca para de registrar vendas e emitir documentos fiscais — seus clientes ficarão plenamente satisfeitos e as suas vendas poderão crescer sem entraves.
Como o empresário pode fazer a estruturação dos processos?
O empresário pode ter o sistema ERP instalado em seu servidor na empresa matriz e todas as filiais vão operar o sistema PDV offline, processando a integração das vendas por meio de um serviço web, no momento em que for mais conveniente para a rotina de cada loja, independentemente da sua localização.
Desse modo, as rotinas essenciais de cada loja podem ser executadas sem que haja paradas operacionais, perdas de vendas e faturamento ou preocupações com a segurança da informação.
Por que dizem que o PDV offline é blindado contra problemas?
Os caixas do PDV offline são projetados para continuar vendendo independentemente do problema que possa ocorrer, seja a indisponibilidade do servidor, seja a queda de conexão com a Internet, seja a ocorrência de defeitos na rede lógica interna (Switch, Roteador etc.).
O PDV offline não para de realizar vendas e cumprir com as obrigações fiscais da sua empresa — já que os dados processados são armazenados localmente até que possam ser sincronizados com o ERP via Internet.
As vendas no varejo não podem parar, especialmente em tempos de crise econômica. Os recursos tecnológicos têm que agregar valor à rotina comercial, tornando-se elementos propulsores da produtividade e da satisfação dos clientes — cumprindo o seu papel de apoiar as estratégias da organização. Nesse contexto, é que entra em cena o PDV offline.
Os avanços tecnológicos possibilitaram centralizar a estrutura de informática do varejo em um ERP baseado em um servidor único, acessado online por diversos pontos de venda (PDV) instalados em lojas espalhadas em qualquer localidade, gerando economia nos investimentos em infraestrutura.
As inovações tecnológicas também tornaram realidade a superação de problemas operacionais, como a falta de conexão com a Internet, possibilitando o funcionamento do PDV offline, garantindo a continuidade dos negócios e a tranquilidade dos usuários do sistema informatizado.
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