O controle tributário pode ser o calcanhar de Aquiles para muitas empresas. Afinal, não se trata apenas de estar em dia com as obrigações fiscais — é necessário ter um planejamento completo para calcular os impostos e manter o fluxo de caixa.
Nenhum empreendimento consegue se desenvolver sem controlar as tributações.
Este, aliás, é um dos principais vilões dos negócios por levar muitos a fecharem suas portas pela falta de coordenação financeira.
O Brasil, por exemplo, é um dos países com maior carga tributária do mundo, onde são submetidas declarações como Imposto de Renda (IR), o Programa de Integração Social (PIS) e o Lucro Líquido (CSLL).
São muitos processos, os quais se tornam ainda mais complexos quando são realizados com o apoio de ferramentas ultrapassadas para gestão, como as planilhas, preenchimentos manuais ou utilização de múltiplos sistemas de administração.
Mas, com o auxílio de um ERP, o controle fiscal da sua empresa é descomplicado e melhor planejado, possibilitando mais benefícios ao negócio.
Veja também na ONCLICK: Tributação no e-commerce: você sabe como funciona?
Como o ERP apoia o controle tributário?
O software de gestão empresarial oferece o suporte completo para todas as etapas do setor financeiro e contábil. Veja como funciona na prática:
Contas a pagar e receber
Seu time já se perdeu nos tantos tributos em relação a contas a pegar e receber?
São pagamentos de colaboradores, fornecedores, despesas de manutenção, custos fixos e muitos outros impostos que precisam ser administrados corretamente, com exatidão e segurança nas informações.
Com o ERP, é possível acessar, rastrear, armazenar e analisar os dados financeiros, como contas a pagar e receber, orçamentos e previsões de lucratividade.
Além de automatizar a quitação de débitos e disponibilizar a verificação de clientes inadimplentes para a realização de medidas de cobranças.
Tudo isto em um único lugar e com informações atualizadas pelo próprio sistema, controlando melhor todo o fluxo financeiro.
Notas fiscais
Contar com um software que emite notas fiscais garante mais segurança, rapidez e controle para os processos da sua empresa.
A emissão é feita de forma automática e totalmente integrada a outros setores, como o de vendas, por exemplo.
Isso quer dizer que não é mais necessária a ação manual de envio da nota fiscal após a confirmação de um pedido, economizando tempo e diminuindo os erros.
E mais: todos os documentos são arquivados com segurança, facilitando o acesso para a análise de históricos de venda.
Geração de relatórios
O ERP fornece relatórios, históricos e controle sobre as finanças devido ao armazenamento centralizado das informações de todo o negócio no banco de dados.
Desta maneira, o software permite a análise profunda do desempenho de cada operação e área da empresa.
Alguns exemplos mais recorrentes são: relatórios de vendas, histórico de crescimento, fluxo de caixa e controle de estoque.
Isso significa ganho de tempo no acesso a estas tributações e melhor tomada de decisão com base em dados.
Redução de custos
A gestão que o ERP oferece ao seu negócio também resulta na redução de custos.
Ao integrar, automatizar e atualizar todas as tarefas, minimiza os erros e as refações, dando mais tempo para os times focarem nas atividades mais valiosas.
O setor de estoque é um exemplo claro disto, quando um cliente realiza um pedido e este é inserido no ERP, os estoques são atualizados e o setor de compras já pode visualizar quantos ainda estão disponíveis para venda.
Assim, é possível elaborar um planejamento de compras mais assertivo, de acordo com a realidade do negócio.
Além de enviar à área contábil as informações em tempo real, projetando melhor os aprimoramentos e metas para a empresa, de forma muito mais assertiva e lucrativa.
Tenha o ONCLICK ERP para o maior e melhor controle tributário do seu negócio em todas as áreas — e-commerce, varejo, indústria ou serviços.
A gestão financeira é o que contribui para o seu desenvolvimento e crescimento no mercado, com mais maturidade e lucratividade.