Uma das principais datas de vendas para o varejo do ano está chegando: a Black Friday. Todo mundo quer aproveitar o momento para impulsionar a marca e vender. Mas, antes de concretizar as vendas, é preciso ter estratégias bem definidas e eficientes para não terminar no prejuízo. E essa regra também se aplica ao segmento B2B!
É o que revela uma pesquisa da empresa americana AppsFlyer com o crescimento de 100% dos downloads de aplicativos de compras durante a pandemia, enquanto as compras via aplicativos subiram 84%. Com isso, as expectativas para a Black Friday desse ano só aumentam.
Por outro lado, surge uma pergunta: será que essa época do ano é favorável para vender aquele item com pouco giro no estoque? Ou seria melhor reforçar as vendas de um produto com mais aceitação, levando em conta possíveis sazonalidades?
Para te ajudar a responder, preparamos um guia com dicas e estratégias para a sua loja nessa Black Friday.
1 – Estude as estratégias dos anos anteriores
Nada de simplesmente repetir o mesmo método! Analise se as palavras-chave que foram usadas no passado trouxeram resultados positivos, assim como as estratégias de conteúdo e mídias utilizadas para a promoção. É uma boa hora para deixar para trás o que não funcionou, continuar aplicando o que deu resultado e testando novas tecnologias.
E não foque somente nas suas estratégias. Avalie o que os seus concorrentes vêm fazendo. Assim, você terá ideia da situação do mercado e poderá tomar suas decisões estratégicas com mais embasamento.
- Defina as metas
Reflita sobre quais resultados sua empresa almeja com essa Black Friday 2020. Dessa forma, uma dica é pensar em metas práticas, tais como:
- número de vendas;
- total de faturamento;
- lucro.
Com isso definido, você pode passar para outros objetivos, como fidelização de clientes e Customer Success.
- Estabeleça as promoções
Analise os produtos que estão parados no estoque. Quais produtos vão valer mais a pena terem os preços reduzidos na Black Friday?
Nem descontos muito altos nem muito baixos. Como valorizar o produto e dar descontos que valham a pena? Fuja da faixa entre 5% e 10% de desconto habituais. Seu público, nesta data, espera mais do que isso. Se seu negócio não permite uma redução de preços significativa, pense em oferecer outros benefícios além dos valores.
Não existem apenas os descontos individuais. Aposte nos descontos progressivos, no “compre 1 leve 2”, frete grátis, variação das formas de pagamento e brindes. No caso das marcas em que as lojas físicas e virtuais participam simultaneamente, é recomendável permitir trocas em lojas físicas de produtos comprados em e-commerce.
Além disso, opte pelo downsell. É uma alternativa usada quando o consumidor está desistindo da compra. Nesse momento, para tentar fechar o negócio, você oferece um outro produto mais barato.
Vale lembrar que é importante adotar uma política de descontos clara, que não deixe margem para dúvidas junto ao consumidor.
4 – Treine a sua equipe
Para encantar ainda mais seus consumidores e fechar negócios, uma equipe bem preparada é primordial. Se você pretende vender pelo WhatsApp, por exemplo, prepare um colaborador para ficar nessa plataforma o tempo todo, respondendo a dúvidas, recebendo feedbacks em tempo real e gerando vendas. O mesmo vale para o site da empresa e outros canais, como as redes sociais e o telefone.
- Verifique sua estrutura
Para suportar a maior demanda, estruture direitinho sua plataforma e a sua rede logística.
No caso da loja virtual assegure-se que ela está pronta para receber uma grande quantidade de visitas na data da Black Friday.
Já quanto à logística, faça estimativas viáveis para as entregas. Melhor estender a previsão inicial do que deixar de cumprir o prometido.
- Aposte no marketing
Para que sua campanha da Black Friday 2020 seja um sucesso, é imprescindível que o consumidor saiba o que está acontecendo na sua loja. Algumas opções para impactá-lo são:
- E-mail marketing;
- Redes Sociais;
- Google Ads;
- Landing Page personalizada.
É interessante anunciar em mais de um canal, mas lembre-se de definir qual seu objetivo em cada um deles e se o seu público-alvo está lá.
O conteúdo também tem um papel importante nas datas comemorativas, principalmente ao incluir o Inbound Marketing, alternativa para geração de novos leads. Você pode usar palavras-chave e técnicas de SEO para que o seu conteúdo se torne relevante nas buscas.
Seu negócio é B2B? A Black Friday também é para você!
Se você pergunta: os negócios B2B também podem se beneficiar das campanhas de Black Friday? A resposta é SIM! Se você vende para outras empresas também pode fazer ofertas.
Uma empresa B2B responsável por criar aplicativos, aumentou em 99% sua receita ofertando 30% de desconto durante a Black Friday. Eles utilizaram uma estratégia com um mix de anúncios em redes sociais e e-mail marketing.
Nossa última dica é usar um ERP para E-commerce, para automatizar as atividades e contar com uma gestão integrada. Um sistema aliado à uma visão de negócio que contemple todas as áreas vai facilitar os processos da sua empresa não só nas datas de vendas, mas durante todo o ano.
A ONCLICK oferece um acompanhamento de gestão com o uso de tecnologias avançadas, e oferece uma solução completa e flexível que integra e automatiza todo o gerenciamento da sua empresa, possibilitando mais controle e organização. Aproveite a Black Friday e use nossas dicas para extrair o máximo da data para o seu negócio!