Você já pensou que o seu sistema ERP pode ter superpoderes escondidos? Sim, isso mesmo. Além das funcionalidades básicas, existem funções do ERP que são desconhecidas e que podem transformar a forma como a sua empresa opera, trazendo eficiência e integração dos processos.
Nesse contexto, você certamente deve saber que o ERP é uma figura fundamental para a gestão dos recursos. Embora as principais funções da ferramenta sejam evidentes, existe uma ampla gama de recursos que vão além do óbvio.
De certa forma, o ERP é reconhecido pelo seu potencial de integrar diferentes áreas de uma organização e centralizar as informações. Com isso, a administração dos processos se torna mais prática, ágil e eficiente.
Um estudo desenvolvido pela IDG Research Services, nos Estados Unidos, concluiu que as pequenas e médias empresas que utilizam sistema de gestão tendem a crescer 35% mais rápido em comparação às organizações que não possuem a ferramenta.
Apesar de muitos gestores utilizarem o sistema de gestão ao máximo para maximizar os resultados, nem sempre usam a capacidade máxima da plataforma. Isso porque, mesmo sendo uma solução de aprimoramento, oferece inúmeras funcionalidades que estão “escondidas” e que podem acrescentar e impulsionar ainda mais a busca pelo sucesso.
Portanto, conheça algumas funções do ERP que você talvez não saiba e que podem transformar a forma como a sua empresa opera.
Principais funcionalidades do ERP
As tarefas mais comuns executadas pelo sistema de gestão estão ligadas às áreas de maior movimentação dentro de uma empresa. Por abraçar toda a cadeia produtiva, o ERP pode atuar diante de diversas demandas nos mais variados departamentos.
Desse modo, suas principais funções são:
Gestão financeira e contábil
- Gerenciamento de fluxo de caixa
- Emissão de notas fiscais e boletos
- Controle de contas a pagar e receber
Gestão de Recursos Humanos
- Administração de folha de pagamento
- Controle de ponto e horas de trabalho executadas
- Cadastro e controle de colaboradores
Gestão de Estoque e Logística
- Planejamento de compras
- Gerenciamento de fornecedores
- Rastreabilidade e controle de mercadorias
Gestão de Vendas
- Controle de vendas e pedidos
- Análise da performance de vendas
- Cadastro de clientes
Gestão da produção
- Planejamento e controle da produção
- Gestão dos produtos em processo
- Monitoramento de indicadores de produção
No entanto, não apenas envolvidas nos processos operacionais, as funções do ERP se entendem para outras importantes áreas da empresa. Desse modo, é possível atribuir à ferramenta funções que fomentem o crescimento da marca.
5 funções do ERP que vão além da gestão empresarial
Embora o ERP seja mais conhecido por sua capacidade em gerenciar processos internos, algumas soluções podem ir além e facilitar outros importantes setores.
- Aprimore o Relacionamento com o Cliente por meio do CRM
A partir do uso dessa aplicação, o ERP se torna uma poderosa ferramenta para aprimorar o relacionamento com o cliente. Desse modo, é possível acompanhar as interações, histórico de pedidos, análises de preferências e elaborar relatórios de vendas.
Além disso, ao integrar o ERP ao CRM, você pode otimizar a comunicação com seus clientes e melhorar o atendimento, resultando em satisfação e fidelidade por parte dos consumidores com a sua marca.
- Potencialize a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chains)
Um dos aspectos mais cruciais para quem busca manter a competitividade e a eficiência operacional é a boa Gestão da Cadeia de Suprimentos. Diante disso, o ERP oferece recursos abrangentes para controlar e gerenciar desde a aquisição de materiais até a entrega do produto final.
Sendo assim, é possível rastrear todo o estoque, automatizar processos de compra, planejar a produção quando necessária, integrar fornecedores parceiros e monitorar o envio dos pedidos ao cliente, por exemplo.
Isso tudo proporciona uma visibilidade completa da cadeira de suprimentos, reduzindo gastos, agilizando os processos operacionais e minimizando riscos.
- Aperfeiçoe sua visão estratégica na Gestão de Projetos
Dentre as diversas funções do ERP, a Gestão de Projetos é uma das mais surpreendentes. Isso porque, com recursos específicos, acompanhamento e controle dos projetos, o sistema de gestão pode te oferecer uma ampla visão de todo o fluxo de organização e execução.
Com foco em aprimorar a capacidade de gerenciamento de projetos, essa funcionalidade permite que você observe as atividades realizadas, os recursos disponíveis, os cronogramas a serem seguidos e os custos envolvidos em cada projeto.
- Obtenha melhores resultados a partir da Análise de Dados e Business Inteligence
Diante da crescente quantidade de informações geradas pelas empresas, a Análise de Dados e o Business Intelligence tornaram-se fundamentais para as decisões estratégicas.
Nesse sentido, o ERP possui recursos avançados para gerar relatórios a respeito dos dados integrados. Por meio de painéis de controle, com gráficos personalizados e métricas detalhadas, o monitoramento de desempenho pode ser facilmente realizado.
Desse modo, é permitido a identificação de tendências e retorno sobre investimentos (ROI), por exemplo. Assim, você tem à disposição valiosos insigths para tomar decisões mais assertivas, com maior embasamento e segurança.
- Fomente a Automação de Processos e Fluxo de Trabalho na sua empresa
Certamente você já deve saber que uma das mais poderosas funções do ERP é a automação de diversas tarefas. Seguindo essa linha, por meio do ERP, é possível mapear e padronizar os procedimentos empresariais, eliminando atividades manuais e repetitivas.
Dessa forma, a automatização permite o ganho de tempo, redução de erros e melhora na eficiência operacional. Além disso, a ferramenta possibilita a integração de diferentes sistemas e setores, facilitando a comunicação e a colaboração entre as equipes.
Isso tudo também é importante para que você possa direcionar seu tempo e recursos para ações mais estratégicas e gerenciais.
Como extrair todo o potencial do ERP
Agora que você sabe que as funções do ERP podem ir além das funcionalidades mais comuns, saiba como aproveitar ao máximo esse importante recurso de gestão.
- Conheça as funcionalidades do sistema: Busque se familiarizar com todas as funcionalidades oferecidas pelo ERP que você utiliza. Explore os diferentes recursos disponíveis e como podem ser aplicados em seu negócio.
- Invista em treinamento e capacitação: Garanta que sua equipe esteja alinhada às estratégias da empresa e entenda a importância do uso do ERP. Sendo assim, ofereça treinamentos regulares para que todos possam compreender como utilizar a ferramenta de forma eficiente e aproveitar ao máximo da plataforma.
- Integra o ERP com outros sistemas: A fim de maximizar a produtividade da organização, integre o ERP a outras ferramentas e sistemas que você utiliza. Isso permite a centralização e o fluxo contínuo de informações, bem como e eliminação de tarefas duplicadas, gerando mais praticidade e agilidade.
- Aproveite os relatórios: Não hesite em utilizar a capacidade analítica do ERP para obter informações valiosas sobre o desempenho do seu e-commerce. Elabora relatórios personalizados para monitorar as métricas, resultados e indicadores-chave para tomar decisões estratégicas.
- Mantenha o ERP atualizado: Certifique-se de que o sistema de gestão que você utiliza esteja sempre com as versões mais recentes. Isso porque, as atualizações promovem a correção de erros e bugs, melhorias de desempenho e novas funcionalidades que podem ser úteis para o seu negócio.
Ao conhecer e explorar as aplicações menos conhecidas do ERP você potencializa os processos e impulsiona os resultados positivos. Lembre-se: o conhecimento é o primeiro passo para otimizar o uso das ferramentas disponíveis e conduziu o seu negócio ao sucesso. Para aproveitar ao máximo o potencial de um sistema ERP na sua empresa, conte com a ONLICK, a parceira ideal para o seu negócio.