Não é incomum empresas encontrarem a opção de incorporar diversos canais de comércio às suas estratégias. Um deles é o marketplace, que, além de aumentar o alcance da marca, pode se transformar em uma forma de conversão de vendas.
Enquanto isso, o varejo regional é ligado ao canal físico, mas encontra a oportunidade de otimização em cidades e polos menores se estiver aliado ao marketplace. Entenda mais abaixo.
Qual a importância do marketplace?
O fato é que o marketplace ideal pode já fazer parte do hub de integração do seu negócio – plataforma para organização interna e metas de venda. Isso porque, em 2020, os marketplaces tiveram participação em cerca de 78% no faturamento total do e-commerce no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen.
Desde 2006, com o início da ideia de um marketplace, as empresas já atuantes no varejo online aumentaram a diversificação das mercadorias oferecidas e puderam também, a fim de maximizar o próprio e-commerce, alinhar lojas menores aos seus nichos.
Marketplace e varejo regional como estratégia única
A customização em escala e a escolha de regionalização são os maiores pontos em comum entre a parceria de marketplaces com varejistas regionais, que podem faturar até oito vezes menos do se estivessem presentes no mundo online.
Além disso, estar presente fisicamente em localizações menores é também uma forma justa de atender as novas jornadas do cliente, que busca a praticidade de comprar online e retirar na loja mais próxima.