5 benefícios e recursos essenciais de um ERP para e-commerce

Quem atua no comércio eletrônico certamente já se deparou com o desafio de gerenciar um negócio on-line em expansão. Diante dessa situação, para se manter competitivo e lidar com as constantes inovações do mercado, é preciso garantir a gestão eficiente dos processos e recursos da empresa. É aí que entra o ERP para e-commerce

O ERP (Enterprise Resource Planning) é uma solução que oferece uma série de benefícios, a partir de ferramentas essenciais, para que uma organização alcance o sucesso esperado. 

É comum o surgimento de falhas e erros operacionais em meio aos diversos processos que envolvem a administração de um e-commerce. Como forma de minimizar esse problema, os gestores estão cada vez mais investindo em sistemas de gestão como o ERP para e-commerce. 

Se em 2019, cerca de 44% das PMEs já faziam uso de alguma plataforma de ERP, esse número decerto já é bem maior atualmente. Os dados, apresentados por uma pesquisa feita pela Capterra, apontam também que os maiores desafios das empresas estavam ligados ao gerenciando financeiro, logístico e de vendas.  

Logo, esses foram e ainda são os fatores mais determinantes para a adoção de um ERP para e-commerce.  

Entenda o que é, os benefícios e os principais recursos que essa solução completa oferece para um negócio. 

O que é um ERP? 

Em resumo, o ERP é um sistema de gerenciamento que integra diferentes processos e departamentos da empresa em uma única plataforma. Nesse sentido, atua de maneira centralizada, permitindo o controle e a coordenação das principais atividades de um e-commerce. 

Por meio desse sistema, as informações são armazenadas em um banco de dados exclusivo, promovendo a integridade e segurança desses ativos digitais.  

Além disso, essa concentração permite o acesso das informações em tempo real por parte de qualquer departamento. Isso gera otimização de tempo devido à agilidade, uma vez que não há a necessidade de utilizar diversas planilhas ou documentos para acessar os dados de cada setor. 

Esses sistemas também podem atuar de maneira personalizada, de acordo com as necessidades de cada organização. No caso, o ERP para e-commerce pode ser considerada uma versão adaptada, projetada para atender as demandas do comércio digital. 

Sendo assim, possui funcionalidades específicas para esse fim, como gerenciamento de pedidos on-line, integração com plataformas de marketplace, controle de estoque em tempo real, relacionamento com o cliente e análise de dados, por exemplo. 

Recursos essenciais de um ERP para e-commerce 

Com o intuito de impulsionar o seu negócio, o ERP dispõe de recursos indispensáveis para uma empresa que busca bons resultados.  

Controle financeiro integrado  

Um dos aspectos mais importantes que determinam o sucesso de um e-commerce é o controle das finanças. Pensando nisso, o ERP para e-commerce tem papel fundamental no controle financeiro, já que promove diversos recursos que permitem acompanhar a situação financeira com mais precisão. 

Desse modo, ao contar com essa solução, você tem mais embasamento para tomar uma decisão e maximizar a lucratividade do seu negócio. Por meio do sistema de gestão, é possível: 

  • Gerenciar o fluxo de caixa; 
  • Emitir notas e faturas; 
  • Acompanhar as receitas e despesas; 
  • Realizar conciliações bancárias; 
  • Controlar e registrar os pagamentos; 
  • Acessar relatórios financeiros detalhados. 

De maneira geral, a partir de um controle financeiro integrado fornecido por um ERP, você tem mais controle e transparência sobre as finanças do seu comércio on-line.  

Gerenciamento de estoque 

Outro recurso essencial oferecido pelo ERP é a gestão de estoque em tempo real. Isso porque, proporciona um controle preciso sobre os produtos, uma vez que permite identificar em tempo hábil a necessidade de repor mercadorias, bem como evita o excesso delas. 

Além disso, esse gerenciamento mais aprofundado permite a otimização de estoque, pois expõe os gargalos da logística e gera dados que ajudam na disponibilidade de produtos. 

Dentro desse recurso, há a possibilidade de: 

  • Realizar previsões de demanda; 
  • Estabelecer níveis de estoque; 
  • Acompanhar a movimentação do estoque em tempo real; 
  • Rastrear lotes e validades; 
  • Sincronizar o estoque em diferentes canais de venda

Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) 

Você já deve imaginar que em um mercado tão competitivo é preciso estabelecer e manter um bom relacionamento com o consumidor para se destacar e obter sucesso. 

Nesse sentido, o ERP para e-commerce é um grande aliado no fortalecimento do vínculo da empresa com o usuário, visto que oferece recursos de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management – CRM). 

Além de fomentar a identificação do cliente com a marca, essa ferramenta possibilita o desenvolvimento de um atendimento personalizado, conforme as necessidades de cada consumidor.  

A partir da experiência do cliente, esse tipo de ação é crucial para a concretização da venda e fidelização do consumidor. Sendo assim, ao contar com o CRM você pode: 

  • Automatizar e personalizar um atendimento; 
  • Acompanhar o atendimento e solucionar problemas; 
  • Centralizar as informações dos clientes; 
  • Gerenciar campanhas de marketing com base nos dados dos usuários; 
  • Fidelizar consumidores e impulsionar as vendas. 

Análise de dados e relatórios personalizados 

Considerando a necessidade de uma tomada de decisão assertiva e com embasamento, esse é um dos recursos cruciais que um ERP pode oferecer.  

Com insights valiosos e conclusões sobre o desempenho do seu e-commerce, você tem a oportunidade de viabilizar melhorias e novos investimentos em determinados processos e setores. 

Dessa maneira, algumas medidas estratégicas podem ser implementadas para obtenção de melhores resultados a partir de alguns parâmetros promovidos pelo ERP, como: 

  • Identificação de padrões e tendências; 
  • Acompanhamento de métricas-chave; 
  • Monitoramento da eficiência operacional; 
  • Personalização de relatórios; 
  • Segmentação de clientes. 

Gestão de campanhas de marketing 

Uma funcionalidade que reflete diretamente nos resultados de venda é a gestão das campanhas de marketing do seu e-commerce.  

Com o objetivo de fomentar as ações, o ERP oferece recursos avançados que auxiliam na boa performance e otimização dos anúncios

Para isso, você tem à disposição na plataforma recursos como: 

  • Automação de campanhas; 
  • Personalização de mensagens; 
  • Segmentação de público-alvo; 
  • Integração com os canais de marketing; 
  • Acompanhamento de resultados. 

Esses são apenas alguns dos diversos recursos que um ERP para e-commerce pode oferecer e, com isso, promover uma gestão mais eficaz para o seu negócio. 

5 benefícios em possuir um ERP para e-commerce 

Como você pode perceber, os sistemas de gestão são grandes aliados na gestão de uma empresa, oferecendo poderosos recursos que implicam diretamente nos resultados. 

Sendo assim, é notório como um ERP pode fazer a diferença no gerenciamento dos processos e recursos de um e-commerce. Veja, portanto, quais os principais benefícios que essa solução pode promover para o seu negócio. 

  1. Integração e centralização de processos 

Já imaginou poder controlar diversas áreas do seu comércio eletrônico a partir de poucos cliques em uma única plataforma? Com o ERP isso é possível.  

Por meio da integração e interligação dos setores, você consegue gerenciar setores como o de vendas, financeiro, logística, marketing, entre outros.  

Além de tornar a gestão mais ágil, isso gera otimização dos processos, já que não é necessário utilizar sistemas diferentes e desconectados, gerando assim uma simplificação das operações.  

Outro ponto positivo é que, por meio dessa centralização, há uma redução nos erros provocados pela falta de comunicação entre as áreas. 

  1. Tomada de decisão embasada em dados 

Ao implantar um ERP para e-commerce, você tem acesso a uma ampla quantidade de dados e relatórios detalhados sobre o desempenho do seu comércio eletrônico. 

Isso porque, a plataforma coleta e organiza informações dos diversos setores da empresa, bem como dados sobre o comportamento dos clientes

Tudo isso é apresentado em relatórios personalizados, com recursos gráficos que permitem a melhor visualização e análise precisa dos resultados.  

Desse modo, é também possível identificar padrões e tendências de consumo para a elaboração de estratégias, visando o aumento nos lucros. 

  1. Automação de tarefas 

Um dos principais benefícios apresentados pelo ERP é oportunidade de automatizar inúmeras tarefas manuais e repetitivas de forma a serem executadas com mais agilidade e precisão. 

Isso permite que você e sua equipe dediquem o tempo com atribuições mais complexas e estratégicas, que exigem mais tempo para serem atribuídas. 

Vale destacar que a automação minimiza erros humanos e aumenta a produtividade, por meio da sincronização das informações.  

  1. Melhoria da Experiência do Cliente 

Durante as diversas etapas do processo de compra o seu cliente pode ser beneficiado pela intervenção dos recursos de um ERP.  

Isso porque, com um sistema integrado, você pode oferecer um atendimento mais eficiente, já que acompanha todo o processo do pedido, atualiza informações em tempo real e fornece suporte personalizado

Outro ponto é a centralização de dados dos consumidores possibilita uma comunicação mais consistente e individualizada, com a recomendação de produtos relevantes, conforme os interesses de cada usuário.  

Logo, promove mais satisfação, fidelização da marca e, consequentemente, gera mais vendas para o seu e-commerce. 

  1. Escalabilidade e adaptação 

Com o seu comércio expandindo e alcançando outros patamares, você precisará lidar com essa crescente e se adaptar às novas demandas.  

O ERP para e-commerce oferece escalabilidade e flexibilidade para acompanhar o crescimento do seu negócio e te ajudar com as novas perspectivas e exigências. 

Assim, o aumento no número de vendas, a abertura para novos nichos e públicos, a adição de canais de vendas e outras ações nesse sentido, são facilmente controladas e adaptadas à nova realidade da sua empresa. 

Assim, você tem a tranquilidade e a segurança de que as mudanças serão implantadas com planejamento e suporte necessário. 

Agora que você conhece os principais recursos e vantagens em contar com um ERP para e-commerce, conheça a parceira ideal para o seu negócio on-line. Com um dos principais ERPs do país, a ONCLICK oferece soluções completas para melhorar a gestão da sua empresa 

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